Repository logo
 
Publication

Ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade

dc.contributor.authorPais, António
dc.date.accessioned2018-02-05T13:34:44Z
dc.date.available2018-02-05T13:34:44Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractPartindo da relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de didática da gramática, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino e aprendizagem da gramática podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos, do ponto de vista da crítica da razão didática, os grandes domínios técnico-didáticos que a interface Integração Curricular/Didática da Gramática determina nesta etapa da escolaridade em que o caráter transversal e a dimensão implícita no ensino da gramática desempenham um papel fundamental: (i) linguística descritiva/gramática da palavra: palavra fonológica, palavra morfológica, palavra semântica e classes de palavras; (ii) ensino e aprendizagem do vocabulário (iii) representação gráfica e ortográfica; (iv) linguística descritiva/gramática da frase: palavra morfossintática e grupo de palavras; (v) linguística textual – gramática do texto. Propomos, adotando como referenciais epistemológico-didáticos o Dicionário Terminológico (DT), as Metas Curriculares de Português (MCP) e os Programas de Português do Ensino Básico (PPEB), uma proposta prática de integração curricular, materializada na opção metodológica de Unidade Didática, com definição de percursos de ensino e aprendizagem integrados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIS, A. (2016). Ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade. In Elementos de didática da língua e da literatura em contexto pedagógico. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança. ISBN: 978-972-8952-40-2. p. 59-90.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8952-40-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5919
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Estudos da Criançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegração didáticapt_PT
dc.subjectUnidade didáticapt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectMetalinguagempt_PT
dc.titleEnsino da gramática nos primeiros anos de escolaridadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage90pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.titleElementos de didática da língua e da literatura em contexto pedagógicopt_PT
person.familyNamePais
person.givenNameAntónio
person.identifier.orcid0000-0001-9240-0682
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensino da gramatica nos primeiro anos de escolaridade1.pdf
Size:
2.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: