Publication
Processamento da leitura e memória de trabalho em uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Cristina Maria Gonçalves | |
dc.contributor.author | Leal, Bianca Cristina | |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T12:02:59Z | |
dc.date.available | 2025-02-25T12:02:59Z | |
dc.date.issued | 2025-01-30 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | |
dc.description.abstract | A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que interfere no processo de aprendizagem do sujeito. De acordo com alguns estudos, sabemos que a PHDA pode causar prejuízos na memória de trabalho e no processamento da leitura. Com base nestes pressupostos e tendo como objetivo compreender como a PHDA interfere nessas competências estruturantes para os processos de desenvolvimento e aprendizagem, realizámos um estudo onde aplicámos testes de memória e leitura a uma criança com PHDA. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, organizando-se como um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram dois testes de memória: Tarefa de Brown Peterson (adaptação do teste desenvolvido originalmente por BrownPeterson (Brown, 1958; Peterson & Peterson, 1959) e Span de Dígitos (Natale et al., 2008), e dois testes de leitura: Livro de Banda desenhada da “Turma da Mônica” de Maurício de Sousa e o Teste Avaliação de Leitura de Palavras/Pseudopalavras Isoladas – LPI (Salles; Piccolo & Toazza, 2013). Os dados obtidos nos testes de leitura mostraram que a fluência da leitura da criança não está comprometida, tendo evidenciado um bom desempenho; durante a realização dos testes de memória as dificuldades associadas à PHDA foram mais perceptíveis. Em síntese, o presente estudo de caso contribuiu para a reflexão sobre a influência da PHDA no processamento da leitura e na memória de trabalho, permitindo sensibilizar os educadores e professores para a necessidade de organizar estratégias e atividades pedagógicas que possam promover aprendizagens mais eficazes. | por |
dc.description.abstract | Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder that interferes with the subject's learning process. According to some studies, we know that ADHD can cause damage to working memory and reading processing. Based on these assumptions and with the aim of understanding how ADHD interferes with these structural skills for development and learning processes, we carried out a study in which we applied memory and reading tests to a child with ADHD. The methodology of the study is qualitative in nature and is organized as a case study. The instruments used were two memory tests: Brown Peterson Task (adaptation of the test originally developed by Brown-Peterson (Brown, 1958; Peterson & Peterson, 1959) and Digit Span (Natale et al., 2008), and two reading tests: Maurício de Sousa's “Turma da Mônica” comic book and the LPI - Isolated Words/Pseudowords Reading Assessment Test (Salles; Piccolo & Toazza, 2013). The data obtained from the reading tests showed that the child's reading fluency was not compromised, with good performance; during the memory tests, the difficulties associated with ADHD were more noticeable. In short, this case study has contributed to reflecting on the influence of ADHD on reading processing and working memory, making educators and teachers aware of the need to organize pedagogical strategies and activities that can promote more effective learning. | eng |
dc.identifier.tid | 203900847 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10053 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) | |
dc.subject | Memória de trabalho | |
dc.subject | Processamento da leitura | |
dc.subject | Aprendizagem | |
dc.subject | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) | |
dc.subject | Working memory | |
dc.subject | Reading processing | |
dc.subject | Learning | |
dc.title | Processamento da leitura e memória de trabalho em uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor |