ESALD - Artigos em revistas técnicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESALD - Artigos em revistas técnicas by Title
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Balanced scorecard, modelo de excelência EFQM e common assessment framework, como instrumentos integrados de gestão de qualidade nos serviços públicosPublication . Louro, Ana Isabel Carmona PereiraVários autores têm-se debruçado sobre o conceito de qualidade nos serviços, como um instrumento que visa promulgar a eficácia e eficiência desses mesmos serviços. A aplicação de instrumentos de gestão privada no seio da Administração Pública preconiza a introdução de uma nova gestão pública, atenta à qualidade, à auto-avaliação e por conseguinte à promoção da mudança nos serviços. Neste âmbito, a aplicação coordenada do Balanced Scorecard (BSC), do modelo de Excelência da European Foundation for Quality Managemen (EFQM) e da Common Assessement Framework (CAF),que poderá ser uma estratégia a que os organismos públicos podem recorrer para promoverem a melhoria contínua. Com base no enquadramento teórico elaborado na revisão de literatura, o objectivo deste estudo pressupõe a definição e análise de uma estrutura integrada, BSC-CAF, que permite efectuar uma aplicação conjunta destas ferramentas. Constatou-se que o emprego em simultâneo das ferramentas enunciadas, permite fomentar a criatividade e a gestão dos recursos de que as organizações dispõem, de modo a melhorar o seu desempenho organizacional.
- Globalização da alimentação: unidade ou diversidade?Publication . Martins, Maria do Céu AntunesEsta revisão busca entender o fenómeno da globalização alimentar. Através dela procura-se captar o significado da expressão “globalização da alimentação” e analisar implicações que resultam do confronto entre diferentes práticas alimentares. O aprofundamento do tema consubstancia uma abordagem sociocultural e sistematiza o pensamento de diversos teóricos que dissertaram sobre o assunto.
- O IPCB no desenvolvimento da região e do paísPublication . Vaz, Ana MariaA rede de ensino superior em Portugal reflecte uma preocupação política que data de 1973, com o Prof. Veiga Simão, (através da chamada reforma Veiga Simão), e recebeu um forte impulso após a revolução de 25 de Abril. Tendo como objectivos essenciais travar os movimentos de desertificação do interior do país, perigo crescente pela fuga das populações para o litoral e pelo fenómeno emigratório, possibilitou o acesso ao ensino superior de camadas importantes de jovens portugueses, nomeadamente, oriundos de extractos populacionais mais desfavorecidos e com menor capacidade para frequentar os estabelecimentos de ensino superior existentes nos grandes centros, destacando-se assim a relevância social da expansão do ensino superior, através do Ensino Superior Politécnico.