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Advisor(s)
Abstract(s)
Todo o acto de ensino-aprendizagem é um encontro entre um professor e um conjunto de alunos, cujo implícito diálogo pressupõe, por parte do professor, dois conhecimentos: o da competência a adquirir, ou do saber a apreender e o conhecimento acerca dos alunos, o que estes já dominam, os seus interesses e as suas resistências psicológicas, o que lhes falta, ainda, interiorizar.
Neste sentido, sugeri aos meus alunos de Didáctica da Expressão Dramática, disciplina do 3º ano dos Cursos de Educação de Infância e Profs. 1º Ciclo, um trabalho de observação sistemática dos seus respectivos alunos de Prática Pedagógica, quer ao nível do lúdico, quer da criatividade.
Nesta comunicação, pretendo reflectir sobre algumas das questões que estiveram na base desta proposta, nomeadamente: Será possível conhecer e avaliar as capacidades lúdica e criativa na criança / jovem? Poderemos estudar essas capacidades a partir da definição de algumas competências lúdicas e atitudes criativas? Como é que estas se podem revelar nas actividades de Faz de Conta e no Jogo Dramático?
Description
Keywords
Expressão dramática Avaliação Capacidade criativa Competência lúdica Jogo dramático
Pedagogical Context
Citation
LEITÃO, Madalena (2006) - Atitudes criativas e competências lúdicas no jogo dramático. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano XI, n.º Especial, p. 85-100.
Publisher
Escola Superior de Educação de Castelo Branco