Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Partindo da relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de didática da gramática, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino e aprendizagem da gramática podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos, do ponto de vista da crítica da razão didática, os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Didática da Gramática determina nesta etapa da escolaridade em que o caráter transversal e a dimensão implícita no ensino da gramática desempenham um papel fundamental: (i) linguística descritiva/gramática da palavra: palavra fonológica, palavra morfológica, palavra semântica e classes de palavras; (ii) ensino e aprendizagem do vocabulário (iii) representação gráfica e ortográfica; (iv) linguística descritiva/gramática da frase: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) linguística textual – gramática do texto. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Metas Curriculares de Português (MCP) e os Programas de Português do Ensino Básico (PPEB), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados.

Description

Keywords

Integração didática Unidade didática Gramática Metalinguagem

Pedagogical Context

Citation

PAIS, A. (2016). Ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade. In Elementos de didática da língua e da literatura em contexto pedagógico. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança. ISBN: 978-972-8952-40-2. p. 59-90.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação em Estudos da Criança