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- Ensaios para deformação permanente em misturas betuminosas: comparação entre os resultados de wheel tracking e fluência dinâmicaPublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Pais, Jorge C.A deformação permanente em misturas betuminosas é uma degradação de pavimentos rodoviários frequente mas para a qual ainda não existe uma metodologia que possa de forma cabal prever a sua evolução, nomeadamente para as camadas betuminosas. Para avaliar a susceptibilidade destas à deformação permanente existem vários ensaios laboratoriais, como sejam, o ensaio de Wheel Tracking e o de Fluência Dinâmica. Neste trabalho faz-se a comparação dos resultados obtidos para uma mistura betuminosa comum em Portugal com os ensaios laboratoriais de Wheel Tracking e de Fluência Dinâmica realizados, respectivamente, de acordo com a prEN 12697-22 e a prEN 12697-25. Foram ensaiados provetes produzidos em laboratório e recolhidos em obra. Os resultados obtidos confirmam a aplicabilidade dos ensaios e ainda que o parâmetro velocidade de deformação pode ser utilizado na caracterização do comportamento de misturas betuminosas à deformação permanente.
- Análise e modelação da contribuição das propriedades volumétricas das misturas betuminosas na sua compactabilidadePublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, Silvino; Luzia, RosaA utilização de misturas mais trabalháveis e compactáveis facilita a obtenção em obra dos requisitos exigidos às misturas betuminosas na fase de construção e permite um desempenho adequado destas. Neste trabalho realizou-se uma análise dos valores obtidos para índices determinados com base em curvas de compactação com o objetivo de avaliar estas propriedades. Os valores foram obtidos com base nos resultados provenientes da utilização de uma prensa de corte giratório na compactação de duas misturas, uma densa do tipo AC20, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA12,5. Os resultados foram modelados utilizando uma análise de regressão linear múltipla e de regressão polinomial evolutiva. Os resultados indicam que parâmetros como a porosidade, o VMA e o VFB mostram uma boa relação com os índices determinados. Este tipo de análise permite identificar quais as propriedades das misturas que podem ser controladas de modo a permitir obter misturas com trabalhabilidade adequada.
- Comparação de ensaios laboratoriais para a caracterização de misturas betuminosas à deformação permanentePublication . Gardete, DinisOs pavimentos rodoviários representam um importante e valioso património, a sua gestão e manutenção exige a implementação de estratégias mais exigentes e criteriosas. Uma patologia que contribui para a degradação dos pavimentos rodoviários é a formação de rodeiras devido à deformação permanente das camadas betuminosas. As causas de formação de rodeiras devido à deformação permanente em misturas betuminosas têm vindo a agravar-se, esperando-se que os insucessos relacionados com esta patologia venham a aumentar. A introdução de novos métodos de formulação e avaliação do desempenho de misturas betuminosas, nomeadamente à deformação permanente apresenta-se como um imperativo. As normas europeias já incluem ensaios laboratoriais com esse objectivo, como sejam, os ensaios de simulador de tráfego em laboratório (wheel tracking), o de compressão uniaxial cíclico e o triaxial cíclico. Neste trabalho, faz-se a comparação dos resultados obtidos utilizando os ensaios referidos e o ensaio de corte a altura constante. Foi utilizada uma mistura betuminosa de uso corrente em Portugal ensaiando-se provetes produzidos em laboratório e recolhidos em obra. São analisadas as condições e procedimentos de ensaio e determinados os diferentes parâmetros, que para cada ensaio, permitem caracterizar as misturas betuminosas à deformação permanente. Os resultados obtidos mostram que os ensaios utilizados apresentam potencial para a caracterização à deformação permanente. Foi possível caracterizar de forma eficaz os provetes de laboratório e de obra. Finalmente, decorreu duma análise comparativa que estes ensaios apresentam resultados de qualidade similar, evidenciando boa sensibilidade e potencial para serem usados em Portugal. Os resultados obtidos indicam ainda como vantajosa a utilização de ensaios de caracterização mais simples, como o de simulador de tráfego em laboratório (wheel tracking) e o de compressão uniaxial cíclico. Estes permitem obter, como sublinhado, resultados de qualidade análoga mas de forma menos onerosa.
- Formulação volumétrica e desempenho de misturas betuminosas stone mastic asphaltPublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, SilvinoAs misturas SMA (Stone Mastic Asphalt) foram desenvolvidas na Alemanha na década de 1960. A sua resistência à deformação permanente e durabilidade levaram a que a sua utilização como camada de desgaste se difundisse primeiro na Europa e depois nos EUA, aqui na década de 1990. Estas misturas apresentam uma granulometria descontínua com a utilização de percentagens em betume elevadas quando comparadas com misturas betuminosas densas ou abertas. Por esse motivo é necessária a utilização de um aditivo para fixar o betume. Devido a estas características particulares a formulação de misturas SMA na Europa tem por base metodologias do tipo “receita”. O objectivo deste trabalho passa por procurar relacionar as características das misturas SMA e o seu desempenho de modo a se poder incluir na formulação parâmetros volumétricos. Deste modo, foram formuladas misturas SMA de acordo com a norma EN 13108-5 utilizando metodologias de formulação corrente, com a percentagem óptima de betume definida através da porosidade em provetes Marshall e utilizando a formulação volumétrica SUPERPAVE, com a percentagem óptima em betume a ser definida em provetes obtidos por compactação giratória. As misturas foram realizadas utilizando agregado granítico, betume asfáltico 35/50 e fibras celulósicas. Para as misturas determinaram-se os diferentes valores dos parâmetros volumétricos com interesse para o seu comportamento. A análise dos valores obtidos indica que a formulação volumétrica das misturas SMA, utilizando o compactador giratório, apresenta-se como uma alternativa à utilização de provetes com compactação Marshall. Os valores obtidos para um Ndesign de 50 giros foram próximos dos obtidos pela formulação tradicional.
- Formulação volumétrica de misturas betuminosas tradicionais portuguesas: análise de procedimentos implementados noutros paísesPublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, SilvinoA necessidade de métodos de formulação de misturas betuminosas mais eficazes, que permitissem colmatar as lacunas dos métodos empíricos, como o método de Marshall, levou à procura de novas soluções que dêem maior ênfase ao desempenho das misturas betuminosas. Como exemplo pode referir-se a adopção da metodologia SUPERPAVE nos Estados Unidos da América (EUA) ou o método de formulação utilizado em França. Na metodologia SUPERPAVE a formulação das misturas betuminosas é realizada através das suas propriedades volumétricas, determinadas em provetes produzidos num compactador giratório, não tendo como base qualquer ensaio de determinação de propriedades mecânicas das misturas. No entanto, a possibilidade de variar os parâmetros de formulação e simular de modo mais adequado a compactação que ocorre em obra, permite obter misturas com melhor desempenho quando em serviço. Para atingir esse objectivo, a definição dos parâmetros de formulação que melhor permitam simular o comportamento das misturas em serviço é fundamental, pois estes podem variar com o tipo de mistura, o tráfego previsto e as temperaturas de serviço. Este trabalho procura avaliar a adequação do método de formulação volumétrico às propriedades dos componentes e misturas correntemente utilizados em Portugal atendendo à experiência existente com o compactador giratório noutros países. Indicam-se algumas recomendações com vista a uma possível aplicação duma nova metodologia de formulação de misturas betuminosas em alternativa ao procedimento indicado na recente normalização adoptada em Portugal, que mantém o método de Marshall complementado por um estudo de sensibilidade à água e por outro de avaliação do comportamento da mistura em simulador de tráfego em laboratório.
- Ensaios laboratoriais para caracterização de misturas betuminosas à deformação permanentePublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Luzia, RosaAs causas de formação de rodeiras devido à deformação permanente em misturas betuminosas têm vindo a agravar-se, esperando-se que os insucessos relacionados com esta patologia venham a aumentar. As normas europeias já incluem ensaios laboratoriais para caracterização à deformação permanente, como sejam, o ensaio de Wheel-Tracking e os de Compressão Uniaxial Cíclico e Triaxial Cíclico. Neste trabalho, faz-se a comparação dos resultados obtidos para uma mistura betuminosa corrente em Portugal utilizando os ensaios referidos e o ensaio de Corte a Altura Constante. Observa-se que os ensaios apresentam resultados similares, apresentando potencial para uma utilização em Portugal. Com base nos resultados a utilização de ensaios mais simples apresenta-se vantajosa, pois permite obter resultados de qualidade análoga utilizando ensaios mais acessíveis.
- Resíduos de construção e demolição: análise da viabilidade da sua aplicação em pavimentos rodoviáriosPublication . Luzia, Rosa; Gardete, Dinis; Conceição, Ana Cristina Duarte Martins daA indústria da construção é um grande consumidor de agregados naturais e simultaneamente um importante produtor de resíduos, designadamente em obras de construção, demolição e operações de manutenção e reabilitação. A esta produção crescente de resíduos de construção e demolição (RCD´s) encontra-se associada uma também crescente preocupação com o destino a dar aos mesmos, que tem sido traduzida pela publicação de legislação específica. A necessidade de cumprir as regras impostas pela legislação tem provocado, por sua vez, um despertar para a viabilidade e a oportunidade de utilização dos RCD’s em substituição de recursos naturais. Tendo em consideração que a indústria de construção rodoviária pode ser considerada das que mais agregados naturais consomem, pensou-se ser oportuno avaliar a reutilização de RCD’s na construção dos mesmos. Deste modo, desenvolveu-se um trabalho cujo objetivo principal foi a caracterização de Agregados de Resíduos de Construção e Demolição e a análise da viabilidade da sua aplicação em pavimentos rodoviários. Por forma a cumprir aquele objetivo recolheu-se amostra de misturas de betão, tijolos, ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos (LER-17 01 07), proveniente de obras do distrito de Castelo Branco, Portugal, e procedeu-se à sua caracterização em laboratório, no que respeita às propriedades geométricas e físicas. Nesta comunicação apresentam-se os resultados encontrados bem como a sua análise à luz de algumas especificações Portuguesas, nomeadamente o Caderno de Encargos Tipo de Obra de Estradas de Portugal (EP, 2011), por comparação com as características exigidas ao agregado natural a utilizar em mistura betuminosa de camada de base AC20.
- Avaliação da trabalhabilidade de misturas betuminosas com base nas curvas de compactaçãoPublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, SilvinoDiversos estudos propõem a avaliação da trabalhabilidade de misturas betuminosas utilizando as curvas de compactação obtidas em laboratório. Utilizou-se um compactador giratório para produzir provetes de duas misturas, uma densa do tipo AC, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA. Foram determinados diversos parâmetros provenientes da modelação das curvas de compactação. Os resultados indicam uma adequação dos diversos parâmetros na caracterização das misturas, embora apresentem limitações na comparação de misturas de diferentes tipologias. Os resultados mostram que estes índices podem ser úteis em aplicações onde estas propriedades sejam importantes.
- Caracterização de misturas betuminosas à deformação permanente em laboratórioPublication . Gardete, Dinis; Santos, Luis PicadoAs causas de formação de rodeiras devido à deformação permanente em misturas betuminosas têm vindo a agravar-se, esperando-se que os insucessos relacionados com esta patologia venham a aumentar. A introdução de novos métodos de avaliação do desempenho de misturas betuminosas à deformação permanente apresenta-se como um imperativo. As normas europeias já incluem ensaios laboratoriais com esse objectivo, como sejam, o ensaio de wheel tracking e os ensaios de compressão uniaxial cíclico e triaxial cíclico. Neste trabalho, faz-se a comparação dos resultados obtidos nos ensaios laboratoriais referidos anteriormente com o ensaio de corte a altura constante. Os diferentes ensaios apresentam resultados similares, boa sensibilidade e potencial para uma utilização em Portugal. A utilização de ensaios mais simples é vantajosa, pois permite obter resultados de qualidade análoga utilizando ensaios mais acessíveis.
- Influência dos procedimentos de determinação da baridade em misturas betuminosas densas e stone mastic asphaltPublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, SilvinoNeste trabalho realiza-se uma avaliação da utilização de diferentes procedimentos de determinação das baridades de misturas betuminosas. Utilizou-se uma mistura densa, do tipo AC 20, e uma mistura de granulometria descontínua do tipo SMA 12,5. Fabricaram-se em laboratório provetes Marshall, com compactação por impactos, e provetes SUPERPAVE, obtidos por compactação giratória. Os resultados indicam que a mistura SMA 12,5 apresenta uma textura superficial significativa mas o seu interior é fechado e os vazios não apresentam interligação significativa. Existe uma variação significativa das propriedades determinadas para as misturas com os diferentes procedimentos, com impacto significativo nos resultados da sua formulação.