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- Guidance and public information systems : diagnosis and harmonization of tourist signagePublication . Neves, João Vasco; Silva, Fernando Moreira da; Raposo, Daniel; Silva, José Gago da; Ribeiro, Rogério Paulo dos Santos; Correia, Ricardo Andrade LopesThe greater influx of tourists to certain territories raised the need to inform, guide and communicate basic messages, with a universal language, expressed through various analog and digital supports. This proliferation of means has led to a profusion of guidance and public information systems, some of which are regulated (such as the traffic signs system, signaling of routes and paths or the signaling of protected areas) and other unregulated systems (such as the signaling of religious, equestrian, municipal, historical, heritage and cultural routes, etc.). This article is the result of an ongoing research project, which aims to systematize tourist signage in Portugal, in order to satisfy and induce the potential or real demand for guidance, direction and information of tourists, in a clear and precise way, in addition to transmitting a unique and homogeneous image of the tourist product. Its scope will provide a clear reference framework, which facilitates the implementation of a normalized system by the organizations responsible for the standardization and implementation of tourist signage in Portugal.
- Definição, gestão e desenho da marcaPublication . Raposo, DanielTrata-se de uma revisão e crítica da literatura especializada, procurando definir o percurso aconselhado para a definição, gestão e desenho de marcas. A literatura indicia o requisito de articulação entre os diversos componentes de identidade, como necessidade da definição da imagem e reputação pretendida como base do desenho e gestão da marca.
- Investigação e ensino em Design e Música IIIPublication . Neves, João Vasco; Castilho, M.L.C.; Dias, Rui; Raposo, DanielEste livro é resultado do EIMAD 2022 – 8º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que teve lugar de 7 a 8 de Julho, em Castelo Branco, Portugal. O livro inclui os artigos curtos, submetidos ao EIMAD 2022 e aprovados pelo processo de revisão por pares, dupla e cega. A conferência mantém a missão de divulgar, alavancar e promover a investigação nos campos do Design, da Música, das Artes e suas intersecções. Esta missão ganhou maior relevância com a COVID-19 e a atual situação geopolítica, uma vez que se repensam conceitos de mobilidade, das fronteiras terrestres e a globalização. O EIMAD 2022 adota um modelo híbrido, acontecendo online e presencialmente, o que poderá permitir o aumento da participação e o impacto do congresso. Participam 162 autores de países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional. Sem comprometer a incumbência de disseminar resultados e processos de investigação, em linhas específicas ou campos transdisciplinares, o EIMAD 2022 associa-se ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), promovido pela Comissão Europeia. O NEB tem um âmbito reformista centrando-se na resolução de problemas sociais e na transição climática da UE de modo mais estético, sustentável e inclusivo. As comunicações dos quatro keynote speakers estão alinhadas ao New European Bauhaus, bem como os artigos de diversos autores. Deste modo, este livro inclui resultados de investigação, diferentes abordagens, novos avanços de conhecimento sobre questões sociais e técnicas em Design, Música, Artes, relativas à prática profissional, ensino e educação. Os capítulos do livro estão organizados em três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Intersecção. Na primeira secção, encontramos capítulos com o propósito de compreender como as condições do contexto de ensino-aprendizagem impactam no ensino do design, face à abordagem de problemas complexos; uma proposta de um modelo conceptual de análise de tendências socioculturais, com vista à gestão visual de projetos em ambiente colaborativo; uma análise da efemeridade dos participantes da moda no Brasil; uma revisão do sentido e codificação das imagem como meios de comunicação; um caso de estudo sobre ilustrações de figurinos para teatro; um estudo sobre vestuário para idosos com limitações decorrentes de patologias degenerativas das articulações; uma proposta de ação de design social que liga a xilogravura à consciencialização ambiental através do design de superfície e, por fim, uma revisão da literatura sobre o branding das marcas de moda, particularmente a comunicação que mantém a relação com os consumidores e atrai novos clientes. No que diz respeito à segunda parte, está incluído um estudo sobre a canção como recurso didático e pedagógico facilitador do desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo; uma análise de diversas abordagens utilizadas na formação musical; uma investigação-ação sobre as dificuldades de aquisição da leitura rítmica verificadas em contexto de sala de aula; um estudo de caso descritivo sobre o Ensemble Dias de Música Electroacústica – Collegium Musicum Electroacústico; um estudo sobre processos de registo, classificação e expressão de informação de diferentes fontes para uso educativo, turístico e museológico. Já a terceira parte, inclui um estudo de caso sobre conceção e desenvolvimento de produtos personalizados, com recurso à tecnologia de fabrico aditivo, para apoiar indivíduos com limitações físicas na aprendizagem de instrumentos musicais, um estudo de caso sobre a obra do escultor Cesare Sighinolfi em Portugal, e por fim uma revisão da literatura e casos descritivos na interseção da escultura com a joalharia.
