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O jogo simbólico na educação pré-escolar : diferenças e semelhanças de género

dc.contributor.authorFernandes, Ana Marta Vieira Parrilha
dc.date.accessioned2012-12-18T16:44:29Z
dc.date.available2012-12-18T16:44:29Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractAs crianças, ao brincar espontaneamente, imitam ações e situações do quotidiano, que observam ou vivenciam, transformando-as em função dos seus desejos e imaginação (Vygotsky). É através deste processo real-imaginário que as crianças constroem o real, criam laços afetivos com os outros e se vão inserindo na sociedade humana. O jogo simbólico (Piaget), mais vulgarmente designado no Jardim de Infância por faz-de-conta, permite às crianças, que o realizam sozinhas, ou em pequenos grupos, a atualização de elementos do real ausente, pelo que se torna um precioso instrumento para a recolha de dados sobre a relação das crianças com o mundo. Como este estudo pretendia conhecer as ações e atitudes das crianças da Educação Pré-Escolar no respeitante às diferenças de género, centrámos a nossa observação no jogo simbólico que as crianças desenvolvem nos cantinhos do Jardim de Infância. O Estudo de Caso de cariz qualitativo foi a metodologia de investigação adotada e como métodos de recolha de dados foram utilizados o de Observação das crianças nos cantinhos e o de Entrevistas semiestruturadas, aplicadas quer às crianças, quer à Educadora responsável pelo grupo. O grupo da amostra foi constituído por 20 crianças, 10 do sexo feminino e 10 do sexo masculino, com 4 e 5 anos de idade. A análise dos dados obtidos mostrou algumas diferenças no desempenho de personagens e papéis, bem como na escolha de adereços de personagem, mas igualmente, muitas semelhanças em diferentes aspetos, nomeadamente no género de brincadeiras, no tipo de atividades representadas e na utilização dos objetos existentes nos cantinhos. Pudemos constatar que as meninas e os meninos de 4 e 5 anos observados já têm uma noção identitária de género, particularmente revelada na escolha das personagens humanas a representar, pois as meninas escolheram sempre personagens femininas e os meninos escolheram sempre personagens masculinas.por
dc.identifier.citationFERNANDES, Ana Marta Vieira Parrilha (2012) - O Jogo simbólico na educação pré-escolar : diferenças e semelhanças de género. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 91 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1611
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstudo de géneropor
dc.subjectJogo simbólicopor
dc.subjectDesenvolvimento da criançapor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectFaz-de-contapor
dc.subjectAtividade lúdicapor
dc.titleO jogo simbólico na educação pré-escolar : diferenças e semelhanças de géneropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage91por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
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