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- Mobility dependence of children from 1st to 4th grade in portuguese schoolsPublication . Honório, Samuel; Batista, Marco; Martins, Júlio; Serrano, João; Faustino, António; Mesquita, HelenaAbstract. The mobility dependence appears to be associated with less autonomy in children who spend less time playing alone or being with friends in playful situations. Our intention is to study the dependence of mobility of children in the 1st cycle of education in an urban environment with ages between 6 and 12 years old. The sample consisted of 186 children of both genders of which 95 were female and 91 were male. A multiple response questionnaire was used, and the statistical analysis used was descriptive frequency, crosstabs and inferential analysis. Children who practiced more physical activity are those in the 2nd grade: 70.8% (34), below these are the 3rd grade: 67.9% (36), with the 4th grade having 64.8% (35) and finally the 1st grade with 58.1% (18). In total 66.1% (123) engaged in physical activity and 33.9% (63) did not exercise in any sports club or municipal facilities. We have come to some conclusions, with regards to school transportation, almost all students are moving with motorized transportation where the majority cannot go out without family going with them to any activity, and we have also concluded that the female gender is more active than the males.
- Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da PiedadePublication . Faustino, António; Serrano, João; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Petrica, JoãoOs resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
- Motricidade Infantil: Abordagens académicas de investigaçãoPublication . Petrica, João; Serrano, João; Faustino, António; Duarte-Mendes, PedroO livro reúne um conjunto diversificado de artigos resultantes de outras tantas pesquisas sobre a Atividade motora de crianças, seja ao nível de pesquisas sobre a aquisição motora, ao nível do jogo e da atividade lúdica, do envolvimento parental, dos videojogos, do recreio, ou abordem a atividade motora de crianças de minorias.Esta visão diversificada permite abrir novas ideias, inspirar novas pesquisas, complementar informação e, por isso, constitui-se como um excelente instrumento de estudo, trabalho, ou pesquisa.
- Desporto AdaptadoPublication . Petrica, João; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Faustino, AntónioO Desporto Adaptado constitui um grande desafio profissional para todos aqueles que trabalham com pessoas que apresentam diferentes e especiais condições para a prática desportiva. Esse novo olhar implica que se abandone uma abordagem exclusivamente biológica desta problemática, e que, em sua substituição se assuma um ponto de vista mais ambiental. A visão actual está orientada para acções que visam encorajar e promover a actividade física destinada a todos os cidadãos durante a sua vida, oferecendo-se assistência e apoio profissional, quando solicitado.O presente livro assume-se, por isso, como uma obra que resulta de estudos que pretendem aliar uma vertente académica de produção científica, ao contexto de aplicação prática e empírica do desporto adaptado.
- Estudo do efeito de um programa de exercícios de 6 semanas no equilíbrio estático e dinâmico em jovens atletas de ginásticaPublication . Silva, Nuno Miguel Rocha Mateus da; Gonçalves, Ana; Faustino, António; Pinto, FábioA ginástica tem um alto grau de exigência no controle postural e na orientação postural e no equilíbrio. Esta pesquisa teve como objetivo de avaliar o efeito de um programa de exercícios de 6 semanas sobre o equilíbrio estático e dinâmico. 18 atletas do sexo feminino foram divididas em dois grupos com 9 atletas em cada. O equilíbrio estático foi avaliado usando o teste de Flamingo e o equilíbrio dinâmico foi avaliado usando o Star Excursion Balance Test (SEBT). O GI foi submetido a um programa de exercícios que promoveu o equilíbrio estático e dinâmico, baseado em exercícios de equilíbrio adaptados a elementos gímnicos. Este estudo mostra que houve melhorias após seis semanas de intervenção em relação ao equilíbrio estático e dinâmico. No pós-teste de Flamingo, foi identificada uma diminuição nos valores do GI (1,89 ± 1,36) quando comparados aos valores do pré-teste (3,00 ± 1,94), o que significa que houve uma redução no número de tentativas realizadas pelos atletas para atingir o objetivo do teste de equilíbrio estático. No equilíbrio dinâmico, houve melhorias em apenas duas variáveis. Essas duas variáveis são medidas posteriores, e esse aument opode ser justificado a partir dos exercícios que o grupo de intervenção realizou, uma vez que tiveram que passar de uma posição anterior para uma posição posterior.
- Níveis de aptidão física de idosos praticantes de hidroginásticaPublication . Serrano, João; Farinha, Carlos; Petrica, João; Mesquita, Helena; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Honório, Samuel; Batista, Marco; Faustino, AntónioConsiderando que a prática de hidroginástica pode contribuir para um envelhecimento mais ativo e saudável. O estudo teve como objetivo conhecer o impacto das aulas de hidroginástica frequentadas ao longo de 4 meses na aptidão física dos idosos. A amostra foi constituída por 83 idosos, utentes das aulas de hidroginástica e foi dividida em 3 grupos tendo em conta o número de aulas frequentadas (Menos de 15; 15 a 25; mais de 25). Para a recolha de dados usamos a bateria de testes Funcional Fitness Test (Rikli & Jones, 1999). A aptidão física foi avaliada pelo investigador seguindo o protocolo de provas, sendo os testes aplicados numa sala adequada para o efeito e pela mesma ordem nos dois momentos (início e final do estudo com um intervalo de 4 meses). Quanto às provas estatísticas, não se verificando uma distribuição normal dos dados, aplicamos o teste não paramétrico para duas variáveis emparelhadas de Wilcoxon que nos permitiu verificar as diferenças entre os dois momentos de avaliação. Os resultados revelaram melhorias em praticamente todos os testes entre a 1ª e a 2ª avaliação. No teste levantar e sentar na cadeira o nº de repetições passou de 13,40 para 14,43, no teste flexão do antebraço passou de 18,24 repetições para 18,92, no teste sentado e alcançar a média apesar de ser negativa, passou de -5,47 cm para -3,46, no teste sentado, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar passou de 6,40 segundos para 6,31, no teste, alcançar atrás das costas passou de -17,07 cm para -15,61cm. Encontramos melhorias estatisticamente significativas no teste levantar e sentar na cadeira (sig. = 0,011), no teste sentado e alcançar (sig. = 0,001) e no teste alcançar atrás das costas (sig. = 0,001). O número de aulas frequentadas ao longo dos 4 meses entre os grupos não se mostrou diferenciadora para a melhoria obtida. O 1º grupo apresentou melhorias significativas em 3 provas (levantar e sentar na cadeira (sig. = 0,006), no teste sentado e alcançar (sig. = 0,004) e no teste alcançar atrás das costas (sig. = 0,002)).O 2º grupo apresentou melhorias significativas apenas numa prova (alcançar atrás das costas (sig. = 0,023)) e o 3º grupo apresentou melhorias significativas apenas numa prova (sentado e alcançar (sig. = 0,002)). Conclusões: prática de hidroginástica teve um impacto positivo na melhoria dos resultados da aptidão física nos idosos e o número de aulas frequentado não se mostrou diferenciador nos resultados obtidos.
- Gerontomotricidade: Abordagens académicas de investigaçãoPublication . Petrica, João; Paulo, Rui; Faustino, António; Serrano, JoãoO livro junta um conjunto de artigos que abordam a problemática da prática da atividade física na terceira idade, traduzindo os resultados de algumas pesquisas efetuadas nesse domínio.
- O perfil comum dos programas de atividade física das academias senioresPublication . Serrano, João; Faustino, António; Rato, Verónica Raquel Henriques Fradique Dias; Petrica, João; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Batista, MarcoObjetivos: Analisar e comparar os programas de atividade física das academias sénior do distrito de Castelo Branco, traçar o perfil comum dos programas e apresentar uma proposta de programa. Metodologia: Realizámos entrevistas aos responsáveis e professores de atividade física das Academias Seniores sobre o funcionamento das aulas e seus programas. Recolhemos informações sobre como essas aulas são lecionadas, a sua duração, estrutura, tipo de atividades realizadas, exercícios praticados, as suas intensidades e a opinião dos entrevistados sobre a eficácia do programa e as expectativas para os idosos. No final das conclusões sugerimos uma proposta de programa de atividade física. Resultados: Verificámos que na freguesia de Castelo Branco os idosos praticam mais e que na freguesia da Covilhã os idosos praticam menos atividade física. Os programas de atividade física foram criados para ajudar os idosos a ter uma melhor qualidade de vida. Nenhuma instituição tem suporte escrito do programa de atividade física. Os professores acham que esse programa é eficaz. Os conteúdos são semelhantes em quase todos os programas. Conclusão: Através da análise realizada pode concluir-se que existe um perfil comum dos programas de atividade física e que a maior parte dos conteúdos estão de acordo com a bibliografia.
- Envolvimento parental no futebolPublication . Serrano, João; Silveira, Paulo; Cunha, André Filipe Marques; Faustino, AntónioDiiferentes autores referem que os pais avaliam a performance desportiva dos seus filhos consoante as suas crenças pessoais, despoletadas através de fatores como o apoio e entusiasmo que se revelam fundamentais no desenvolvimento das capacidades do atleta (Fredricks e Eccles,2004). A interligação dos atributos parentais reflete-se através das competências percebidas e das expetativas que as crianças possuem acerca das suas vivências desportivas. A dicotomização entre estas duas perspetivas (pais e filhos) associa-se às atividades por estes realizadas em conjunto, bem como o encorajamento parental e os comportamentos existentes durante a vida desportiva do seu filho. Desta forma a postura apresentada por parte dos pais tornar-se um modelo para o atleta, seguindo este as diretrizes percebidas pelo comportamento padrão (Hoover-Dempsey & Sandler, 2005).
- Avaliação da aptidão física em idososPublication . Vicente, Samuel Rodrigues; Faustino, António; Serrano, João; Batista, MarcoO presente estudo tem como objetivo principal conhecer a aptidão física funcional em dois grupos distintos de idosos (praticantes e não praticantes de atividade física organizada) do concelho de Pampilhosa da Serra. Saber se há diferenças ao nível da aptidão física entre um grupo que praticou atividade física organizada durante 9 meses (2x semana) e um grupo que não praticou e ainda saber se há diferenças ao nível da aptidão física entre os grupos de ginástica sénior das diferentes freguesias. A amostra foi constituída por 225 idosos com idades entre os 65 e 94 anos de idade. Na recolha de dados foi aplicada a bateria de testes Senior Fitness Test (Rikli y Jones, 2001). Os resultados demonstraram que os praticantes que tiveram atividade física organizada apresentaram em todos os testes melhores níveis de aptidão física. Entre os dois grupos encontrámos diferenças estatisticamente significativas em todas as provas aplicadas. Concluimos que a prática de atividade física organizada teve um impacto positivo na aptidão física dos idosos avaliados.