Publication
Desenvolvimento da perceção auditiva dos elementos e estruturas do discurso musical através da implementação de estratégias de audição musical
dc.contributor.advisor | Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins de | |
dc.contributor.author | Neves, João Gonçalo Amendoeira Peixoto | |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T10:57:01Z | |
dc.date.available | 2025-10-08T10:57:01Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | Este relatório integra duas componentes principais realizadas no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, variante de Formação Musical e Música de Conjunto: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e um projeto de investigação. A primeira parte descreve a experiência de estágio curricular desenvolvida no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), em Ourém, durante o ano letivo 2022/2023. O estágio envolveu três turmas do Ensino Artístico Especializado da Música (EAEM): duas de Formação Musical (1º e 3º grau) e uma de Classe de Conjunto Vocal (1º e 2º grau). Incluiu planificações de aulas, reflexões de aulas observadas e de aulas de prática pedagógica, realização de atividades extracurriculares e uma reflexão crítica sobre os desafios e aprendizagens adquiridas. A segunda parte consiste num projeto de investigação na qual o tema foi motivado pela observação de dificuldades dos alunos em reconhecer elementos musicais básicos durante audições. O estudo, aplicado a alunos do 1º e 2º grau do Ensino Especializado da Música, teve como objetivos: (1) testar e aprimorar metodologias de audição ativa; (2) avaliar o impacto dessas estratégias na perceção e análise auditiva; e (3) refletir sobre o papel da audição musical na motivação dos alunos. Adotou uma metodologia qualitativa descritiva, com um desenho experimental que comparou um grupo submetido a sessões de audição musical onde foram aplicadas estratégias de audição ativa com um outro grupo exposto a uma abordagem passiva das mesmas audições musicais. Foram realizadas cinco sessões de audição musical com cada grupo, utilizando repertório tonal instrumental, e os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo e um questionário pós-intervenção. Por fim, foram retiradas as respetivas conclusões com base na análise dos dados recolhidos. Este estudo visa contribuir para uma abordagem mais integrada da audição musical no ensino especializado da música, promovendo não apenas o desenvolvimento de competências técnicas de perceção auditiva, mas também uma compreensão mais profunda e consciente da linguagem musical. Através da implementação de estratégias de audição ativa, pretende-se criar experiências de escuta mais envolventes, significativas e motivadoras, fomentando nos alunos um gosto musical refinado e abrangente. A investigação busca assim fundamentar práticas pedagógicas que valorizem a audição musical como eixo central no processo de aprendizagem musical. | por |
dc.description.abstract | Abstract: This report integrates two main components developed within the scope of the Master's in Music Teaching, specializing in Musical Education and Ensemble Music: Supervised Tea ching Practice and a research project The first part describes the curricular internship experience carried out at the Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), in Ourém, during the 202 2 /202 3 academic year. The internship involved three classes of Specialized Artistic Music Education: two in Musical Education 1st and 3 th grades) and one in Vocal Ensemble Class 1st and 2nd grades). It included lesson planning, reflections on observed and taught lessons, extracurricular activities, and a critical a nalysis of the challenges and lessons l earned. The second part comprises a research project motivated by observed student difficulties in recognizing fundamental musical elements during listening activities. This study was motivated by the observation of students' difficulties in recognizing b asic musical elements during listening exercises. Applied to students in the 1st and 2nd grades of Specialized Music Education, the study aimed to: (1) test and refine active listening methodologies; (2) evaluate the impact of these strategies on auditory perception and analysis; and (3) reflect on the role of musical listening in student motivation. A qualitative descriptive methodology was adopted, using an experimental design that compared a group exposed to active listening strategies with a n other gro up following a passive listening approach. Five listening sessions were conducted with each group, using instrumental tonal repertoire, and data were collected through direct observation, field notes, and a post intervention questionnaire. Finally, conclus ions were drawn based on the analysis of the collected data. This study aims to contribute to a more integrated approach to musical listening in specialized music education, fostering not only the development of technical auditory perception skills but also a deeper and more conscious understanding of musical language. Through the implementation of active listening strategies, the goal is to create more engaging, meaningful, and motivating listening experiences, cultiva ting refined and broad musical tast e in students. The research thus seeks to establish pedagogical practices that value musical listening as a central pillar in the music learning process. | eng |
dc.identifier.tid | 204011302 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10312 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Audição musical | |
dc.subject | Audição ativa | |
dc.subject | Perceção auditiva | |
dc.subject | Análise musical | |
dc.subject | Estratégias de audição | |
dc.subject | Musical listening | |
dc.subject | Active listening | |
dc.subject | Auditory perception | |
dc.subject | Musical analysis | |
dc.subject | Listening strategies | |
dc.title | Desenvolvimento da perceção auditiva dos elementos e estruturas do discurso musical através da implementação de estratégias de audição musical | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto |