Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estágio na ESARTPROJECTFACTORY

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Daniela Pedro(19).pdf32.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento consiste no relatório de estágio desenvolvido no âmbito do segundo ano letivo do Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário, pertencente à Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estágio teve a duração de dez meses (5/9/2022 – 21/7/2023) e foi concretizado no departamento ESARTPROJECTFACTORY da ESART. Ao longo deste relatório, os capítulos Introdução, Enquadramento Teórico, ESARTPROJECTFACTORY e Estágio são explorados para fornecer uma visão abrangente das atividades e aprendizagem realizadas. Na Introdução, são delineados os objetivos do estágio e apresentada a justificação para o desenvolvimento do estágio curricular neste local. O Enquadramento Teórico destaca as bases conceituais e teóricas que sustentaram as abordagens colaborativas adotadas ao longo do estágio, sendo destacada a temática do Design nas suas componentes de projeto, ensino e de fabricação/desenvolvimento de protótipos. O terceiro capítulo diz respeito à apresentação do local de estágio, incluindo a Por fim, no Estágio são apresentadas as atividades desempenhadas, isto é, tarefas de colaboração no ensino, em projetos, eventos e tarefas de organização; dinamização de redes sociais; e desenvolvimento de projetos de design. Os projetos apresentados inserem-se, maioritariamente, nas áreas de design de equipamento, mobiliário e componentes cénicos. Estas atividades permitiram a aplicação prática das competências de estruturação, gestão de tempo e interação com diversos públicos, evidenciando a importância da colaboração em ambientes dinâmicos.contextualização das instalações e uma descrição dos serviços e colaboradores.
Abstract : The present document consists of the internship report developed during the scope of the second academic year of the Master's Degree in Interior and Furniture Design, belonging to the Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. The internship lasted for ten months (5/9/2022 – 21/7/2023) and was carried out in the ESARTPROJECTFACTORY department of ESART. Throughout the report, the chapters Introduction, Theoretical Framework, ESARTPROJECTFACTORY, and Internship are explored to provide a comprehensive overview of the activities and learning accomplished. In the Introduction, the internship objectives are outlined, and the rationale for conducting the curricular internship at this location is presented. The Theoretical Framework highlights the conceptual and theoretical foundations that supported the collaborative approaches adopted throughout the internship, with a focus on the theme of Design in its components of project, teaching, and manufacturing/prototype development. The third chapter pertains to the presentation of the internship site, including the contextualization of the facilities and a description of the services and collaborators. Finally, in the Internship chapter, the performed activities are presented, including collaborative tasks in teaching, projects, events and organizational task; social media management; and design project development. The presented projects are primarily within the areas of equipment design, furniture and scenic components. These activities facilitated the practical application of skills related to organization, time management, and interaction with diverse audiences, highlighting the importance of collaboration in dynamic environments.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário.

Keywords

Estágio Ensino de design Projeto de design Fabrico assistido por computador Modelação 3D paramétrica Internship Design education Design project Computer-aided manufacturing Parametric 3D modeling

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue