Publication
Sistema vasconceliano nos meandros da Escola Nova: Pedagogo português Faria de Vasconcelos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.contributor.editor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | |
dc.date.accessioned | 2025-07-30T08:41:18Z | |
dc.date.available | 2025-07-30T08:41:18Z | |
dc.date.issued | 2025-02-19 | |
dc.description.abstract | Estudo histórico-descritivo e documental sobre Faria de Vasconcelos (1880-1939), incluído na História da Educação, recorrendo às fontes primárias/secundárias, submetidas à metodologia hermenêutica analítica (análise de conteúdo). O objetivo foi abordar este pedagogo português no seu pensamento escolanovista e contributos à pedagogia contemporânea. A estrutura do texto assenta em 3 pontos: conhecer influxos do Movimento da Escola Nova no pensamento vasconceliano; analisar os contributos à orientação profissional na dimensão da pedotecnia/psicotecnia; compreender o seu legado pedagógico para a História da Educação portuguesa. Reconhecemos dessa análise ao sistema vasconceliano a projeção nacional e internacional deste pedagogo, impregnado ideais da Escola Nova, que os levou à prática, numa preocupação pela formação pedagógico-didática dos educadores/professores, pela pedagogia escolar, a orientação escolar/profissional e pelo âmbito psicopedagógico do ensino-aprendizagem. Propôs soluções aos problemas escolares dos alunos, incluindo os 8anormais9, bem evidentes na Proposta de Reforma do Sistema Educativo de João Camoesas, em 1923. | por |
dc.description.abstract | Abstract: We carried out a historical-descriptive study on Portuguese pedagogue Faria de Vasconcelos (1880-1939) using documentary sources (primary, secondary), with a hermeneutic methodology of content analysis, aiming to analyze his thinking and pedagogical contributions to contemporary pedagogy. We structured the analysis text into 3 points: knowing the influences of the New School Movement in Vasconceliano thought; analyze professional guidance in Vasconcelos using pedotechnics and psychotechnics; and understand the pedagogical legacy of Faria de Vasconcelos for the History of Education in Portugal. From the analysis of the Vasconceliano system, we recognize the great national/international projection of this pedagogue who imbued himself with the ideals of the New School and put them into practice, simultaneously worrying about the pedagogical-didactic training of educators/teachers, school pedagogy, school guidance and through the psych pedagogical aspect of teaching-learning. He proposed solutions to students' school problems, including 'abnormal' ones, clearly evident in João Camoesas' Proposal for Reform of the Educational System, in 1923 | eng |
dc.description.sponsorship | CeiED da universidade Lusófona e FCT | |
dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2025) - Sistema vasconceliano nos meandros da Escola Nova: Pedagogo português Faria de Vasconcelos Revista Tópicos Educacionais, Pernambuco, v. 31, n. 1, p. 1-27. ISSN 2448-0215. https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.264495 | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.264495 | |
dc.identifier.issn | 2448-0215 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10267 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | |
dc.relation.hasversion | https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/index | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Faria de Vasconcelos | |
dc.subject | Movimento da Escola Nova | |
dc.subject | pedagogia contemporânea | |
dc.subject | New School Movement | |
dc.subject | contemporary pedagogy. | |
dc.title | Sistema vasconceliano nos meandros da Escola Nova: Pedagogo português Faria de Vasconcelos | por |
dc.title.alternative | Vasconcelian system in the meanders of Escola Nova: portuguese pedagogist Faria de Vasconcelos | eng |
dc.type | text | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 27 | |
oaire.citation.issue | 1 | |
oaire.citation.startPage | 1 | |
oaire.citation.title | Revista Tópicos Educacionais | |
oaire.citation.volume | 31 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2025-Rev Tópicos Educacionais v31 n1_p1-27-Sistema vasconceliano-2025.pdf
- Size:
- 353 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: