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- Recurso aos Focus Group para identificação das perceções sobre os Riscos Naturais em duas comunidades ruraisPublication . Quinta-Nova, L.C.; Camejo, João; Mourato, Sandra; Anastácio, Rita; Veiga, AnabelaA utilização do focusgroup tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes áreas do conhecimento, como é o caso da prevenção de riscos naturais. No presente artigo começa-se por descrever o que se entende por este instrumento metodológico e qual as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projetos de investigação. Posteriormente enquadra-se este exercício no âmbito do projeto ClimRisk-“Medidas de adaptação às alterações climáticas na gestão dos riscos naturais e Ambientais”, onde se pretende sensibilizar a comunidade para as problemáticas das alterações climáticas, envolvendo-a, no sentido de compreenderem melhor os fenómenos, e simultaneamente, contribuírem na identificação de medidas de adaptação. A metodologia consistiu na realização de duas sessões focusgroupem Leiria e Ferreira do Zêzere, que consistiram na realização de duas atividades onde se pretendeu recolher informação sobre a perceção dos participantes relativamente a aspetos referentes à prevenção dos riscos naturais.Para efetuar a análise das respostas recorremos ao software de análise de dados qualitativos webQDA.
- Recurso ao Focus Group para identificação de perceções sobre riscos naturaisPublication . Veiga, Anabela; Anastácio, Rita; Mourato, Sandra; Quinta-Nova, L.C.A utilização da técnica do focus group (FG) tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes áreas do conhecimento, como é o caso da prevenção de riscos naturais. Consiste numa técnica de recolha de dados através da interação de um grupo baseada num tópico apresentado por um moderador. este método comporta três componentes essenciais: permite a recolha de dados; localiza a interação na discussão do grupo como a fonte dos dados; e, reconhece o papel ativo do investigador na dinamização da discussão do grupo para efeitos de recolha dos dados. pretende-se, no âmbito deste artigo, apresentar a aplicação desta técnica de pesquisa qualitativa de produção de informação, no projeto Climrisk - “medidas de adaptação às alterações climáticas na gestão dos riscos naturais e ambientais”, com a comunidade local. a metodologia utilizada consistiu em discutir temas de riscos naturais com grupos heterogéneos de até 10 pessoas, representativos da comunidade, onde existe um moderador que apresenta as questões, estimula o debate e modera a diversidade de opiniões. participam, ainda, um a dois observadores e um facilitador. as iterações grupais foram sempre registadas por meio de gravação e registo escrito. no final de cada reunião foi sempre pedido que discutissem os assuntos abordados com os amigos, familiares e que reunissem e partilhassem os contributos que considerassem pertinentes. Foram criados três grupos (Leiria, Ferreira do Zêzere e Ourém), para os quais foram realizadas três atividades com o intuito de recolher informação sobre a perceção dos participantes relativamente a aspetos referentes à prevenção dos riscos naturais. Foram preparadas três reuniões por grupo, distribuídas ao logo do tempo de duração do projeto. (1) a primeira reunião teve por objetivo a apresentação do projeto Climrisk, explicação do funcionamento do FG e a realização de um conjunto de tarefas a fim de se identificarem na sua região os riscos naturais de maior relevância, se tem existido formação/divulgação sobre os riscos e como gostariam de receber essa informação. desta reunião saiu a necessidade de fazer um glossário sobre o que se entende por riscos naturais. (2) na segunda reunião apresentaram-se os resultados do inquérito e o glossário. de seguida foram realizadas atividades com dados climáticos, definindo-se o que são modelos de clima e cenários climáticos. o grupo foi dividido por equipas, uma por cada risco identificado como mais relevante na sua região, e foi pedido que fizessem uma análise sobre o impacto da tendência temporal e espacial do clima no risco em causa. pretendeu-se com esta atividade avaliar da utilidade deste tipo de informação para o grupo e para a comunidade. para fazer a ligação com a reunião seguinte foi lançada a seguinte questão: o que são medidas de adaptação? Foi pedido aos participantes que pensassem em sugestões de medidas de adaptação e de como gostariam de as ver divulgadas, ou seja qual a tipologia de manual de boas práticas mais adequadas. (3) na terceira reunião de FG foram apresentados os resultados mais relevantes do projeto Climrisk, e realizadas atividades no âmbito das medidas de adaptação às alterações climáticas como contributo para um manual de boas práticas. as respostas coligidas nas reuniões Fg foram categorizadas com recurso ao programa informático de análise de dados qualitativos webQda, permitindo identificar as principais preocupações e o nível de envolvimento dos participantes, levando a uma melhor compreensão dos riscos naturais e das medidas de adaptação.
- Recurso ao focus group para identificação de perceções sobre riscos naturaisPublication . Veiga, Anabela; Mourato, Sandra; Anastácio, Rita; Quinta-Nova, L.C.The aim of this article is to present the results obtained through the application of the Focus Group technique as part of a process of public participation and involvement of the local community of the municipalities of Leiria, Ferreira do Zêzere and Ourém within the Project CLIMRisk - “Climate change adaptation measures in the management of natural and environmental risks”. The methodology used consisted of discussing natural risk issues with heterogeneous working groups of up to 10 people, representing the local community. Three sessions per group were prepared. The information collected in the sessions was categorised, codified and analysed using the webQDA qualitative data analysis tool. This study made it possible to identify the main concerns and the level of involvement of the participants, which led to a better understanding of how natural risks and adaptation measures contributed to the creation of publicity materials appropriate to the general population for whom they are intended. The materials consisted of a Glossary, a Handbook of Good Practices, an educational game and book markers.