Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

O desenvolvimento da criatividade nas aulas de formação musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Paulo Cordeiro(18).pdf12.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música com especialização em Formação Musical e Música de Conjunto e está estruturado em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e o Coro Leal da Câmara. A segunda parte centra-se numa investigação desenvolvida com o propósito de percecionar diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento da Criatividade nas aulas de Formação Musical, analisando-se a perspetiva dos alunos e dos professores. Este projeto de investigação de natureza qualitativa visa: i) perceber de que forma o desenvolvimento da criatividade pode existir nas aulas de Formação Musical, ii) identificar estratégias e atividades a ser usadas na aula de Formação Musical; iii) refletir sobre a resposta dos alunos sobre diferentes metodologias de trabalho aplicadas em aula, e iv) compreender a influência do desenvolvimento da criatividade na autonomia dos alunos enquanto futuros intérpretes. Será apresentado e analisado um inquérito por entrevista a professores de Formação Musical, bem como o resultado da observação direta participante com uma turma de Iniciação Musical colocando em prática atividades direcionadas ao uso da criatividade.
Abstract : This internship report is part of the Master's Degree in Music Teaching, specialising in Music Education and Ensemble Music, and is structured in two parts. The first part covers the Supervised Teaching Practice - Internship, which took place during the 2022/2023 academic year, at the Sintra Conservatory of Music, in Rio de Mouro, where I accompanied a 4th grade Music Training class and the Leal da Câmara Choir. The second part focuses on an investigation carried out with the aim of perceiving different perspectives on the use of Creativity in Music Training classes, analysing the perspective of students and teachers. This qualitative research project aims to: i) understand how the use of creativity can exist in music education classes, ii) identify strategies and activities to be used in music education classes; iii) reflect on the students' response to different work methodologies applied in class, and iv) understand the influence of the use of creativity on the students' autonomy as future performers. An interview survey of music education teachers will be presented and analysed, as well as the result of direct participant observation with a music initiation class putting into practice activities aimed at the use of creativity.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música Formação Musical e Música de Conjunto.

Keywords

Composição Criatividade Ensino da música especializado Formação musical Improvisação Composition Creativity Improvisation Musical training Specialized artistic education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue