Repository logo
 
Publication

A perspetiva da pedagogia contemporânea em Faria de Vasconcelos e as tendências educativas geradas pela Escola Nova

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2020-01-20T11:33:00Z
dc.date.available2020-01-20T11:33:00Z
dc.date.issued2019-03-03
dc.descriptionAntónio Faria de Vasconcelos (1880-1939) foi abordado por vários estudos psico) pedagógicos, por exemplo: em 1969,a Revista Estudos de Castelo Branco publicou um Monográfico de artigos, com vários depoimentos de conterrâneos e amigos ao seu itinerário bibliográfico e análise à sua obra e pensamento; a Homenagem efetuada em Castelo Branco, por um grupo de cidadãos albicastrenses e Câmara Municipal, em 1980, com o descerrar de uma placa alusiva ao Centenário do seu Nascimento, na casa onde nasceu; a atribuição de uma rua com o seu nome onde está instalada a Escola Superior de Educação; a designação de uma Escola Básica com o seu nome, pertencente atualmente ao Agrupamento de Escola Nuno Álvares de Castelo Branco; etc. Como acesso e, posterior cedência, ao espólio documental com escritos inéditos, concedido pela esposa D. Celsa Camacho Quiroga, coube ao professor J. Ferreira Marques da Universidade de Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (e de Azeredo Perdigão, amigo e companheiro de Faria de Vasconcelos na Seara Nova), realizar um trabalho meritório de investigação, ao analisar e recompilar os seus escritosem7 volumes, designados por ‘Obras Completas de Faria de Vasconcelos’, desde 1986 a 2012 (ordem cronológica de sistematização dos artigos e publicações dispersas do autor), constituindo um marco referencial histórico-documental e educativo de grande valor historiográfico. Nesse processo de resgate e de recolha do espólio, teve grande preponderância a ação do Instituto de História da Educação, atualmente inserido no Arquivo da Secretaria de Estado da Educação, com destaque para o papel e esforço de António Sampaio da Nóvoa ao constituir e elaborar esse arquivo, de modo a colocá-lo à disposição de investigadores e historiadores. Em 2015 o professor Carlos Meireles Coelho, da Universidade de Aveiro, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia traduziu e analisou, a obra ‘L’École Nouvelle en Belgique’ (1915), acrescentando um leque de anotações educativas, estando essa publicação disponível, em acesso aberto (E-book) à comunidade educativapt_PT
dc.description.abstractNorteamo-nos por uma perspetiva pedagógica e hermenêutica de argumentação, ao abordar o escolanovista Faria de Vasconcelos, tendo como alicerce a sua obra e clarificando algumas das suas ideias no contexto da EN e no seio da Pedagogia Contemporânea, da pedagogia científica (psicologia experimental e/ou aplicada), da pedagogia como Ciência Educativa, no movimento da pedologia portuguesa. Por fim analisaremos o impacto da EN na História da Educação e nas tendências, teorias e/ou modelos educativos que se produziram ao longo do século passado, com especial atenção a alguns aspetos relevantes e mudanças na educação/ pedagogia.pt_PT
dc.description.sponsorshipCâmara Municipal de Castelo Branco; Junta de Freguesia de Castelo Branco; CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - e FCT; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Associação HISCULTEDUCApt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2019) - A perspetiva da pedagogia contemporânea em Faria de Vasconcelos e as tendências educativas geradas pela escola nova. In: Martins, E.C., António Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro. Castelo Branco: Edição Câmara Municipal de Castelo Branco /Várzea da Rainha Impressores/Editora. p. 497-525.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-691-808-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6877
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCâmara Municipal de Castelo Branco/Várzea da Rainha Impressores - editorapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia contemporâneapt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectMovimento da Escola Novapt_PT
dc.subjectCiência educativa modernapt_PT
dc.subjectTendências educativaspt_PT
dc.subjectEducação contemporâneapt_PT
dc.titleA perspetiva da pedagogia contemporânea em Faria de Vasconcelos e as tendências educativas geradas pela Escola Novapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage525pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage497pt_PT
oaire.citation.titleAntónio Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuropt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Martins, EC (2019)-Pedagogia Contemporânea em FV-Capítulo_CâmaraMunicipalCB_pag 497-525.pdf
Size:
19.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: