ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica : Humanidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de competências auditivas harmónicas através do repertório do século XVIII : propostas de estratégias para a formação musical no 2º cicloPublication . Baltazar, Mariana Ferreira; Ladeira, Pedro Miguel Reixa; Delgado, João Pedro MartinsO presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e sobre a unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas reflexões de aulas observadas, e planificações e reflexões de aulas leccionadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras actividades realizadas na SAMP, assim como com uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. Em relação à unidade curricular de Projecto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projecto cujo objectivo principal foi a criação de um Guia de Estratégias que contempla actividades para a aprendizagem de conteúdos harmónicos, na disciplina de Formação Musical, no 2º ciclo, com base na audição de obras do século XVIII. A fim de fundamentar teoricamente a escolha das estratégias, assim como perceber a importância que os momentos de escuta musical têm nesta fase da aprendizagem, foi feita uma pesquisa em torno de diversos autores, como Gordon, Swanwick, Willems, Ramaeu, Schoenberg, entre outros. Trata-se de uma investigação-acção que visa compreender se os momentos de escuta musical ajudam os alunos durante a aprendizagem de conteúdos teóricos relacionados com harmonia. O guia foi aplicado por sete professores durante seis semanas. Antes e depois da aplicação do guia foram realizados inquéritos por questionário a professores e alunos de Formação Musical, do 2º ciclo. Por último foram retiradas as conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspectos positivos da investigação realizada.
- Design de coleção de acessórios : como um designer de moda pode converter um conceito tradicional numa peça de design?Publication . Neves, Clarisse António das; Fernandes, Ana Margarida PiresNo âmbito do conceito de tradição, sendo uma herança de costumes e bens culturais, partilhada entre gerações ao longos dos anos, onde a valorização e práticas culturais se desenvolvem numa constante de progresso ao longo dos tempos. O Design de Acessórios vai permitir transmitir esse conceito em forma de coleção de malas de palha de centeio, permitindo modernizar e inovar os produtos já existentes e tradicionais, dando-lhe outro tipo de utilidade sem ser apenas o típico, como um objeto utilitário de recolha, para guardar alimentos e transporte de objetos pequenos. O Design tem um papel fundamental neste projeto, permitindo estruturar e planear esta inovação através de um processo organizado de criar, com necessidade de projetar, estudar, esquematizar e planificar. A marca Palha Fidalga, situada em Marco de Canaveses, nasceu com o propósito de não deixar morrer a tradição da criação de objetos tradicionais em palha de centeio. Tendo já a marca quem produzisse as típicas malas tradicionais, foi proposto à mestranda desenvolver uma linha mais inovadora e moderna dos produtos, em parceria com a marca ficando acordado entre ambas que cada modelo desenvolvido e proposto para a marca tivesse um registo de modelo pertencente a equipa de design e não a marca em si. Ficando a marca com uma percentagem das vendas, mas o registo dos modelos seria da equipa de design. Houve necessidade de estruturar bem todo o processo, iniciando com a elaboração de um diagrama projetual onde se pretendeu dar resposta à questão de investigação, sendo ela “Como um designer de moda pode converter um conceito tradicional numa peça de design? “. Com isto surge a necessidade de empregar uma metrologia de trabalho mista, sendo ela não-intervencionista e intervencionista. Na metodologia não-intervencionista, procurou dar-se resposta à questão de investigação através da pesquisa elaborada em documentos, livros e internet. Quanto à metodologia intervencionista, esta está associada à componente projetual onde se concebeu todo o processo criativo no âmbito do Design de Acessórios da coleção.