Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Improvisação como processo criativo : uma abordagem Barroca e Contemporânea

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Arthur Nesrala(20).pdf2.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho de projeto tem como objetivo oferecer à comunidade musical elementos de criação improvisatória através da investigação e identificação das caraterísticas, diferentes e comuns, que impulsionam a criatividade na improvisação barroca e contemporânea. Para realização desta tarefa, além da consulta bibliográfica sobre as técnicas de improvisação em ambas as expressões musicais, foram realizadas pesquisas com a finalidade de demonstrar o pensamento criacional em ambos os modelos. Foi-se constatado que, além de ter de lidar com as peculiaridades estético-funcionais de cada expressão, ambas as linguagens musicais exigem do improvisador uma capacidade de perceção cognitiva a ser usada na performance em tempo real.
Abstract : This work aims to offer to the musical community elements of improvisational creation through the investigation and identification of the different and common characteristics that stimulate creativity in baroque and contemporary improvisation. For the accomplishment of this task, in addition to the bibliographic research on improvisation techniques in both languages, researches were carried out to demonstrate the creative thinking in both models of improvisation. It was observed that, in addition to dealing with the aesthetic-functional peculiarities of each language, both musical languages require a cognitive-perception capacity of the improviser to be used in real time performance.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Improvisação musical Processo criativo Performance Barroco Música contemporânea Musical improvisation Creative process Baroque Contemporary music

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue