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Pereira Rodrigues, Maria Eduarda

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  • O RCIPCB no contexto organizacional : ponto de situação
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Apresenta-se o resultado de um estudo sobre o RCIPCB tendo como base os dados recolhidos através de um inquérito por questionário distribuído aos docentes/investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • O repositório institucional como ferramenta para a gestão do conhecimento científico
    Publication . Rodrigues, M.E.P.
    O presente trabalho de revisão da literatura tem como objetivo mostrar a importância dos repositórios institucionais (RI) como ferramentas de gestão do conhecimento científico produzido nas instituições de ensino superior (IES). Os RI permitem armazenar, preservar e difundir o conhecimento científico produzido pelas IES. Aceitam documentos de diversos tipos e em vários formatos, tornando acessíveis os resultados da investigação e garantindo aos autores e às instituições o controlo do processo de publicitação. Contribuem assim, cabalmente, para a geração de novo conhecimento. Abstract The main aim of the present literature review is to demonstrate the importance of institutional repositories (RI) as a tool for knowledge management in the context of universities and polytechnic (IES). Through institutional repositories IES can archive, preserve and disseminate scientific knowledge produced by their teachers and researchers. Several types of documents and formats are accepted. Institutional repositories contribute to the generation of knew scientific knowledge.
  • Indicadores de desempenho – ferramentas para avaliação de repositórios institucionais
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    As instituições de ensino superior desempenham um papel cada vez mais importante na comunicação dos resultados da investigação científica e da sua disponibilização em livre acesso, utilizando para tal, sobretudo os Repositórios Institucionais (RI). No entanto os RI debatem-se ainda com alguns problemas de afirmação no seio da comunidade científica, que entre outras razões, alega que nem todos os documentos aí contidos são sujeitos a revisão por pares e que os repositórios contêm muitos documentos de natureza não formal. No sentido de diminuírem a resistência por parte dos investigadores à colocação da sua literatura científica nos RI, estes necessitam de se credibilizar, demonstrando à evidências as suas potencialidades. Tal desiderato só pode ser alcançado por meio de uma avaliação baseada em métricas credíveis obtidas a partir de indicadores de desempenho fiáveis e facilmente verificáveis. Tendo como objetivo avaliar o desempenho do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RCIPCB), numa perspetiva holística, considerando indicadores internos e externos, foi realizado o presente estudo, em que se construiu uma matriz de indicadores de desempenho, preenchida com dados recolhidos no RCIPCB, respeitantes ao período de março de 2010 a março de 2012. Para além deste objetivo procurou-se também compreender o efeito da Politica de Depósito de Documentos no RCIPCB sobre o auto-arquivo. Relativamente aos indicadores de desempenho, o estudo permitiu concluir que o RCIPCB tem denotado alguma constância, em termos de crescimento, mas as tendências assimétricas são evidentes. Quanto aos efeitos da Política de Depósito de Documentos, verificou-se no período em causa, não haver uma relação direta entre esta e o aumento do auto-arquivo.
  • Os repositórios das instituições de ensino superior portuguesas : estudo comparativo
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Amante, Maria João; Pais, Clarisse; Lopes, Susana; Segurado, Teresa; Rodrigues, A.M.
    O Movimento de Acesso Aberto ao Conhecimento provocou alterações no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico, sendo os repositórios institucionais de acesso aberto os sistemas de informação que, ao nível das instituições de ensino superior, melhor concretizam este objetivo. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo de funcionamento dos repositórios das instituições de ensino superior portuguesas presentes no Portal RCAAPi. O estudo foi realizado mediante aplicação de um inquérito por questionário aos gestores dos repositórios. Verificou-se que os bibliotecários desempenham um papel preponderante na organização e funcionamento dos Repositórios Institucionais. A maioria possui política de depósito de documentos e, destas, a maioria é mandatória. 80% dos repositórios não possuem controlo sobre o depósito. De um modo geral o incentivo ao depósito está relacionado com a avaliação dos docentes. 60% consideram fundamental ter política de depósito de documentos e 80 % consideraram que incrementaria o depósito. Apenas 25% dos Repositórios possuem plano de preservação digital publicado.
  • Os repositórios das instituições de ensino superior portuguesas : estudo comparativo
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Amante, Maria João; Pais, Clarisse; Lopes, Susana; Segurado, Teresa; Rodrigues, A.M.
    O Movimento de Acesso Aberto ao Conhecimento provocou alterações no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico, sendo os repositórios institucionais de acesso aberto os sistemas de informação que, ao nível das instituições de ensino superior, melhor concretizam este objetivo. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo de funcionamento dos repositórios das instituições de ensino superior portuguesas presentes no Portal RCAAP . O estudo foi realizado mediante aplicação de um inquérito por questionário aos gestores dos repositórios. Verificou-se que os bibliotecários desempenham um papel preponderante na organização e funcionamento dos Repositórios Institucionais. A maioria possui política de depósito de documentos e, destas, a maioria é mandatória. 80% dos repositórios não possuem controlo sobre o depósito. De um modo geral o incentivo ao depósito está relacionado com a avaliação dos docentes. 60% consideram fundamental ter política de depósito de documentos e 80 % consideraram que incrementaria o depósito. Apenas 25% dos Repositórios possuem plano de preservação digital publicado.
  • Avaliação de repositórios institucionais : análise comparativa
    Publication . Amante, Maria João; Lopes, Susana; Pais, Clarisse; Rodrigues, M.E.P.; Segurado, Teresa
    Esta comunicação tem como objetivo apresentar os resultados da monitorização de três repositórios institucionais de instituições do ensino superior, politécnico e universitário, numa perspetiva comparativa.
  • Indicadores de desempenho : ferramentas para avalição de repositórios institucionais
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Apresenta um estudo sobre a aplicação de diversos indicadores de desempenho a um repositório institucional.
  • Avaliação de repositórios institucionais : análise comparativa
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Amante, Maria João; Pais, Clarisse; Segurado, Teresa; Lopes, Susana
    Com a finalidade de testar a aplicação de indicadores com vista à avaliação do desempenho de repositórios institucionais, desenvolveu-se o presente estudo aplicado aos repositórios do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico de Castelo Branco e ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Os dados recolhidos foram tratados com recurso ao SPSS. Concluiu-se que é possível aplicar indicadores de desempenho para avaliar os repositórios nas dimensões crescimento e desenvolvimento das comunidades/coleções, grau de internacionalização dos conteúdos, coleções com maior importância em termos de dimensão e autores commaior influência. Os resultados obtidos poderão contribuir para melhorar o desempenho do repositório, nas dimensões assinaladas.
  • O desafio da publicação em meio científico: como, onde e porquê?: livro de resumos
    Publication . Monteiro, M.C.H.; Martins, Ana Bela; Silva, Diana; Martins, Ernesto Candeias; Albuquerque, M.T.D.; Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    O presente documento reúne os contributos de todos os autores que apresentaram as suas comunicações na III Conferência do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre o Livre Acesso ao Conhecimento Científico e que consentiram em partilhar as suas ideias e o seu conhecimento, disponibilizando-os em Livre Acesso.
  • Avaliação da eficácia da "Política Mandatória" no repositório - estudo de caso
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Os repositórios institucionais devem ser entendidos como um dos instrumentos mais adequados à difusão, partilha, recuperação, reutilização e validação do conhecimento científico produzido. São de fácil utilização e não necessitam de intermediação. Em grande parte dos repositórios, estas caraterísticas não são integralmente aproveitadas pelos principais interessados, os investigadores. Os repositórios deparam-se com problemas difíceis de resolver. A falta de interesse dos investigadores para a participação no repositório e a concorrência da publicação “peer review” em meio científico são dois dos problemas mais evidentes. As políticas institucionais de depósito (mandatórias) de documentos podem ajudar a resolver estes problemas principalmente quando funcionam integradas com programas de avaliação dos docentes/investigadores. Com o objetivo de avaliar o efeito que a Política de Depósito de Documentos (PDD) produziu sobre a evolução do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RCIPCB) foi realizado um estudo dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à posição dos docentes/investigadores relativamente à PDD e ao depósito efetivo no RCIPCB. A segunda parte diz respeito ao desempenho do RCIPCB de 1 de fevereiro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 e de 1 de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, períodos antes e depois da PDD, respetivamente. A primeira parte do estudo consistiu na avaliação dos resultados de um inquérito por questionário online (Google docs) distribuído durante o mês de novembro de 2012 a todos os docente/investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) (N=505). Obtiveram-se um total de 94 respostas válidas, correspondendo a 19% do total do universo de inquiridos. Para a avaliação do desempenho do repositório foram recolhidos dados no RCIPCB. Os resultados obtidos foram tratados com o programa SPSS, v19. Relativamente à Política de Depósito de Documentos no RCIPCB, 66% dos respondentes informaram conhecê-la. Destes, 68% revelaram desconhecer a obrigatoriedade implícita em depositar os seus documentos no RCIPCB. Verificou-se, também, que 50% dos respondentes não depositou nenhum documento produzido em 2011, sendo as razões mais invocadas para o não depósito a falta de tempo (43,5%), os direitos autorais (21,7%) e o esquecimento (17,4%). Relativamente ao desempenho do RCIPCB nos períodos analisados, obtiveram-se os seguintes resultados: de 01-02-2011 a 31-01-2012 – 629 documentos depositados (150 por auto-arquivo e 479 por arquivo); de 01-02-2012 a 31-01-2013 – 564 documentos depositados (84 por auto-arquivo e 480 por arquivo). Os dados obtidos mostram que o número total de documentos depositados por arquivo diminuiu 10,3%. Após a entrada em vigor da PDD, também diminuiu o auto-arquivo em 44,0%. Quanto ao registo de utilizadores, passou de 86 para 157 docentes/investigadores registados, após uma ação de sensibilização através de contacto direto realizada em dezembro de 2012. Pelos resultados analisados, conclui-se que a PDD não produziu resultados ao nível do auto-arquivo e do depósito total, sendo necessário desenvolver novas aproximações, no sentido de fomentar, quer o auto-arquivo, quer a cedência dos documentos às bibliotecas para arquivo. Finalmente registou-se um aumento do interesse pelo RCIPCB a partir do momento em que foi introduzido o Sistema de Avaliação de Docentes na instituição (AVADOC).