Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
concepções de professoras.pdf618.15 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil.

Description

Keywords

Formação de professores Ensino Básico Ensino fundamental (Brasil) Ensino de ciências Conceções

Pedagogical Context

Citation

SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 2768-2784.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

CC License