Publication
A improvisação como meio de desenvolvimento no ensino do clarinete
datacite.subject.fos | DomĆnio/Ćrea CientĆfica:Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ladeira, Pedro Miguel Reixa | |
dc.contributor.author | Pires, Tiago Urbano | |
dc.date.accessioned | 2018-12-10T18:07:26Z | |
dc.date.available | 2018-12-10T18:07:26Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description | Relatório de EstÔgio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessÔrios à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música. | |
dc.description.abstract | Este relatório Ć© composto por duas secƧƵes. Na primeira secção serĆ” apresentado um resumo do Dossier Pedagógico da PrĆ”tica de Ensino Supervisionada, onde se expƵem algumas aulas, actividades e vivĆŖncias experienciadas ao longo do estĆ”gio realizado no Conservatório de MĆŗsica de Ćgueda (CMA), no ano letivo 2016/2017, com a colaboração e orientação dos professores cooperantes Mafalda Lopes e Pedro Costa, e supervisĆ£o do professor Carlos Alves. SerĆ£o apresentadas algumas contextualizaƧƵes (cidade Ćgueda, conservatório, alunas), planificaƧƵes, relatórios de aula, terminando com uma reflexĆ£o sobre as vivĆŖncias experienciadas e os procedimentos no estĆ”gio. Na segunda secção descreve-se o projeto de investigação para a realização deste Relatório de EstĆ”gio, onde se procura entender o estado e o que hĆ” por fazer na improvisação ligada ao ensino do clarinete no nosso paĆs. Assim serĆ” apresentada uma revisĆ£o de literatura sobre o tema, serĆ£o explicadas/analisadas as metodologias usadas ao longo da investigação e serĆ£o apresentadas algumas ferramentas possĆveis de utilizar na sala de aula para desenvolver a improvisação. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract : This report is composed of two sections. In the first section, a summary of the Pedagogical Dossier of Supervised Teaching Practice will be presented, with some classes, activities and moments experienced during the internship at the Conservatory of Music of Ćgueda in the 2016/2017 school year, with the collaboration and guidance of the cooperating teachers Mafalda Lopes and Pedro Costa and supervision of professor Carlos Alves. It will also be presented the context (the city of Ćgueda, the conservatory, the students), planning, class reports, ending with a reflection on the lived experiences and the procedures in the internship. In the second section, it is described the research project done for this internship report, aiming to understand the status and what is there to do in improvisation related with the teaching of the clarinet in our country. Thus, a review of the literature on the subject will be presented, as well as some tools likely to be used in the classroom environment to develop improvisation and will be explained/analyzed the methodologies used throughout the research. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202100014 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6294 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Improvisação | pt_PT |
dc.subject | Clarinete | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | MĆŗsica | pt_PT |
dc.subject | Improvisation | pt_PT |
dc.subject | Clarinet | pt_PT |
dc.subject | Creativity | pt_PT |
dc.subject | Teaching | pt_PT |
dc.subject | Music | pt_PT |
dc.title | A improvisação como meio de desenvolvimento no ensino do clarinete | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de MĆŗsica | pt_PT |