Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Brunheta, Virgínia

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Falsos amigos francês/português : francês para fins empresariais
    Publication . Brunheta, Virgínia; Franco, Hugo; Santos, Maria Eduarda
    A aquisição de línguas estrangeiras revela-se imprescindível para a formação do profissional de Secretariado na era da globalização em que vivemos. Não obstante a importância do inglês e do espanhol na rápida integração no contexto empresarial dos nossos dias, é inegável o papel diferenciador do domínio do francês. Dado que pertencem à mesma família linguística, o francês e o português apresentam algumas semelhanças, tanto a nível fonológico como morfológico, que induzem, frequentemente, o aprendente de francês língua estrangeira em erro. Decorrente dos estudos realizados pela Análise Contrastiva, a expressão falsos amigos refere-se a palavras que em geral têm uma origem comum, são morfologicamente semelhantes entre diferentes línguas, mas apresentam significados diferentes. Com este estudo pretendemos apresentar um conjunto de falsos amigos da área específica do francês para fins empresariais a partir de um corpus de produções orais e escritas de alunos de Secretariado, contribuindo, deste modo, para a facilitação do processo de ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira.
  • O secretariado no mundo global
    Publication . Santos, Maria Eduarda; Brunheta, Virgínia; Franco, Hugo
    O presente estudo tem como objetivo identificar as circunstâncias que propiciaram o surgimento do secretariado moderno e evidenciar as suas caraterísticas primordiais. Posteriormente, determinam-se as competências exigidas ao profissional de secretariado no mundo global em que nos encontramos: competências científicas e tecnológicas; competências comportamentais e competências profissionais. Os exemplos concretos aportados facultam uma compreensão clara do processo evolutivo da profissão. A internacionalização dos serviços e das empresas é uma realidade incontornável nos nossos dias e anima o mercado de trabalho no âmbito do Secretariado. Longe de se ver ameaçada, a atividade, em permanente evolução, tem sabido adaptar-se e acaba por ver a sua importância reforçada, dado o significativo acréscimo de exigências e responsabilidades que lhe são atribuídas.
  • Contribuição para o estudo de construções nominais predicativas com o verbo-suporte fazer
    Publication . Brunheta, Vírgínia
    O objectivo deste trabalho consistiu no levantamento e estudo extensional dos nomes predicativos que se constroem com o verbo-suporte Fazer e na análise e descrição das características lexicais e sintácticas dessas construções nominais predicativas. Este estudo insere-se no quadro teórico do Léxico-Gramática, baseado na gramática de operadores de Z.S. Harris. Partiu-se do pressuposto de que existem numerosos substantivos que, tal como os verbos e os adjectivos, devem ser considerados como operadores que se constroem com um determinado número e tipo de argumentos, isto é, como predicados que têm sujeitos e complementos: são verdadeiros predicados semânticos e sintácticos exercendo funções construtoras. A recolha dos dados seguiu duas vertentes: listámos os nomes resultantes da nominalização de verbos e adjectivos, em que o suporte da nominalização é o verbo Fazer, os V-n, e simultaneamente recolhemos os nomes que, embora não obedecendo àquele critério, possuem as características que fazem de um nome autónomo um nome predicativo construído com o verbo-suporte Fazer : os N. Recenseámos 678 nomes que foram distribuídos por 7 Tábuas. Toda a base deste estudo foi, pois, constituída pelas listas dos nomes que, construídos com o Vsup Fazer são realmente frases simples, podendo constituir entradas lexicais, e que distinguimos das outras expressões que são frases mais complexas que põem em jogo duas frases simples pelo menos, ou um operador sobre uma frase simples. Em conclusão, pensamos ter dado, com este trabalho, o nosso modesto contributo para a elaboração de um léxico-gramática do português.