- Investigação e ensino em Design e Música IIPublication . Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Silva, José Gago da; Castilho, M.L.C.; Dias, RuiLivro de Proceedings dos artigos curtos apresentados no 7º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que decorreu entre os dias 14 e 16 de maio de 2020. Os artigos curtos estão escritos em português ou espanhol. O livro inclui unicamente os manuscritos escritos em português ou espanhol, aprovados num processo de revisão por pares duplamente cego, requisito de participação no EIMAD. Os capítulos do livro reportam a processos investigativos de natureza diversa, incluindo a explanação dos métodos, procedimentos e resultados de investigação nas áreas do design, música e áreas de interseção. Assim, o livro organiza-se capítulos organizados por três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Interseção.
- Identidade visual e sua relação com a linguagem não verbalPublication . Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Paschoarelli, Luis Carlos; Raposo, Daniel; Menezes, Marizilda dos SantosA identidade visual assenta numa relação semântica de diversos signos que integram um sistema coerente. Uma linguagem bimédia de texto e imagem que se complementam de modo a criar uma mensagem compreensível. Este estudo visa o uso da linguagem não verbal no âmbito do projeto de identidade visual corporativa, contextualizando o papel do designer informacional enquanto mediador da mensagem corporativa para os seus públicos.
- Cultura, design, competitividade e inovação empresarialPublication . Raposo, DanielO design e a gestão empresarial têm uma relação intrínseca e de longa data, que teima em não ser explícita, reduzindo-se erradamente o design ao desenho, ao embelezamento dos objetos ou à arte aplicada. Neste breve manuscrito de revisão bibliográfica, procura-se aferir como tais problemas de perceção sobre a natureza do design interferem diretamente na tomada de decisão por parte das empresas, tendo como consequência uma redução da eficácia do investimento em design e na perceção pública das próprias organizações. Em parte, o design, enquanto atividade profissional, surgiu por necessidade e solicitação das empresas, nomeadamente no contexto da Revolução Industrial. Dito de outro modo, a substituição dos métodos de produção artesanais ou de manufatura por máquinas capazes de produção em massa conduziu ao surgimento das empresas, cujas necessidades fomentaram o surgimento do design (Souto, 2009; Heskett, 2002).
- Perceptive and ergonomics concerns in corporate visual identityPublication . Silva, Fernando Moreira da; Raposo, DanielThis article is an explanation based on the bibliography of the specialties of communication design, Corporate Visual Identity, ergonomics and visual perception of graphic signs, with the intention of increasing communicational efficiency in designers' work. Based on the assumptions of perceptual efficiency, ergonomics and symbolic, graphic brands are contextualized as strategic elements of Corporate Visual Identity. The globalized knowledge society for the information that surrounds the Internet on a global scale, the cultural changes and technological developments appear to facilitate that the design of symbols creates problems in a semantic, perceptual and ergonomic dimension. In particular, new digital media seem to foster graphic solutions with a strong mesmerizing power, but moving at a pace that the evolution
- Codificación y decodificación visual de la letra en el Sistema de Identidad CorporativaPublication . Raposo, DanielEste artículo indaga sobre el modo como los signos de identidad visual se organizan y son percepcionados para formar la Imagen Corporativa.