Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Definição, gestão e desenho da marcaPublication . Raposo, DanielTrata-se de uma revisão e crítica da literatura especializada, procurando definir o percurso aconselhado para a definição, gestão e desenho de marcas. A literatura indicia o requisito de articulação entre os diversos componentes de identidade, como necessidade da definição da imagem e reputação pretendida como base do desenho e gestão da marca.
- Memorization of brand marks in short-termPublication . Valente, João Pedro; Laginha, Catarina; Raposo, DanielEste estudo tem como objetivo compreender o processo de memorização das Marcas gráficas (logótipo e símbolo), particularmente, revelando a relação entre os parâmetros de rastreamento ocular e a memorização de marca de curto prazo. Desenho / metodologia / abordagem - O estudo foi realizado online através da ferramenta BrainAnswer, utilizando um sistema de rastreio ocular e um questionário, com 63 consumidores portugueses de azeite. Foi pedido aos consumidores que visualizassem um painel de 15 Marcas gráficas de azeite, seguido de um processo de distração, após o qual lhes foi pedido que identificassem as Marcas gráficas agora misturadas com outras. Os resultados mostram que é possível estabelecer uma correlação entre o processo de memorização de Marcas gráficas a curto prazo e: o Glances r (-0,375), as últimas visualizações r (0,4929), o maior tempo médio de fixação r (-0,28954), Grande variação no tamanho de fixação r (0,21626) e fixações mais longas r (0,21626), como podemos detectar no r de Spearman. Não foi identificada nenhuma correlação entre a seqüência de visualização e o processo de memória. A sequência de visualização é estatisticamente significativa considerando o processo de leitura ocidental.
- Da marca gráfica aos sistemas de identidade visual corporativaPublication . Raposo, DanielEste artigo trata de fazer um pequeno percurso histórico sobre como a marca se converteu nos sistemas de identidade visual corporativa. Alguns dos principais projectos de identidade ajudam a entender quais as motivações que originaram a necessidade de organização dos sistemas de identidade. Não se trata de uma história completa, mas antes de um contributo para eventuais estudos de maior dimensão sobre a origem dos sistemas de identidade visual corporativa.
- A origem dos Sistemas de Identidade Visual CorporativaPublication . Raposo, DanielEste artigo trata de fazer um pequeno recorrido histórico sobre como a marca se converteu nos sistemas de identidade visual corporativa. Alguns dos principais projectos de identidade ajudam a entender quais as motivações que originaram a necessidade de organização dos sistemas de identidade.
- Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativaPublication . Raposo, DanielEsta publicação surge na sequência de uma já velha ambição de contribuir para a clarificação de conceitos relacionados com a Identidade e Imagem Corporativa. Tal intenção revela-se mais pertinente quando, diariamente, muitos designers desenvolvem projectos de identidade visual sem dados suficientes sobre o objecto de estudo e convencidos de que vendem um projecto de identidade corporativa, o que quase nunca corresponde à verdade... tal como ocorre com a frequente redução das marcas a um mero exercício para aumentar as vendas. À novidade da disciplina do design e ao facto de ter surgido de fora para dentro das empresas, se deverãp as diversas confusões entre termos técnicos, nomeadamente entre “Identidade e Imagem Corporativa”, frequentemente utilizados como sinónimos e que nesta publicação encontram uma tentativa de explicitação. Ao longo desta obra, o termo Corporativo será usado na sequência de corporação (do Lat. corporatione) para referir organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, grupo de pessoas que trabalha em determinada actividade com um propósito comum, sinónimo do termo Global ou sistema sociológico e organizativo. Não confundir com corporativismo (do Lat. Corpus), política corporativista ou estado corporativo.
- Sistemas de Identidade Visual CorporativaPublication . Raposo, DanielEste artigo trata de fazer um pequeno percurso histórico sobre como a marca se converteu nos sistemas de identidade visual corporativa. Alguns dos principais projectos de identidade ajudam a entender que motivações originaram a necessidade de organização dos sistemas de identidade.