Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Comunicação-1.pdf3.84 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em certas situações a didáctica das ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este estudo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências: (i) a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a natureza da ciência, e (ii) a crença de que a sua compreensão é um factor chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se através da revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria didáctica das ciências. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.

Description

Keywords

Didáctica das ciências Natureza da ciência Prática pedagógica

Citation

ACEVEDO, J. A. [et al.] (2004) - Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas. In III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 28-30 Junho - Perspectivas ciência-tecnologia-sociedade na inovação da educação em ciência. Aveiro. p. 23-30.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa

CC License