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- A contour-based walking-bass algorithmPublication . Dias, Rui; Guedes, CarlosThis paper describes a contour-based algorithm for the real- time automatic generation of jazz walking bass lines, fol- lowing a given harmonic progression. A brief description of the walking bass procedure will be presented, and also a brief survey on some common implementations and tech- niques. This algorithm was implemented in the Max/MSP graphi- cal programming environment.
- “Breakfast Serialism” for laptop orchestra and improvisers: A study on twelve-tone indeterminacy using computer mediationPublication . Dias, RuiThis paper presents the concepts developed for my piece “Breakfast Serialism”, for laptop orchestra and improvisers. This piece introduces several conceptual and technical aspects made possible by the use of computer mediation using network communication between the conductor and the performers. The piece is intended as a study on some of the technical and musical potential of the networked laptop orchestra. It is divided in six sections, each one exploring different musical possibilities for the application of the computer as a mediator, that ‘listens’ to all the events from the ensemble, and algorithmically adapts the pitch and dynamic possibilities using custom software developed in the Max/MSP programming environment. The concepts and technical aspects will be described, as well as an insight to the background and some of the specific points of interest and concerns in electronic music ensembles, reflecting a conviction that laptop ensembles present vastly rich, unique and underexplored compositional possibilities. This piece was composed for the ‘EME – ESART Electroacoustic Music Ensemble’, of the School of Applied Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco, with my students from the Electronic Music and Musical Production course, and guest instrument students with experience in free improvisation. It was premiered in the “Serralves em Festa” music festival, in June 1st 2014, at the library of the Serralves Foundation, Porto.
- A computer-mediated interface for jazz piano compingPublication . Dias, Rui; Guedes, Carlos; Marques, TelmoThis paper presents a dynamic interface and voicing algo- rithm for real-time performance of jazz piano comping. Starting with a given song with a predefined harmonic progression, the algorithm calculates and maps an array of chord voicings to a virtual piano keyboard that can be played in real-time with any physical multi-touch input device like an iPad or computer keyboard. By taking care of the note selection for the voicings, the interface pro- vides a simplified and intuitive way to play sophisticated voicings, while leaving the control over the performance aspects like timing, register, wideness and density to the user.
- Desfile de Moda : potencialidades das actividades multidisciplinaresPublication . Cruchinho, Alexandra; Silva, Pedro Motta da; Dias, RuiA realização de um Desfile de Moda é, tal como refere Dillon (2012) uma atividade que exige um esforço muito elevado da equipa que o produz e absorve muito tempo e comporta elevados custos. Se, por um lado, se trata de uma perfeita simbiose entre diversas áreas que trabalham, em conjunto, para um mesmo fim, por outro lado, exige a garantia de sucesso que advém da relação entre todas as partes intervenientes, o que só se consegue com um relacionamento eficaz na equipa. A complexidade que um Desfile pode implicar na sua organização, quando resulta numa atividade de grande sucesso, representa retorno e identifica-se com enormes potencialidades para todas as partes envolvidas, desde a entidade que o realiza (designer, marca, instituição ou outra) ao público que assiste e participa e absorve todo um vasto conjunto de sensações que lhe são proporcionadas em diversos níveis, visual, estético, audiovisual, multimédia, som/música, espaço, etc.
- Interfacing Jazz : a study in computer-mediated Jazz music creation and performancePublication . Dias, Rui; Guedes, Carlos; Pennycook, BruceO objetivo central desta dissertação é o estudo e desenvolvimento de algoritmos e interfaces mediados por computador para performance e criação musical. É sobretudo centrado em acompanhamentos em Jazz clássico e explora um meta-controlo dos parâmetros musicais como forma de potenciar a experiência de tocar Jazz por músicos e não-músicos, quer individual quer coletivamente. Pretende contribuir para a pesquisa existente nas áreas de geração automática de música e de interfaces para expressão musical, apresentando um conjunto de algoritmos e interfaces de controlo especialmente criados para esta dissertação. Estes algoritmos e interfaces implementam processos inteligentes e musicalmente informados, para gerar eventos musicais sofisticados e corretos musical estilisticamente, de forma automática, a partir de um input simplificado e intuitivo do utilizador, e de forma coerente gerir a experiência de grupo, estabelecendo um controlo integrado sobre os parâmetros globais. A partir destes algoritmos são apresentadas propostas para diferentes aplicações dos conceitos e técnicas, de forma a ilustrar os benefícios e potencial da utilização de um meta-controlo como extensão dos paradigmas existentes para aplicações musicais, assim como potenciar a criação de novos. Estas aplicações abordam principalmente três áreas onde a música mediada por computador pode trazer grandes benefícios, nomeadamente a performance, a criação e a educação. Uma aplicação, PocketBand, implementada no ambiente de programação Max, permite a um grupo de utilizadores tocarem em grupo como uma banda de jazz, quer sejam ou não treinados musicalmente, cada um utilizando um teclado de computador ou um dispositivo iOS multitoque. O segundo protótipo visa a utilização em contextos coletivos e participativos. Trata-se de uma instalação para vários utilizadores, para ecrã multitoque, intitulada MyJazzBand, que permite até quatro utilizadores tocarem juntos como membros de uma banda de jazz virtual. Ambas as aplicações permitem que os utilizadores experienciem e participem de forma eficaz como músicos de jazz, quer sejam ou não músicos profissionais. As aplicações podem ser utilizadas para fins educativos, seja como um sistema de acompanhamento automático em tempo real para qualquer instrumentista ou cantor, seja como uma fonte de informação para procedimentos harmónicos, ou como uma ferramenta prática para criar esboços ou conteúdos para aulas. Irei também demonstrar que esta abordagem reflete uma tendência crescente entre as empresas de software musical comercial, que já começaram a explorar a mediação por computador e algoritmos musicais inteligentes.