Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente)Publication . Martins, Ernesto CandeiasRelacionámos as memórias evocadas de relatos de vida de 7 professores primários aposentados, que narraram (relatos de vida) as suas representações como alunos da primária, da secundária e do Magistério Primário no Estado Novo e, posteriormente, como professor no exercício da sua profissão (identidade docente), no período antes e depois de 1974. Utilizámos uma metodologia qualitativa, norteado pelo enfoque biográfico-narrativo, na construção das histórias de vida desses professores, na base de uma hermenêutica fenomenológica (ser professor) e crítica à análise de conteúdo das suas narrativas. A técnica de recolha de dados foi a entrevista em profundidade e a observação participante (registos em notas de campo), submetendo o conteúdo das narrativas à categorização (categorias/subcategorias analíticas) e à interpretação no tempo e contexto socio-histórico. Os resultados demonstraram uma relação entre as histórias de vida e reminiscências relatadas em articulação com os processos identitários (biográfico e relacional), que permitiram a construção do percurso e identidade de ser professor primário, naquele tempo e contexto histórico. Conseguimos contribuir com este estudo para a História da Educação Social e História da Educação no período analisado.