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Prevenção de lesões em estudantes de música : intervenção da fisioterapia

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Os músicos e estudantes de música apresentam inúmeras queixas músculo-esqueléticas, tais como dor e fadiga muscular associadas à prática de instrumentos. Estas podem dever-se à intensidade e exigência da técnica e a posturas repetidas e mantidas. Não havendo uma intervenção terapêutica ou uma mudança de hábitos, o músico poderá perder alguma da sua funcionalidade, desenvolver assimetrias posturais, perder força e endurance, sen􀆟r dor e desconforto. Inicialmente foram distribuídos 2 ques􀆟onários (Nulli 20- Índice do Pescoço e Membro Superior e um ques􀆟onário realizado pela autora do estudo) a 41 alunos do curso de música. Na aplicação prática do estudo, foram realizadas sessões de ensino com o aconselhamento de estratégias que contribuem para a diminuição de queixas e prevenção de lesões; classes de movimento (7 sessões); sessões de alongamentos (2 sessões) e sessões de relaxamento (2 sessões). As queixas nos alunos de música centram-se na região cervical, lombar e nos membros superiores, nomeadamente nos ombros e punhos. Na sua grande maioria, foi referida a presença de formigueiros nos membros superiores. Rela􀆟vamente às sessões prá􀆟cas, verificaram-se melhorias ao nível das atividades fisicas, do impacto na vida psicossocial e no sono, embora sem significado estatistico. Não se verificaram alterações ao nível do trabalho e relativamente aos efeitos iatrogénicos houve um aumento dos sintomas. No entanto, a pontuação total dos ques􀆟onários revela melhorias para os sujeitos que 􀆟veram intervenção da fisioterapia. Conclusão: A criação de programas de prevenção de lesões nas escolas de música e nos conservatórios pode ser benéfica, contribuindo para a diminuição das queixas já existentes e para a prevenção de lesões, aumentando desta forma a qualidade de vida e a eficácia destes profissionais.
ABSTRACT: Musicians and music students present numerous musculoskeletal complaints such as muscle pain and fa􀆟gue associated with the practice of instruments. These may be due to the intensity and demands of technique such as repeated postures and maintained. Not having a therapeu􀆟c interven􀆟on or a change in habits, the musician may lose some of its functionality, develop postural asymmetries, losing strength and endurance, pain and discomfort Initially 2 questionnaires were distributed (Nulli 20 and a questionnaire completed by the author of the study) to 41 music students. In practical applica􀆟on of the study, were given teaching sessions with the counseling strategies that contribute to the reduc􀆟on in complaints and injury prevention; classes of motion (7 sessions); stretching sessions (2 sessions) and relaxation sessions (2 sessions). Complaints in music students focus on cervical, lumbar and upper limbs, par􀆟cularly in the shoulders and wrists. Mostly, was that the presence of 􀆟ngling in the upper limbs. As to the prac􀆟ce sessions, there were improvements in physical activity, the impact on psychosocial life and sleep, although without statistical significance. There were no changes to the working level and for iatrogenic effects an increase of the symptoms. However, the total score of the ques􀆟onnaires reveals improvements for the subjects who had physiotherapy interven􀆟on. The crea􀆟on of injury preven􀆟on programs in schools and conservatories of music can be beneficial, contribu􀆟ng to the reduction of complaints and for the prevention of injury, increasing the quality of life and effectiveness of these professionals.

Description

Keywords

Músicos Prevenção Fisioterapia Educação para a saúde Musicians Prevention Physiotherapy Health education

Citation

PINHEIRA, V. ; GAMEIRO, A. ; RODRIGUES, A. (2013) - Prevenção de lesões em estudantes de música – intervenção da fisioterapia. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 13.

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