Publication
Perturbação de hiperatividade com défice de atenção : importância do envolvimento parental no percurso escolar : estudo de caso comparativo
| dc.contributor.author | Romanini, Luzia Sequeira Martins | |
| dc.date.accessioned | 2012-12-04T10:32:17Z | |
| dc.date.available | 2012-12-04T10:32:17Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
| dc.description.abstract | Este estudo pretende compreender a importância do envolvimento parental no percurso escolar em dois alunos, com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Este Trabalho de Projeto organiza-se como um “estudo de caso” qualitativo e descritivo, consistindo na observação sequencial e longitudinal dos alunos em questão. Estes encontram-se a frequentar o 5.º ano de escolaridade, com idades de 12 anos e sete meses e 12 anos e um mês, do género masculino e com um diagnóstico de PHDA, resultando em dificuldades a nível da aprendizagem. Ambos beneficiam das medidas do regime educativo especial do Decreto-Lei n.º 3 de 7 de janeiro de 2008 (2008), porém, num deles, existe acompanhamento parental no seu percurso de ensino/aprendizagem, enquanto no outro os pais são figuras ausentes, delegando a responsabilidade aos educadores. Para realizar este estudo procurou-se, primeiramente, caracterizar os alunos e as suas famílias através da investigação direta do processo individual de cada um, de recolha de informações junto dos intervenientes mais diretos no seu Processo Educativo e da entrevista semiestruturada aos próprios alunos, aos encarregados de educação, assim como à diretora de turma. Com base na análise dos resultados pretende-se uma reflexão profissional acerca da importância do grau de envolvimento dos pais dos alunos com PHDA no seu percurso escolar e consequente formação. | por |
| dc.identifier.citation | ROMANINI, Luzia Sequeira Martins (2012) - Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção: importância do envolvimento parental no percurso escolar – estudo de caso comparativo. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 473 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1559 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | PHDA | por |
| dc.subject | Envolvimento parental | por |
| dc.subject | Perspetiva sistémica | por |
| dc.subject | Percurso escolar | por |
| dc.title | Perturbação de hiperatividade com défice de atenção : importância do envolvimento parental no percurso escolar : estudo de caso comparativo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 473 | por |
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
