ESTCB - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTCB - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação analítica móvel para suporte ao turismo, economia e mobilidade urbanaPublication . Rainho, João Pedro Cravosa; Fonte, Alexandre José Pereira Duro da; Metrôlho, José Carlos Meireles MonteiroAtualmente, cada vez mais pessoas utilizam dispositivos móveis para captar aquilo que as rodeia. Nomeadamente, momentos passados com os amigos e/ou locais que marquem de alguma forma o seu dia ou a sua vida. Existindo, por conseguinte, cada vez mais a necessidade e procura de novas formas para a recolha desse tipo de informação associando-se também a possibilidade de partilha nas redes sociais. Uma das principais motivações para a realização deste trabalho de investigação e desenvolvimento provém da interação que o ser humano tem com as novas tecnologias e a informação que acaba por ser gerada por essa interação. Assim sendo, pretende-se perceber se através de uma simples fotografia, seria possível conceber e implementar uma aplicação capaz de extrair e reunir um conjunto de dados relacionados com a mesma e, que através de um processo analítico, possa sugerir ao utilizador pontos de interesse, nomeadamente restaurantes, museus, cafés, pontos de referência e até mesmo locais ou trajetos que outros utilizadores já tenham efetuado.A aplicação desenvolvida tem como objetivo fornecer aos seus utilizadores um auxílio na tomada de decisão das atividades que pretende realizar ou locais a visitar. Assim, neste trabalho, numa fase inicial, foi efetuado um levantamento sobre as ferramentas relacionadas existentes no mercado, assim como, foi inquirida uma amostra de potenciais utilizadores para se apurar a sua opinião relativamente à utilidade deste tipo de aplicações e suas caraterísticas. Numa fase posterior, foi efetuada a análise dos dados obtidos de forma a que o desenvolvimento da aplicação respondesse da melhor forma possível ao que é desejado pelos potenciais utilizadores da mesma. De seguida, foi desenvolvida a aplicação tendo em conta os dados recolhidos, a modelação e a tecnologia apropriada para o fazer. Em suma, pretende-se contribuir através desta aplicação com um sistema inovador que seja capaz de se destacar e alterar o paradigma das aplicações turísticas, fornecendo-lhe ao mesmo tempo uma métrica analítica do que o rodeia.
- Aplicação mobile para apresentação e recomendação personalizada de pontos de interesse para turismo inclusivoPublication . Serra, Ricardo Filipe Castanheira; Metrôlho, José Carlos Meireles Monteiro; Ribeiro, Fernando Reinaldo da Silva GarciaTurismo inclusivo é um termo usado para referir atividades de lazer praticadas por pessoas com algum tipo de incapacidade ou limitações/restrições. Neste grupo de pessoas são incluídas, geralmente, pessoas com incapacidades físicas e/ou cognitivas, idosos e famílias com crianças pequenas. Neste âmbito, neste projeto implementou-se um sistema integrado composto por uma aplicação mobile/móvel Android, para apresentação e recomendação personalizada de pontos de interesse, um servidor de gestão de base de dados MySQL, que guarda os dados necessários ao bom funcionamento da aplicação móvel, e um servidor Web, que funciona como elo de ligação entre a aplicação móvel e o servidor MySQL. Durante o projeto foi adotada a metodologia de desenvolvimento de software Waterfall. A aplicação móvel desenvolvida tem como objetivo principal ajudar pessoas com limitações motoras e pessoas com intolerância a alguns tipos de alimentos, na procura dos locais mais próximos de si, recorrendo à funcionalidade de georreferenciação, apresentando a informação na forma mais adequada de acordo com as características de cada utilizador. Para que a informação seja apresentada de uma forma adequada e melhor ajustada, tendo em conta a limitação do utilizador, este tem a possibilidade de configurar o seu perfil, indicando as limitações que este apresenta. A possibilidade de o utilizador classificar ou comentar determinado ponto de interesse permite um enriquecimento da informação disponibilizada, bem como, através desses comentários ajudar os utilizadores a escolher quais os pontos de interesse a visitar. Através de um inquérito, facultado a um público alvo, avaliou-se a usabilidade da aplicação Android. Os resultados destes inquéritos revelaram que os utilizadores ficaram satisfeitos com a usabilidade da aplicação, mas que algumas interações, nomeadamente no perfil do utilizador eram difíceis de compreender. Os testes de performance da aplicação Android revelaram problemas de memória e processamento, que foram também resolvidos.
- Automatização de testes de software para OutSystems: a importância das boas práticas no desenvolvimento e sua influência na automatização de testesPublication . Salgueiro, Joana Isabel Pereira; Metrôlho, José Carlos Meireles Monteiro; Ribeiro, Fernando Reinaldo Silva GarciaAs plataformas low-code permitem acelerar o desenvolvimento de software através da redução de codificação manual, o que tem permitido desenvolver aplicações mais rapidamente, mas também que profissionais com formações distintas se tornem software developers. Isto tem possibilitado recrutar mais profissionais para as áreas das Tecnologias da Informação, requalificando alguns deles de diferentes áreas, mas, ao mesmo tempo, trazendo também para a área de desenvolvimento de software profissionais sem formação sólida nesta área. Embora os testes de software devam ser realizados em todas as aplicações, independentemente da linguagem de programação ou da plataforma usada, o que antes foi referido reforça, ainda mais, a necessidade de testar as aplicações desenvolvidas com plataformas de desenvolvimento low-code. Neste trabalho, estudou-se o processo de automatização de testes na plataforma OutSystems e o impacto que as boas práticas durante o desenvolvimento têm sobre o processo de automatização de testes. O foco incidiu nos níveis de teste de Componentes, Integração/API e Sistema/End-to-End. Os exemplos apresentados mostram que a implementação de boas práticas durante o processo de desenvolvimento pode ter uma influência significativa no processo de automatização de testes. No entanto, é importante avaliar se a carga de trabalho associada à implementação das boas práticas pode prejudicar alguns dos benefícios normalmente associados ao uso de uma plataforma low-code. Além disso, é importante considerar que nem todas as ferramentas de automatização de testes têm o mesmo comportamento. Assim, para saber se as boas práticas de desenvolvimento têm impacto na implementação e execução dos testes utilizou-se, como caso de estudo, uma aplicação desenvolvida em OutSystems para a qual foram elaborados 3 cenários de teste os quais foram implementados e executados com 3 ferramentas/frameworks de teste distintas. Para cada cenário foi analisado o processo de teste em termos de dificuldade, experiência, custo e tipos de testes executados por cada uma das ferramentas. De forma a validar a discussão resultante da execução dos cenários apresentados, foram também auscultados profissionais da área das Tecnologias de Informação, com experiência em desenvolvimento OutSystems, com o objetivo de analisar a perceção que estes têm sobre a importância dos testes de software no desenvolvimento low-code e sobre a influência das boas práticas de desenvolvimento no processo de automatização de testes.
- Childcare kid safe kid healthyPublication . Esteves, André Ferreira; Ribeiro, Fernando Reinaldo da Silva Garcia; Mêtrolho, José Carlos Meireles MonteiroUma área onde a educação para a saúde pode ter um papel importante diz respeito à exposição excessiva ao sol, e outros elementos climáticos, especialmente por grupos de pessoas mais sensíveis como é o caso das crianças. Embora sejam conhecidos bastantes benefícios para a saúde humana com a exposição solar também é verdade que, em situações extremas, podem surgir doenças relacionadas com a exposição a estes elementos. É, por isso, importante criar mecanismos de monitorização para que as crianças possam estar a salvo de riscos de saúde que possam advir da exposição aos mesmos. Nesta dissertação é apresentado o desenvolvimento de um sistema que permite monitorizar alguns parâmetros associados à saúde e condições a que uma criança pode estar exposta e, consoante essas condições, permite alertar para o risco a que esta se encontra exposta. Numa primeira fase foram analisados trabalhos relacionados com a temática desta dissertação, o que ajudou a perceber que soluções já existiam. De seguida, foi realizado um estudo para aferir da necessidade e da aceitação deste tipo de sistemas por parte do seu público-alvo, que permitiu saber que o sistema proposto é aceite e existe necessidade do mesmo. Procedeu-se de seguida à modelação do sistema e definição da arquitetura, ferramentas e tecnologias usadas e bem como realizado todo o planeamento da aplicação, base de dados e do dispositivo, incluindo o modo como eles se interligam assim como a metodologia, as ferramentas e tecnologias usadas nesta dissertação. Posteriormente foi implementada a aplicação móvel e a implementação e programação do dispositivo. No final, o sistema foi avaliado por potenciais utilizadores de forma a avaliar o sistema desenvolvido e identificar algumas melhorias a serem resolvidas como trabalho futuro. Os pontos fortes do sistema apresentado, no que respeita à saúde das crianças, são vários. Por um lado, os avisos do dispositivo que, através da alteração das cores do alerta luminoso, informam do risco associado à radiação solar UV e temperatura corporal. Por outro lado, a aplicação móvel permite aos responsáveis pelas crianças monitorizar os dados em tempo real, ou dos alertas em situações de perigo relativamente também à radiação solar UV e temperatura corporal. Além disso, ambos contribuem para sensibilizar da importância dos cuidados e das medidas de proteção a adotar, em tempo real e face às condições específicas do momento. Para os adultos, e responsáveis pelas crianças, o sistema apresenta também vantagens. De acordo com os resultados dos inquéritos realizados o sistema é vantajoso na medida em que os pode ajudar, em determinadas circunstâncias, no acompanhamento e monitorização constante das crianças. Mas, acima de tudo, promove sensibilização para a importância de ter cuidados com a saúde, em especial com as crianças.
- CRATMediaPublication . Santos, Tiago Vaz dos; Castela, Nuno Filipe Alves GaiolaDurante todo o ano letivo o Centro de Recursos e Apoio Tecnológico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco disponibiliza aos alunos e docentes vários materiais didáticos (ábacos, tangrams, material cuisenaire, sólidos geométricos, globos, geoplanos) e multimédia (VHS, DVD, diapositivos, cassetes áudio e fotos). No entanto toda a gestão dos empréstimos de materiais didáticos e pedidos de cópias de materiais multimédia é feita em papel. Sempre que é necessário verificar se determinado item se encontra requisitado é necessário percorrer todas as requisições, verificar quais têm o item em questão e verificar as datas destas. Quando o material é devolvido é, novamente, necessário percorrer todas as requisições para encontrar a certa. Este trabalho propõe desenvolver uma aplicação que permita efetuar a gestão das requisições de itens e de cópias solicitadas, facilitando o processo de requisição, permitindo ainda a consulta por parte dos alunos e docentes dos materiais existentes no CRAT para requisitar e copiar.
- Definição de política de segurança informática no IPCBPublication . Santos, Joaquim Manuel Pires dos; Santos, Osvaldo Arede dosNos dias de hoje, os sistemas de informação são essenciais ao bom funcionamento das instituições, existindo uma dependência crescente entre o bom funcionamento das instituições e o normal funcionamento dos sistemas de informação e infraestruturas de comunicações. As ameaças contra a disponibilidade, integridade e confidencialidade destes sistemas informáticos podem resultar em situações altamente prejudiciais para o normal funcionamento das instituições. A utilização de políticas de segurança ajuda na identificação das áreas de responsabilidade dos utilizadores, administradores de sistemas e da gestão da instituição. As políticas de segurança devem fornecer um enquadramento para a implementação de mecanismos de segurança, definir procedimentos de segurança adequados, processos de auditoria à segurança e estabelecer uma base para procedimentos legais na sequência de eventos relevantes. Para a elaboração da política de segurança da informação do IPCB, foram analisadas algumas metodologias utilizadas na área da gestão de segurança da informação, nomeadamente a ISO 27000, COBIT e ITIL. Em seguida, foi efetuada uma comparação entre as diversas metodologias de forma a identificar aquela que mais se adequava à realização deste trabalho, concluindo-se que as orientações da norma ISO 27002 eram as que mais se ajustavam. Após a análise do funcionamento dos sistemas de informação do IPCB, foram identificadas as áreas que deveriam ser incluídas na elaboração de uma política de segurança. Finalmente, foi redigida a política de segurança da informação, de acordo com as indicações da norma ISO 27002, ajustada aos requisitos do IPCB.
- Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantesPublication . Machado, Miguel Bruno; Metrôlho, José Carlos Meireles Monteiro; Ribeiro, Fernando Reinaldo da Silva GarciaO trabalho descrito neste relatório consiste numa aplicação web desenvolvida para facilitar a um professor a tarefa de obter feedback sobre o estado de conhecimento adquirido, pelos estudantes, relativamente a determinada informação lecionada e verificar a sua evolução ao longo do tempo. A informação é obtida através de questionários rápidos que o professor pode preparar e facultar aos alunos partilhando um código QR, ou por email. Os alunos por sua vez respondem a esse questionário, gerando um gráfico e métricas sobre quais as questões mais acertadas. Os questionários podem ser lançados múltiplas vezes de forma a permitir ao professor contrastar se a informação lecionada foi assimilada. Esta aplicação visa ser usada em contexto de aula, necessitando para a sua utilização de um computador ou smartphone. Na fase final do projeto, e ainda no decorrer de alguns desenvolvimentos, a aplicação desenvolvida foi usada por dois docentes da Escola Superior de Tecnologia tendo sido feitos testes em contexto real e obtido feedback sobre a sua utilização. O resultado obtido permite concluir ser uma ferramenta que ajuda um professor a conhecer melhor em determinado momento do período letivo o estado de conhecimento da sua turma relativamente aos conteúdos lecionados.
- Do more with less: a framework for e-governmentPublication . Alves, André Amaral Dâmaso Rodrigues; Lopes, Arminda da Conceição dos Santos Guerra eA missão dos serviços de apoio aos idosos é permitir que os nossos idosos possam viver com dignidade e proporcionar o apoio necessário para que consigam promover o seu sentimento de pertença, segurança e de reconhecimento. De igual modo, a segurança social Portuguesa, a entidade responsável por supervisionar as atividades das instituições sem fins lucrativos não-públicos para a solidariedade social tem de melhorar a qualidade das operações e serviços, e o processo de interação dos requisitos e informações do sistema alinhado com as dos centros sociais para pessoas idosas. O principal objetivo deste trabalho é cumprir o que o próprio conteúdo do título diz, fazer muito com pouco, ou seja, significa projetar uma estrutura que vai agregar os sistemas de informação de diferentes centros sociais para os idosos. De acordo com algumas observações e entrevistas constatou-se que, hoje em dia, as instituições de solidariedade social não interagem, em termos de usabilidade, com os centros sociais para idosos. Quase todas as instituições utilizam diferentes sistemas de tecnologia da informação para a gestão, contabilidade e para outras funcionalidades. Por outro lado, os funcionários dessas instituições têm diferentes origens e experiências e, normalmente, eles não estão motivados com a tecnologia. Em situações como estas em que é frequente, eles necessitarem de comunicar através de um número diversificado de formulários e documentos trocados. O protótipo proposto será uma ferramenta que irá servir o processo de comunicação entre os centros sociais para idosos e a instituição de segurança social em termos de usabilidade.
- Estudo e implementação de sistema de gestão de credenciais de autenticação de alta disponibilidadePublication . Reis, Fernando Emanuel Azevedo; Santos, Osvaldo Arede dosA gestão de credenciais de acesso em instituições com alguma dimensão sempre foi difícil de organizar e manter, devido aos diversos perfis de utilizadores, aos diferentes tipos de sistemas que delas necessitam para autenticarem os seus utilizadores e às mudanças frequentes nos sistemas informáticos que são usados nestas instituições. Uma vez que praticamente todos os sistemas informáticos de uma instituição dependem do subsistema de autenticação para funcionar, é importante que este apresente um elevado nível de disponibilidade e um desempenho que não comprometa a operacionalidade dos sistemas, mesmo quando o número de utilizadores é elevado. Neste trabalho é proposta uma solução centralizada de gestão de credenciais para o Instituto Politécnico de Castelo Branco, capaz de armazenar e gerir a informação referente aos diferentes perfis de utilizadores, de forma redundante e com um desempenho capaz de responder às necessidades de autenticação da instituição. São testados e avaliados tanto a capacidade de tolerância a falhas como o desempenho, e discutidos os respetivos resultados.
- Guia autónomo e personalizado para apoio ao turismoPublication . Cardoso, João Ricardo Cristóvão; Ribeiro, Fernando Reinaldo Silva GarciaO crescimento do turismo em Portugal e, consequentemente, da oferta de atividades e diversidade de eventos, levou a um crescimento tecnológico que trouxe aos utilizadores a possibilidade de utilizar plataformas que agrupam estas ofertas. Com base na sua experiência pessoal no planeamento de viagens e atividades, o autor constatou que, apesar da grande oferta de aplicações móveis para este fim, ainda é necessário tempo e esforço para fazer o planeamento das mesmas. Tal deve-se ao facto de, na maior parte das aplicações, a informação sobre eventos não estar completa, as sugestões não serem direcionadas aos interesses do utilizador e não haver uma única aplicação que contemple a maior parte das necessidades do utilizador, obrigando-o a consultar várias aplicações e páginas web. Nesta dissertação, com o objetivo de agilizar e rentabilizar o processo de gestão de tempo livre e escolha de eventos numa cidade ou região, o autor propõe-se a desenvolver uma aplicação móvel que apresente ao utilizador informação mais completa e personalizada com base nos seus interesses sobre as diversas atividades; que permita gerar planos e percursos automáticos personalizados ao utilizador; encontrar e seguir pessoas com os mesmos interesses; gerir viagens e guardar os planos, eventos e informação adicional; fomentar a comunicação entre utilizadores através de mensagens e notificações internas e possibilidade de consultar conteúdos em modo offline. Para o desenvolvimento da aplicação foi adotada a metodologia ICONIX, por ser uma metodologia ágil e aquela que mais se enquadra no pretendido para este projeto. Seguindo esta metodologia, a aplicação passou pela fase de análise de requisitos, análise e desenho preliminar, projeto e, por fim, fase de implementação. A tecnologia escolhida para a implementação da aplicação foi OutSystems, por ter um leque de ofertas abrangente em conta com o pretendido, permitindo construir desde o front-end e o back-end, passando por toda a integração com APIs externas. As APIs utilizadas neste projeto foram APIs da Google, componentes essenciais no enriquecimento e manipulação de mapas, lugares e eventos. Em síntese, esta dissertação propõe o desenvolvimento de uma aplicação móvel que contenha toda a informação que o utilizador necessita para planear as suas férias e gerir o seu tempo livre.