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Maria Agostinho de Lima Rodrigues, Abel

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  • Adaptação cultural e validação da versão portuguesa do Living with Asthma Questionnaire (LWAQ)
    Publication . Gonçalves, Rui Soles; Cavalheiro, Luís; Gil, João; Rodrigues, Abel; Coutinho, António; Henriques, Gonçalo; Ferreira, Pedro
    Objetivo: Traduzir e adaptar culturalmente o Living with Asthma Questionnaire (LWAQ) para a língua Portuguesa e testar a sua fiabilidade e validade. Métodos: A versão Portuguesa desta medida de qualidade de vida relacionada com a saúde, específica de doença, foi obtida através de traduções e retroversões, painéis de consenso e pré-teste. A versão Portuguesa dos questionários LWAQ e Medical Outcomes Study - 36 item Short Form (SF-36), e um formulário das características dos doentes foram administrados a 61 asmáticos. Resultados: A fiabilidade das pontuações do LWAQ foi considerada boa com coeficientes alfa de Cronbach a variarem entre 0.70 e 0.97 [com exceção do constructo “preocupações” (0.62), e dos domínios “sono” (0.67) e “efeitos nos outros” (0.47)] e coeficientes de correlação intraclasse entre 0.86 e 0.99. A validade de construção foi suportada pela confirmação de hipóteses pré-definidas envolvendo as correlações esperadas entre os constructos, domínio e pontuação total do LWAQ, e as dimensões do SF-36 com conceitos semelhantes. Conclusão: A versão Portuguesa do LWAQ apresentou características psicométricas adequadas em termos de coerência interna, reprodutibilidade e validade de construção.
  • Impacto da dor lombar na capacidade funcional e qualidade de vida relacionada com a saúde nos educadores de infância do distrito de Évora.
    Publication . Manguinhas, S.; Rodrigues, Abel
    OBJECTIVOS: Avaliar o impacto da dor lombar na capacidade funcional e qualidade de vida relacionada com a saúde nos educadores de infância do distrito de Évora. RELEVÂNCIA: Constatamos que os educadores de infância procuram frequentemente cuidados de fisioterapia com queixas de lombalgias e que na sua actividade assumem frequentemente posturas de risco para a coluna lombar. Não temos conhecimento de estudos em Portugal que investiguem o impacto da dor lombar neste grupo profissional. AMOSTRA: De uma população de 312 educadores, 207 participaram no estudo, ficando a amostra constituída por 185, após aplicados os critérios de exclusão. METODOLOGIA: Estudo de levantamento, transversal, exploratório e de natureza epidemiológica, realizado entre Fevereiro e Junho de 2007. Cada educador preencheu um questionário de dados sócio-demográficos (para caracterização da amostra), o Roland-Morris Disability Questionnaire (para avaliar o impacto da dor lombar na capacidade funcional), o SF12 (para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde) e declaração de consentimento informado. ANÁLISE ESTATÍSTICA: Foram utilizados testes paramétricos na análise descritiva e o Coeficiente de Correlação de Pearson na análise da associação entre as variáveis (versão Windows do SPSS 14.0). RESULTADOS/DISCUSSÃO: Dos educadores (com média de 38 anos de idade e 14 anos e meio de profissão), 73,5% apresentaram algum grau de incapacidade por dor lombar, sendo este em média de 3,15, e percepcionaram ter uma qualidade de vida relacionada com a saúde física de 45,07 e com a saúde mental de 44,74. À medida que a incapacidade funcional por dor lombar aumenta, estes percepcionam ter menor qualidade de vida relacionada com a saúde física (p=0,000 e r=-0,686) e mental (p=0.012 e r=-0,184). CONCLUSÃO: A dor lombar nos educadores de infância do distrito de Évora tem um fraco impacto na sua capacidade funcional e estes percepcionam ter um nível médio de qualidade de vida relacionada com a sua saúde.
  • Efeito de duas técnicas de alongamento na actividade mioeléctrica dos músculos trapézio superior e trapézio médio
    Publication . Rodrigues, Abel; Figueiredo, Sandra; Coutinho, António
    OBJECTIVOS: Averiguar as diferenças entre dois protocolos de alongamentos – um de alongamentos estáticos (AE) e outro de alongamentos pelo método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) – na actividade eletromiográfica (EMG´s) dos músculos trapézio superior e trapézio médio AMOSTRA: A amostra constituída por 30 indivíduos, distribuídos aleatoriamente por 2 grupos de 15 elementos, um submetido ao protocolo de AE e o outro ao protocolo de alongamentos pelo método de PNF. MATERIAL E MÉTODOS: No protocolo de AE, o alongamento foi mantido por 30 segundos, no protocolo de PNF foi utilizada a técnica contrair-relaxar com contracção do agonista (5 segundos de contracção + 30 segundos de alongamento para o lado oposto). Os registos electromiográficos foram efectuados em dois tempos (T0 e T1 – antes e após a aplicação dos protocolos) e o sinal recolhido através da manutenção de uma contracção voluntária máxima (CVM) do tipo isométrico (5 segundos). ANÁLISE ESTATÍSTICA: Para a análise descritiva dos dados foram utilizadas medidas de dispersão e tendência central. Para a comparação dos valores da CVM em T0 e T1 foi usado o teste de Wilcoxon e para a comparação entre grupos, o teste de Mann-Whitney (nível de significância (p≤0,05). RESULTADOS: Este estudo obteve alterações significativas ao nível do músculo trapézio superior esquerdo, tendo ocorrido um aumento da média da CVM deste músculo em relação a T0 e após aplicação da técnica de PNF (p=0,003) e de AE (p=0,041). Comparando os valores dos dois grupos em T1, não se verificaram alterações significativas. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos neste estudo contrariam o descrito em alguns estudos, visto que os níveis de actividade electromiográfica, obtidos a partir da CVM, do músculo trapézio superior esquerdo aumentaram, após a aplicação de ambas as técnicas.
  • The balance confidence scale, health status and a multitasking evaluation protocol in the elderly
    Publication . Coutinho, António; Pinheira, Vítor; Rodrigues, Abel; Cordeiro, Nuno; Leitão, Catarina
    Falls are a serious health problem for elderly people. In Portugal, falls are about 70 % of accidents in the elderly. The aging process can be understood as the set of changes structural and functional, namely in motor, sensory and cognitive functions. These changes interfere with functional performance, with the execution of activities of daily living (ADL), quality of life (QOL) and mobility functional. After a fall elderly develops a fear of falling related with low levels of balance confidence. Furthermore, the ability to maintain dynamic balance during postural task involves more attentional demands and high levels of environment control. The ability to perform a Dual Task (DT) is essential for the elderly, as it allows functional independence. However, in the elderly population this capacity may be reduced, since the elderly may have limitations in the hablity of information processing because the implementation of DT requires more attention resources. Another of the capacities affected by the implementation of DT in elderly population is gait.The main objectives are: to evaluate an Experimental Protocol (EP)of Dual Task including Gait, Motor and cognitive challenges; to correlate scores of EP with scores of The Activities-Specific Balance Confidence Scale, SF-12 and MMSE and with the difference between TUG and Cognitive TUG. An experimental protocol was tested in four different occasions to evaluate functional performance related in walking, cognition and coordination in double and Emultiple tasks, along a path (6mx0.4m). Eight different tasks conjugations were tested: a) walking straight, b) counting back, c) coordinating the upper limbs and d) overcoming the obstacle. We also used a Balance Confidence Scale and SF-12. The score of the experimental protocol is done by counting errors. Execution of double task, motor and cognitive, focused on 4 components: coordination, muscle strengthening, dual-task and balance. 4 weeks program, with a total of 12 sessions. Evaluation: T0 (pre-intervention), T1 (post-intervention) and T2 (follow-up 1 month after) T3 . SF-12, MMSE, 6 Meter Experimental Protocol and kinematic evaluation. A sociodemographic characterization was used. Most complex tasks of the experimental protocol (Task 7: walk in straight line, overcome obstacle with upper limb coordination, and Task 8: walk in straight line, overcome obstacle with upper limb coordination and count backward) had significant correlations with Balance Confidence, with health status (MMSE), in mental health domain SF-12, but strongest in physical health domain. This happens in all four moments of evaluation. In our conclusion we can use tasks 7 and 8 of the experimental protocol to evaluate the cognitive, motor and coordination levels using o much more quickly and easy way for the elderly. A much more extensive and intensive study must be done.
  • Dual and multitasks in older people: a proposal to measure performance in cognitive and motor tasks
    Publication . Pinheira, Vítor; Coutinho, António; Rodrigues, Abel; Leitão, Catarina
    In elderly people, double or multitasking (cognitive and motor) are severely impaired, associated with reduced cognitive function and loss of automatic capacity of the motor and musculoskeletal system. The activation of brain areas of cognitive control during the task demonstrates the relationship of cognitive functions with motor function, so that the ability of the dual task has a great impact on the performance of daily activities. However, there is no consensus on measures to evaluate multiple tasks. Methods An experimental protocol was tested four times over 8 months in a sample of 126 eldelly (60-98 years old 78.98 ± 8.34) to evaluate functional performance reported in walking, cognition and coordination in double and multiple tasks , along a path (6mx0.4m). We test eight different tasks conjugations of a) walking straight, b) counting back, c) coordinating the upper limbs and d) overcoming the obstacle. We also used MMSE, TUG and TUG-Cognitive and an IADL scale. The score of the experimental protocol is done by counting errors. Results Time differences between TUG-Cognitive and TUG are used to compare several task conjugations of the protocol. Statistically significant correlation with the differences between TUG-Cognitive time and TUG and MMSE was found to a dual task (walking and counting back) na to a multiple task (walking in a straight line with coordination of the upper limb and counting) Conclusions The ability of older people to perform dual and multi-tasks can be measure with a easy protocol including task as walkink, count backward and upper limb coordination.
  • Um projeto de educação clínica para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)
    Publication . Caldeira, Carolina; Lourenço, Joana; Pinheira, Vítor; Rodrigues, Abel; Salvado, Gonçalo
    OBJECTIVOS: Avaliar os resultados da intervenção ao domicílio (abordagem educacional). Habilitar o doente para lidar com a sua condição de saúde e torná-lo autónomo no controlo da DPOC. RELEVÂNCIA: Trata-se de um programa desenvolvido pelos autores para doentes com DPOC que visa o ensino da Fisioterapia com o objectivo da auto-gestão da condição, no âmbito de um projecto da licenciatura em Fisioterapia. AMOSTRA: Foi realizado um programa de acompanhamento domiciliário a 10 doentes com DPOC. MATERIAL E MÉTODOS: O acompanhamento foi dividido em 8 sessões semanais separadas (frequência de uma vez por semana e duração aproximada de 45 min/sessão). A avaliação ocorreu antes e depois da intervenção (T0 e T1). Foi aplicado um formulário para recolha dos dados sociodemográficos e clínicos, o Modified British Medical Research Council Questionnaire (MMRC), COPD Assessment Test (CAT) e London Chest Activity of Daily Living (LCADL). Foram ainda realizadas gasometrias. ANÁLISE ESTATÍSTICA: A análise estatística foi realizada através do SPSS, utilizando a comparação de médias e o teste não-paramétrico de Wilcoxon. RESULTADOS: As pontuações médias do MMRC, CAT e LCADL diminuíram. Contudo, apenas se verificaram diferenças significativas em relação ao MMRC (p=0,021) e LCADL (p=0,014). Em relação aos dados obtidos pela gasometria a média da SaO2, pO2 e FO2Hb aumentou de T0 para T1, mas não foi considerada significativa. CONCLUSÕES: Após a intervenção domiciliária, os doentes com DPOC sentiram melhorias especialmente em termos funcionais e de sintomatologia. Os resultados da gasometria não são suficientes para concluir que a intervenção tem resultados a nível fisiológico.
  • A Influência de um protocolo de coordenação motora no estado depressivo e estado cognitivo
    Publication . Costa, Cândida; Pinheira, Vítor; Rodrigues, Abel
    Introdução: São conhecidos os efeitos positivos do exercício terapêutico no estado depressivo e estado cognitivo do idoso. Objetivo: Este estudo teve como objetivos avaliar e comparar os efeitos de um protocolo de coordenação motora, com a duração de 8 semanas, duas vezes por semana, 50 minutos cada sessão, no estado depressivo e estado cognitivo. Metodologia: 30 idosos (81,43 ±8,97 anos), 66,7% mulheres, clinicamente estáveis e capazes de realizar marcha, numa amostra por conveniência, participaram num protocolo de coordenação motora. Foram avaliados antes da intervenção (t0) e depois (t1) pela Escala de Depressão Geriátrica, EDG, (estado depressivo) e pela Mini-Mental State Examination, MMSE, (estado cognitivo). Resultados: Na EDG, no t0, o valor médio foi de 13,27 (±5,30) e no t1 foi de 11,37 (±6,15). Na MMSE, o valor médio em t0 foi 23,97 (±4,20), enquanto no t1 foi 26,1 (±3,86). As melhorias nos resultados foram estatisticamente significativas tanto no estado depressivo (p=0,000) como no estado cognitivo (p=0,000). Discussão: O protocolo usado neste estudo foi capaz de promover melhorias estatisticamente significativas (p≤0,05) no estado depressivo e estado cognitivo.
  • URAP: panorama atual
    Publication . Figueiredo, A.; Magalhães, Carla; Carvalho, Fátima; Mendes, Nélia; Castanheira, Sandra; Rodrigues, Abel
    O trabalho apresentado tem como objectivo caracterizar a realidade a nível nacional das Unidades de Recurso Assistencial Partilhadas (URAP), no que respeita há Estrutura Orgânica, Dinâmica da URAP, Organização, Avaliação, Formação. Pretendeu-se com este trabalho identificar o panorama das URAPs a nível nacional, as suas peculiaridades e diferentes formas de funcionamento nos diversos contextos regionais, de modo a incluir-se na reflexão sobre a situação atual e o futuro das unidades. Para tal, efectuaram-se contactos telefónicos com os coordenadores da URAP nas diferentes ARS, com base numa entrevista semi-estruturada contemplando cinco dimensões: Estrutura orgânica, Dinâmica da URAP, Organização, Avaliação e Formação. A amostra foi constituída por 63 ACeS , correspondendo a 92% de respostas das unidades consultadas.
  • Results from a home based exercise protocol to elderly people with osteoarthritis
    Publication . Pinheira, Vítor; Gonçalves, Bárbara; Pereira, Sara; Rodrigues, Abel; Gonçalves, Rui Soles
    Introduction: Osteoarthritis is one of the most commom problems in elderly populations and the most commom cause of disability. Knee is one of the most affected joint and the loss of range of motion and function will limit daily activities and the mobility. Self-management programs with exercises performed at home may be a useful therapy. These programs are based on the quadriceps strengthening exercises, low aerobic strength in order to improve the functional state, pain and aerobic capacity. Objectives: Evaluate the effectiveness of an exercise protocol performed at home on improving the functionality, mobility and health related quality of life of elderly people with knee osteoarthritis. Materials and Methods: Exploratory, descriptive and longitudinal study. 44 subjects have been selected according to the inclusion criteria (age ¡Ý 65 years with symptoms of knee osteoarthritis) and exclusion (inability to perform gait, hip osteoarthritis and prosthetics hip or knee). The subjects made an initial assessment (T0) before beginning the protocol (applied during 8 weeks, daily, in the summer of 2013) performed at home and meeting occasionally in groups, with the researcher, to correct the learned exercises, clarify questions and add some exercises or progressions. After the 8 weeks was applied an new assessment (T1) and the follow-up is taken in T2 and T3, (respectively, at 3 and 6 months later). In the assessment was used the Knee Injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS), the Timed Up and Go Test (TUG) and the SF-12. Data from changes in daily routine of the subjects are also collected. The protocol was applied by two physical therapists. Results: Between T0 and T1 the subjects present better results in the analyzed variables. Between T1 and T2, these improvement appear be related with the maintenance of the protocol. Conclusion: An home based exercise protocol to elderly people with osteoarthritis revealed results in mobility. The maintenance of the results is related with the continuity of the protocol and with changes in the daily activities.
  • Aprendizagem em contexto real: a perspectiva dos alunos sobre uma clínica pedagógica
    Publication . Pinheira, Vítor; Crisóstomo, Rute; Rodrigues, Abel
    Objetivo: Descrever as atividades letivas numa Clínica Pedagógica, num modelo de ensino que integra a prática clínica e analisar a perspetiva dos estudantes sobre o modelo. Relevância: A formação e o treino nas profissões de saúde beneficiam com modelos pedagógicos que aproximem o ensino da prática profissional. A organização de um currículo e a educação clínica devem usar estratégias adequadas para a prática num contexto profissional. Uma clínica integrada numa escola possibilita essa oportunidade mas implica uma avaliação da perceção dos alunos sobre a sua aprendizagem. Amostra: 31 estudantes do 3° e do 4° ano do Curso de Fisioterapia de uma Escola Superior de Saúde. Materiais e Métodos: Foi utilizada uma análise SWOT (segundo os itens Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades, Ameaças), recolhendo a perspetiva dos alunos sobre a participação de utentes nas aulas práticas de uma Unidade Curricular de Terapia pelo Movimento. As respostas foram contabilizadas e categorizadas de acordo com descritores das competências definidas para o exercício da fisioterapia. Análise Estatística: Análise de conteúdo com comparação do número de respostas por categoria da análise. Resultados: As respostas foram maioritariamente de alunos do 4° ano (74,2%). Os alunos identificaram um maior número de “Pontos Fortes” relativamente a “Pontos fracos” e mais “Oportunidades” que “Ameaças” (3,06/1,55 e 1,77/1,31 respetivamente). As respostas mais frequentes nos campos da matriz de análise foram “vantagem de praticar em contexto real” (25,3%), “stress causado pela responsabilidade” (25,9%), “aprendizagem em contexto prático” (29,15) e “insegurança ou risco para o utente” (48,3%). Conclusão: Os estudantes identificaram um conjunto de itens no modelo que podem ser categorizados como alguns dos principais descritores da fisioterapia, destacando-se o desenvolvimento do raciocínio clínico, da capacidade de análise critica, da relação terapêutica, da responsabilidade profissional e da autonomia.