Browsing by Issue Date, starting with "2002-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ensino da química : 3º Ciclo do Ensino Básico : uma estratégia centrada na história da ciênciaPublication . Paixão, FátimaApresenta-se uma proposta didáctica para o 3º Ciclo do Ensino Básico suportada pela perspectiva de ensino por pesquisa. A proposta assenta na filosofia pós-positivista da ciência valorizando a história da ciência/química para uma aprendizagem mais relevante e social e culturalmente mais útil. Apresentam-se as opções estratégicas e os recursos didácticos (textos e fichas de trabalho prático e experimental) relativos ao tema da conservação da massa nas reacções químicas.
- Avaliação em matemática – novas prioridadesPublication . Afonso, PauloEste texto incide sobre a temática da avaliação das aprendizagens matemáticas. A sua abordagem tem por base o contexto pedagógico-didáctico da resolução de problemas, onde apresentamos alguns instrumentos de avaliação que, ainda que não sejam de nossa autoria, merecem o nosso esforço de tradução para língua portuguesa para poderem chegar mais facilmente a todos os docentes que se interessem pelo tema da avaliação. Através de uma análise crítica de alguma da literatura sobre o assunto, o texto está estruturado com base nos seguintes tópicos: 1– Perspectivas actuais de ensino-aprendizagem da Matemática; 2- Conceptualização do conceito de avaliação; 3-Objecto da avaliação; 4- Instrumentos de avaliação e, 5- Avaliação e classificação.
- A educação popular e a literatura infantil na 1.ª RepúblicaPublication . Martins, Ernesto CandeiasEm cada época surgem ideias pedagógicas, legislações, educadores e instituições destinadas a educar as crianças, que em certos momentos históricos foram tão esquecidas. A 1ª República (1910-1926) foi rica em ideias e normativas legislativas. Muitas delas ficaram no papel. O autor dá uma visão sintética da educação popular (instrução elementar), desde os finais da Monarquia até finais da 1ª República, abordando ainda, a criança na imprensa e literatura infantil nesse arco histórico. A evolução do ensino e da educação popular, antes e depois da implantação da República, tiveram consequências posteriores no ensino infantil e primário.