Publication
Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
| dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2016-09-23T10:41:59Z | |
| dc.date.available | 2016-09-23T10:41:59Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description.abstract | O artigo pretende apresentar uma contextualização relativa à dinâmica do processo de envelhecimento com uma reflexão acerca das suas diferentes valências. Tendo em consideração o aumento da esperança de vida, torna-se importante promover uma aprendizagem ao longo da vida ‘para’ e ‘com’ os cidadãos mais idosos. Neste âmbito, é realizada uma abordagem multidisciplinar onde se destaca a importância da gerontologia e da gerontagogia, num contexto de formação que se pretende ser mais ajustada às necessidades dos cidadãos mais idosos. Neste particular, de formação ao longo da vida, é dado um particular realce às Universidades da Terceira Idade a funcionar em Portugal, relativamente ao seu contributo educativo e, ao mesmo tempo, o seu contributo social. Atendendo ao facto de cada vez mais a presente sociedade do século XXI assentar em serviços e plataformas digitais, o artigo visa ainda promover uma reflexão crítica relativamente aos designados ‘nativos digitais’ e aos ‘imigrantes digitais’, no que respeita às respetivas competências digitais que lhes permitem exercer os seus direitos e os seus deveres como cidadãos. Neste novo contexto digital, torna-se importante incluir os cidadãos mais idosos no sentido de os capacitar para estes novos desafios proporcionando-lhes condições para que possam usufruir de um melhor e mais adequado envelhecimento. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | GIL, Henrique (2015) - Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH). ISSN 2317-6695. Vol. 12, nº 3, p. 212-233. | pt_PT |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v12i3.6005 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2317-6695 | |
| dc.identifier.issn | 1679-7930 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5382 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | 3; | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Envelhecimento humano | pt_PT |
| dc.subject | Educação gerontológica | pt_PT |
| dc.subject | Gerontagogia | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão digital | pt_PT |
| dc.subject | Universidades da terceira idade | pt_PT |
| dc.title | Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Passo Fundo (Rio Grande do Sul - Brasil) | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 233 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 212 | pt_PT |
| oaire.citation.title | RBCEH-Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 12 | pt_PT |
| person.familyName | Gil | |
| person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
| person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
