Repository logo
 
Publication

A improvisação como meio de desenvolvimento no ensino do clarinete

datacite.subject.fosDomƭnio/Ɓrea Cientƭfica:Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorPires, Tiago Urbano
dc.date.accessioned2018-12-10T18:07:26Z
dc.date.available2018-12-10T18:07:26Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionRelatório de EstÔgio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessÔrios à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractEste relatório é composto por duas secções. Na primeira secção serÔ apresentado um resumo do Dossier Pedagógico da PrÔtica de Ensino Supervisionada, onde se expõem algumas aulas, actividades e vivências experienciadas ao longo do estÔgio realizado no Conservatório de Música de Águeda (CMA), no ano letivo 2016/2017, com a colaboração e orientação dos professores cooperantes Mafalda Lopes e Pedro Costa, e supervisão do professor Carlos Alves. Serão apresentadas algumas contextualizações (cidade Águeda, conservatório, alunas), planificações, relatórios de aula, terminando com uma reflexão sobre as vivências experienciadas e os procedimentos no estÔgio. Na segunda secção descreve-se o projeto de investigação para a realização deste Relatório de EstÔgio, onde se procura entender o estado e o que hÔ por fazer na improvisação ligada ao ensino do clarinete no nosso país. Assim serÔ apresentada uma revisão de literatura sobre o tema, serão explicadas/analisadas as metodologias usadas ao longo da investigação e serão apresentadas algumas ferramentas possíveis de utilizar na sala de aula para desenvolver a improvisação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report is composed of two sections. In the first section, a summary of the Pedagogical Dossier of Supervised Teaching Practice will be presented, with some classes, activities and moments experienced during the internship at the Conservatory of Music of Ɓgueda in the 2016/2017 school year, with the collaboration and guidance of the cooperating teachers Mafalda Lopes and Pedro Costa and supervision of professor Carlos Alves. It will also be presented the context (the city of Ɓgueda, the conservatory, the students), planning, class reports, ending with a reflection on the lived experiences and the procedures in the internship. In the second section, it is described the research project done for this internship report, aiming to understand the status and what is there to do in improvisation related with the teaching of the clarinet in our country. Thus, a review of the literature on the subject will be presented, as well as some tools likely to be used in the classroom environment to develop improvisation and will be explained/analyzed the methodologies used throughout the research.pt_PT
dc.identifier.tid202100014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6294
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectMĆŗsicapt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectClarinetpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.titleA improvisação como meio de desenvolvimento no ensino do clarinetept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de MĆŗsicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tiago Pires.pdf
Size:
7.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: