ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB: Resultados de uma investigação na Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Matos, Carina; Gil, Henrique; Silveira, PauloNo contexto educativo atual, é essencial promover desde os primeiros anos de escolaridade, o desenvolvimento do pensamento computacional. Esta competência estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, capacitando os alunos para os desafios da crescente digitalização da sociedade. Para avaliar o impacto da integração do pensamento computacional na prática pedagógica e do uso da plataforma digital «Code.org», realizou-se uma investigação de natureza mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, no âmbito de uma investigação-ação. Durante seis semanas adotou-se a prática de entrelaçar as competências do pensamento computacional com os conteúdos programáticos, consolidando as aprendizagens adquiridas através de atividades na plataforma «Code.org». Recorrendo a instrumentos como um Teste de Pensamento Computacional, inquérito, entrevista semiestruturada, entrevista por “focus group” e observação participante, os resultados demonstraram melhorias nas competências avaliadas e também em competências transversais. A triangulação dos dados reforçou a validade das conclusões, evidenciando o impacto positivo e significativo desta abordagem no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos.
