Repository logo
 
Publication

TIC, inclusão e diferenciação pedagógica: estudo exploratório

dc.contributor.authorFilipe, Manuel
dc.contributor.authorMarques, Noémia
dc.contributor.authorSão Pedro, Sara Sofia da Costa Santos Ramos
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2020-01-10T15:11:39Z
dc.date.available2020-01-10T15:11:39Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente trabalho, pretende abordar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais, em contexto de ensino pré-escolar. A criança deste estudo possui uma cromossomopatia estrutural, que faz com que o seu desenvolvimento global seja atípico, para os seus 6 anos de idade. As suas maiores dificuldades, situam-se ao nível da atenção, concentração, motricidade e linguagem. Após uma avaliação das suas dificuldades e possibilidades, a intervenção educativa teve como principal objetivo motivar a criança e otimizar a aprendizagem dos conteúdos básicos essenciais para a sua entrada na escola do 1º CEB, assim como promover a sua participação ativa e envolvimento numa tarefa. A família foi envolvida no sentido de promover um continuum… de estreitar a colaboração com a especialista em educação especial e, desta forma, tornar esta intervenção como sendo uma rotina da criança mas apresentada de maneira lúdica. Os resultados da intervenção, foram obtidos através da observação direta e participativa junto da criança, sendo possível constatar progressos no seu desenvolvimento global como melhorias na motricidade fina e acuidade visual; melhoria na consciência fonológica; melhor estruturação do pensamento e maior tempo de concentração.pt_PT
dc.description.abstractThe present work intends to address the importance of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning process of a child with educational special needs in a pre-school context. The child in our study has a structural chromosomal anomaly, which makes the overall development atypical for her 6 years of age. Her difficulties lie at the level of attention, concentration, motricity and language. After an evaluation of the difficulties and possibilities of the child, the main objective of the educational intervention was to motivate the child and to optimize the learning of the basic contents essential for her entrance into the 1st CEB school, as well as to promote her active participation and involvement in a task. The family was involved to achieve continuous and systematic intervention through playfulness. The results of the intervention were obtained through direct and participatory observation with the child, and it is possible to observe some progress in its overall development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFilipe, M., Marques, N., São Pedro, S., e Gil, H. (2019). TIC, inclusão e diferenciação pedagógica: estudo exploratório. In Marques, C., Pereira, I., e Pérez, D. (Eds). Proceedings of the 21st International Symposium (SIIE 2019). ISBN 978-989-8840-39-4 (pp. 67-72). Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8840-39-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6870
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Tomarpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCromossomopatiapt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectRecursos digitaispt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectChromosome anomalypt_PT
dc.subjectDigital resourcespt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.titleTIC, inclusão e diferenciação pedagógica: estudo exploratóriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceTomarpt_PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.titleBook of Proceedings of the 21st International Symposium (SIIE 2019)pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Atas SIIE_TIC_2019.pdf
Size:
386.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: