Publication
A perspetiva da pedagogia contemporânea em Faria de Vasconcelos e as tendências educativas geradas pela Escola Nova
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T11:33:00Z | |
dc.date.available | 2020-01-20T11:33:00Z | |
dc.date.issued | 2019-03-03 | |
dc.description | António Faria de Vasconcelos (1880-1939) foi abordado por vários estudos psico) pedagógicos, por exemplo: em 1969,a Revista Estudos de Castelo Branco publicou um Monográfico de artigos, com vários depoimentos de conterrâneos e amigos ao seu itinerário bibliográfico e análise à sua obra e pensamento; a Homenagem efetuada em Castelo Branco, por um grupo de cidadãos albicastrenses e Câmara Municipal, em 1980, com o descerrar de uma placa alusiva ao Centenário do seu Nascimento, na casa onde nasceu; a atribuição de uma rua com o seu nome onde está instalada a Escola Superior de Educação; a designação de uma Escola Básica com o seu nome, pertencente atualmente ao Agrupamento de Escola Nuno Álvares de Castelo Branco; etc. Como acesso e, posterior cedência, ao espólio documental com escritos inéditos, concedido pela esposa D. Celsa Camacho Quiroga, coube ao professor J. Ferreira Marques da Universidade de Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (e de Azeredo Perdigão, amigo e companheiro de Faria de Vasconcelos na Seara Nova), realizar um trabalho meritório de investigação, ao analisar e recompilar os seus escritosem7 volumes, designados por ‘Obras Completas de Faria de Vasconcelos’, desde 1986 a 2012 (ordem cronológica de sistematização dos artigos e publicações dispersas do autor), constituindo um marco referencial histórico-documental e educativo de grande valor historiográfico. Nesse processo de resgate e de recolha do espólio, teve grande preponderância a ação do Instituto de História da Educação, atualmente inserido no Arquivo da Secretaria de Estado da Educação, com destaque para o papel e esforço de António Sampaio da Nóvoa ao constituir e elaborar esse arquivo, de modo a colocá-lo à disposição de investigadores e historiadores. Em 2015 o professor Carlos Meireles Coelho, da Universidade de Aveiro, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia traduziu e analisou, a obra ‘L’École Nouvelle en Belgique’ (1915), acrescentando um leque de anotações educativas, estando essa publicação disponível, em acesso aberto (E-book) à comunidade educativa | pt_PT |
dc.description.abstract | Norteamo-nos por uma perspetiva pedagógica e hermenêutica de argumentação, ao abordar o escolanovista Faria de Vasconcelos, tendo como alicerce a sua obra e clarificando algumas das suas ideias no contexto da EN e no seio da Pedagogia Contemporânea, da pedagogia científica (psicologia experimental e/ou aplicada), da pedagogia como Ciência Educativa, no movimento da pedologia portuguesa. Por fim analisaremos o impacto da EN na História da Educação e nas tendências, teorias e/ou modelos educativos que se produziram ao longo do século passado, com especial atenção a alguns aspetos relevantes e mudanças na educação/ pedagogia. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Câmara Municipal de Castelo Branco; Junta de Freguesia de Castelo Branco; CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - e FCT; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Associação HISCULTEDUCA | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2019) - A perspetiva da pedagogia contemporânea em Faria de Vasconcelos e as tendências educativas geradas pela escola nova. In: Martins, E.C., António Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro. Castelo Branco: Edição Câmara Municipal de Castelo Branco /Várzea da Rainha Impressores/Editora. p. 497-525. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-691-808-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6877 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Câmara Municipal de Castelo Branco/Várzea da Rainha Impressores - editora | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia contemporânea | pt_PT |
dc.subject | Faria de Vasconcelos | pt_PT |
dc.subject | Movimento da Escola Nova | pt_PT |
dc.subject | Ciência educativa moderna | pt_PT |
dc.subject | Tendências educativas | pt_PT |
dc.subject | Educação contemporânea | pt_PT |
dc.title | A perspetiva da pedagogia contemporânea em Faria de Vasconcelos e as tendências educativas geradas pela Escola Nova | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 525 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 497 | pt_PT |
oaire.citation.title | António Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Martins, EC (2019)-Pedagogia Contemporânea em FV-Capítulo_CâmaraMunicipalCB_pag 497-525.pdf
- Size:
- 19.13 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: