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Impacto do aumento das temperaturas na vida útil dos pavimentos – análise para as condições de Castelo Branco

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As consequências das alterações climáticas no desempenho e vida útil dos pavimentos rodoviários flexíveis poderão ser muito significativas. Entre os vários fatores com potencial para impactar na manutenção e desempenho destes está o aumento das temperaturas. Neste trabalho foram recolhidos dados sobre as temperaturas históricas e estimadas para Castelo Branco para as trajetórias de concentração de gases de efeito estufa (Representative Concentration Pathways) RCP4.5 e RCP8.5. Utilizando o método da Shell foi avaliado o impacto no dimensionamento dos pavimentos da subida estimada das temperaturas até ao fim do século. Foi determinada a influência desta subida na temperatura ponderada do ar, na temperatura de serviço para dimensionamento, no módulo de deformabilidade de misturas betuminosas utilizadas em Portugal e na vida útil de uma estrutura típica de pavimento flexível. Os resultados obtidos indicam que mesmo no cenário RCP4.5 o efeito da subida de temperaturas é significativo, cerca de 12% de redução no módulo de deformabilidade e 3 anos de redução na vida útil. Para o cenário RCP8.5 os efeitos são significativamente ampliados com a redução do módulo de rigidez de cerca de 35% e com uma redução da vida útil do pavimento superior a 6 anos.

Description

Keywords

Alterações climáticas Pavimentos flexíveis Dimensionamento de pavimentos Aumento das temperaturas Método da Shell

Citation

GARDETE, Dinis Correia [et al.] (2025) - Impacto do aumento das temperaturas na vida útil dos pavimentos – análise para as condições de Castelo Branco. In 11º Congresso Rodoferroviário Português.

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Centro Rodoferroviário Português

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