Publication
Relação entre espaços de educação formais e não formais : uma estratégia na formação de professores para o ensino básico
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2015-02-17T09:39:56Z | |
dc.date.available | 2015-02-17T09:39:56Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A educação em espaços não formais, tais como espaços urbanos ou outros, em que as atividades sejam desenvolvidas com objetivos bem definidos e numa perspetiva de articulação com o trabalho desenvolvido em sala de aula, pode favorecer um maior envolvimento, motivação e cooperação das crianças na realização de atividades e, concomitantemente, obter aprendizagens de âmbito curricular mais consistentes. Entende-se, assim, que, na sua formação, os futuros professores para o ensino básico devem ter a oportunidade de compreender as potencialidades dos espaços não formais no sentido de valorizar o contributo da interação entre as aprendizagens aí realizadas e as realizadas nos espaços formais. Foi com esse propósito que estimulámos a realização de trabalhos de iniciação à investigação incidindo sobre esta problemática e estreitamente ligados à ação pedagógico-didática no âmbito da Prática Supervisionada do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados têm vindo a apontar que se trata de uma estratégia adequada, ao nível da formação. | por |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2014) - Relação entre espaços de educação formais e não formais: uma estratégia na formação de professores para o ensino básico. In PORTUGAL, Gabriela [et al.], org. - Formação inicial de professores e educadores : experiências em contexto português. Aveiro : UA Editora. ISBN 978-972-789-428-4. p. 359-369. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-428-4. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2712 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.publisherversion | http://ria.ua.pt/handle/10773/12828 | por |
dc.subject | Ensino Básico | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Estratégias de formação | por |
dc.title | Relação entre espaços de educação formais e não formais : uma estratégia na formação de professores para o ensino básico | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 369 | por |
oaire.citation.startPage | 359 | por |
oaire.citation.title | Formação inicial de professores e educadores : experiências em contexto português. | por |
person.familyName | Paixão | |
person.familyName | Jorge | |
person.givenName | Fátima | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 |