Repository logo
 
Publication

A Improvisação como processo criativo : uma abordagem Barroca e Contemporânea

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorÁlvares, Paulo Sérgio Guimarães
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorNesrala, Arthur Kalil Assaf
dc.date.accessioned2019-03-28T15:50:18Z
dc.date.available2019-03-28T15:50:18Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractEste trabalho de projeto tem como objetivo oferecer à comunidade musical elementos de criação improvisatória através da investigação e identificação das caraterísticas, diferentes e comuns, que impulsionam a criatividade na improvisação barroca e contemporânea. Para realização desta tarefa, além da consulta bibliográfica sobre as técnicas de improvisação em ambas as expressões musicais, foram realizadas pesquisas com a finalidade de demonstrar o pensamento criacional em ambos os modelos. Foi-se constatado que, além de ter de lidar com as peculiaridades estético-funcionais de cada expressão, ambas as linguagens musicais exigem do improvisador uma capacidade de perceção cognitiva a ser usada na performance em tempo real.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This work aims to offer to the musical community elements of improvisational creation through the investigation and identification of the different and common characteristics that stimulate creativity in baroque and contemporary improvisation. For the accomplishment of this task, in addition to the bibliographic research on improvisation techniques in both languages, researches were carried out to demonstrate the creative thinking in both models of improvisation. It was observed that, in addition to dealing with the aesthetic-functional peculiarities of each language, both musical languages require a cognitive-perception capacity of the improviser to be used in real time performance.pt_PT
dc.identifier.tid202208257
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6420
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImprovisação musicalpt_PT
dc.subjectProcesso criativopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectBarrocopt_PT
dc.subjectMúsica contemporâneapt_PT
dc.subjectMusical improvisationpt_PT
dc.subjectCreative processpt_PT
dc.subjectBaroquept_PT
dc.subjectContemporary musicpt_PT
dc.titleA Improvisação como processo criativo : uma abordagem Barroca e Contemporâneapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Arthur Nesrala(20).pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: