Repository logo
 
Publication

A gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco
dc.contributor.authorLopes, Diogo Almeida
dc.date.accessioned2020-02-05T10:43:48Z
dc.date.available2020-02-05T10:43:48Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
dc.description.abstractO presente documento descreve e analisa a realização de um estágio, na empresa Procer S.A., destacada na área de produção gráfica e desenvolvimento de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Bairro, Aveiro. A temática design de comunicação domina toda a investigação, e é explorada a vários nı́veis, cruzando-se com outras temáticas relevantes para a investigação. Investigação que surge da necessidade da empresa explorar novos mercados e aumentar a sua competitividade empresarial. EW tido como objetivo a obtenção de respostas para solucionar o tópico investigativo: Qual o contributo da criação de um departamento de design de comunicação no reposicionamento de mercado de uma empresa gráfica? A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e metodologia não intervencionista. Possibilitando assim o cruzamento de dados resultantes da primeira metodologia (estágio, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de projetos) e da segunda metodologia (sustentação literária, estudo de casos e análises de informação). O documento pressupõe a construção e proposta de uma ferramenta metodológica, onde inclui o departamento de design mais ativamente em todo o processo projetual, desde a colheita de dados dos requisitos do cliente até à implementação das soluções desenvolvidas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This document describes and analyzes the realization of an internship in the company Procer S.A., highlighted in the area of graphic production and development of exhibition spaces, located in Oliveira do Bairro, Aveiro. The theme of communication design dominates all research, and is explored at various levels, crossing with other relevant themes for research. Research that arises from the need for the company to explore new markets and increase its business competitiveness. The objective is to obtain answers to solve the research topic: What is the contribution of the creation of a communication design department in the market repositioning of a graphic company? The research is carried out through the use of interventionist methodology and non-interventionist methodology. This enables the crossing of data resulting from the first methodology (internship, practical application of knowledge and development of projects) and the second methodology (literary support, case studies and information analysis). The document presupposes the construction and proposal of a methodological tool, which includes the design department more actively in the entire project process, from the collection of data of the client's requirements to the implementation of the solutions developed.pt_PT
dc.identifier.tid202413691
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6912
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesign de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectGestão de designpt_PT
dc.subjectGestão de projetopt_PT
dc.subjectCommunication designpt_PT
dc.subjectGraphic designpt_PT
dc.subjectDesign managementpt_PT
dc.subjectProject managementpt_PT
dc.titleA gestão de design como ferramenta estratégica : caso de estudo Procer, S.A.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Diogo Lopes(18).pdf
Size:
14.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: