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- Assessment of body composition, lower limbs power, and anaerobic power of senior soccer players in Portugal : differences according to the competitive levelPublication . Tereso, Diogo; Paulo, Rui; Petrica, João; Duarte-Mendes, Pedro; Gamonales, José M.; Ibañez, Sergio J.Background. During a soccer game, the most diversified stimuli occur all the time, the physical condition level plays a determinant role, and there may be variations according to the competitive level. In this sense, the present study aimed to verify differences in body composition, lower limbs power, and anaerobic power, comparing senior soccer players of different competitive levels. Methods. Participants were 81 players belonging to six soccer teams, aged between 18 and 35 years, with a mean age of 23.14 ± 4.23 years, who were divided into three distinct competitive levels: Elite, Sub-Elite and Non-Elite. The players performed bioimpedance evaluations on a tetrapolarInbody270 scale (body composition), the Countermovement Jump (CMJ) through the ChronoJump (lower limbs power), and Running Anaerobic Sprint Test (RAST) (anaerobic power). Results. Based on the competitive level analysis, we verified that the players present body composition values similar to each other regardless of the competitive level in which they play. Concerning the performance evaluations, we verified that the elite players present higher values of highest jump (p = 0.012; d = 0.76, moderate; and p = 0.022; d = 0.71, moderate) and maximum force produced (p = 0.05; d = 0.64, moderate; and p = 0.002; d = 1.00, moderate), together with higher values of anaerobic power (p < 0.001; d = 2.43, very large; and p < 0.001; d = 2.22, very large), compared to the others. Conclusions. We can thus conclude that there is a homogeneity regarding the body composition of soccer players, regardless of their competitive level; in turn, elite players show better performance indicators in all variables.
- Estilo de decisão e planificação dos treinadores do Special Olympics Portugal: Influência da formação formal e não formalPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Batista, Marco; Mesquita, Helena; Ibáñez, Sergio J.O Special Olympics Portugal é uma das principais organizações nacionais para o desenvolvimento dodesporto paraatletas com deficiência intelectual. Os treinadores desempenhem um papel relevante no desenvolvimento dos atletas,sendo os estilos de decisão e planificação aspetos essenciais para adequar o treino àsnecessidades especificas dosatletas. Estas prerrogativas são pouco exploradas cientificamente quanto aos treinadores deste tipo de atletas. Oestudo tem como objetivo identificar os estilos de decisão e planificação do treinador do Special Olympics Portugal. Pretende ainda analisar a relação da formação formal e não formal com os estilos de decisão e planificação. A investigação é descritiva e de corte transversal dos treinadores do Special Olympics Portugal, com a participação de50 sujeitos. Foram utilizados dois questionários: o Questionário dos Estilos de Decisão no Desporto e o Questionáriodos Estilos de Planificação no Desporto. Os resultados revelam que os treinadores do Special Olympics Portugal possuem um amplo espetro de estilos de atuação no treino, predominando os estilos de decisão democrático e planificação flexível. Esta situação implica que os treinadores desta área são mais reflexivos, necessitando de adaptar as suas metodologias para trabalhar com os atletas e procurar novas soluções, de forma a adaptarem o treino às necessidades efetivas dos desportistas.
- Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiênciaPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Mesquita, Helena; Ibañez, Sergio J.; Serrano, João; Machado, António dos Santos; Viegas, PedroNos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula.
- Autoperceção e perceção dos comportamentos de liderança dos treinadores dos Special Olympics PortugalPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Batista, Marco; Mesquita, Helena; Ibáñez, Sergio J.Os treinadores têm um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos seus atletas, e quando falamos de desporto adaptado esta prerrogativa ganha maior relevo pois o desporto é um veículo transforador na vida dos atletas. No entanto, a temática dos comportamentos de liderança do treinador de atletas com deficiência intelectual, é pouco explorada cientificamente. O estudo tem como principal finalidade identificar a autoperceção dos treinadores e a percepção dos atletas sobre os comportamentos de liderança do treinador dos Special Olympics Portugal. Pretende-se ainda examinar a relação entre a autoperceção e perceção com a formação formal dos treinadores. A investigação é descritiva e de corte transversal, com uma amostra constituída por 50 treinadores e 94 desportistas do universo dos Special Olympics Portugal. A escala de liderança de desporto foi o instrumento utilizando no estudo, nas versões auto-perceção e perceção. Perante os resultados obtidos constata-se que nas versões analisadas, os treinadores de atletas com deficiência intelectual apresentam mais comportamentos de liderança nas dimensões de reforço, treino instrução e suporte social. Os treinadores com formação específica na área da deficiência têm comportamentos mais adequados às características necessidades especificas dos atletas.
- Formação de profissionais em desporto adaptadoPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Mesquita, Helena; Ibáñez, Sergio J.; Serrano, João; Batista, Marco; Petrica, JoãoO Desporto adaptado é uma plataforma ideal para diminuir as debilidades e elevar processo vitoriosos. No entanto a escassez na formação especifica em Portugal é evidente. Neste contexto, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco decidiu incluir no plano de estudos do curso de Desporto e Atividade Física, a especialidade de Desporto para Pessoas com Deficiência. Uma das unidades curriculares inseridas no plano de estudo é a de Desportos Adaptados, onde são utilizadas metodologias de cariz mais prática. A utilização dessas técnicas é bastante apreciada pelos estudantes, como confirmam os inquéritos por questionários preenchidos pelos mesmo, acerca da avaliação tanto da unidade curricular como do desempenho do docente. De salientar que esta unidade curricular, ainda tem a preocupação de sensibilizar toda a comunidade académica para o Desporto Adaptado, realizando ações neste âmbito.
- Efeitos da formação e liderança do treinador de desporto adaptado na planificação do treinoPublication . Batista, Marco; Mesquita, Helena; Pires, Pedro Rui Inês; Nunes, Gabriela dos Santos; Santos, Jorge; Ibáñez, Sergio J.Com este estudo pretende-se avaliar os efeitos da formação e liderança do treinador de desporto adaptado na planificação do processo de treino. A amostra constituída por 31 treinadores portugueses, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação; Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Concluímos que o estilo de liderança democrático dos treinadores de desporto adaptado portugueses não se revelou uma variável mediadora significativa entre a formação académica destes e o estilo de planificação que estes exercem no processo de treino.
- Estilo de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptadoPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Nunes, Gabriela dos Santos; Serrano, João; Ibáñez, Sergio J.Pretende-se caraterizar os estilos de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual (DI). A amostra foi constituída por 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Podemos concluir que o treinador de desporto adaptado que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual opta por um estilo de decisão mais democrático, aliado a um estilo de planificação mais flexível.
- Perfil de modelo e formação do treinador de desporto adaptadoPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Nunes, Gabriela dos Santos; Ibáñez, Sergio J.Pretendemos caraterizar o perfil de modelo e formação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Participaram 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram aplicados inquéritos por questionário, tais com: “Coach Profile Questionnaire” (CPQ) sobre o perfil de modelo e “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação. Podemos concluir que os treinadores de desporto adaptado, que trabalham com atletas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental, apresentam um perfil mais inovador quanto ao modelo e mais académico relativamente à formação.
- Ansiedade, Traços de Personalidade e Carga Interna Objetiva em praticantes de paraquedismo: Revisão SistemáticaPublication . Machado, Tiago; Serrano, João; Mesquita, Helena; Ibáñez, Sergio J.Esta revisão sistemática teve o objetivo de sumariar a literatura publicada anteriormente acerca da modalidade de paraquedismo, centrados nas áreas da Psicologia, Fisiologia e Psicofisiologia. As plataformas e bases de dados eletrónicas utilizadas para a pesquisa bibliográfica foram: Web of Science, MEDline e Scopus. Foram selecionados 21 artigos, após passarem pelos critérios de seleção. Tendo em conta a área de estudo, encontramos três artigos no âmbito da Fisiologia, oito artigos no âmbito da Psicologia e 10 artigos no âmbito da Psicofisiologia. Os instrumentos utilizados na recolha de dados relacionados com a medição da frequência cardíaca (FC) foram sobretudo os monitores de FC Polar e ECG Holter. Nos estudos de ansiedade o instrumento mais usado foi STAI - State Trait- Anxiety Inventory, complementado com recolha de amostras salivares através do teste de cortisol. Para estudar os traços de personalidade foram utilizados: SSS- Sensation Seeking Scale – V, NEO PI-R, EPQ-R - Questionário de Personalidade de Eysenck revisto e TAS 20 - Escala de Alexitimia de Toronto. Na generalidade amostras até 25 sujeitos com experiência na modalidade e do sexo masculino foram predominantemente utilizados. Apesar da utilização preponderante de alguns instrumentos, os procedimentos utilizados foram bastante diversificados não existindo uma metodologia unanime e consensual.
- Training and Profile of Special Olympics Portugal Coaches: Influence of Formal and Non-Formal LearningPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Batista, Marco; Marinho, Daniel; Antúnez, Antonio; Mesquita, Helena; Ibáñez, Sergio J.Since coaches play an important role in the development of athletes, the process and mechanisms used by Special Olympics Portugal to develop coaches’ skills are worthy of research. In this context, the study aims to identify the training paths and profiles of the Special Olympics Portugal coach. It also aims to analyze the relationship between formal and non-formal learning in the profile and training of this type of coach. The research is descriptive and transversal regarding Special Olympics Portugal coaches, with the participation of 50 subjects. Two questionnaires were used, the Coaches’ Training Profile Questionnaire to determine the training routes, and the Coaches’ Orientation Questionnaire. The results show that the Special Olympics Portugal coaches have an academic background and a somewhat critical profile. It is imperative to build formal and non-formal learning contexts that focus on the theme of adapted sports, in order to allow the training of more qualified coaches, who are consequently more effective in their interventions with this type of athlete.