Publication
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
| dc.contributor.author | Silva, Aparecida de Fátima Andrade da | |
| dc.contributor.author | Marcondes, Maria Eunice Ribeiro | |
| dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
| dc.date.accessioned | 2015-03-09T15:50:51Z | |
| dc.date.available | 2015-03-09T15:50:51Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | Esta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil. | por |
| dc.identifier.citation | SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 2768-2784. | por |
| dc.identifier.isbn | 978-989-704-188-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2731 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | por |
| dc.subject | Formação de professores | por |
| dc.subject | Ensino Básico | por |
| dc.subject | Ensino fundamental (Brasil) | por |
| dc.subject | Ensino de ciências | por |
| dc.subject | Conceções | por |
| dc.title | Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Vila Real | por |
| oaire.citation.endPage | 2784 | por |
| oaire.citation.startPage | 2768 | por |
| oaire.citation.title | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | por |
| person.familyName | Paixão | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |
