| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 618.15 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil.
Description
Keywords
Formação de professores Ensino Básico Ensino fundamental (Brasil) Ensino de ciências Conceções
Pedagogical Context
Citation
SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 2768-2784.
Publisher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
