Publication
Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas
dc.contributor.author | Acevedo, José Antonio | |
dc.contributor.author | Acevedo, Pilar | |
dc.contributor.author | Manassero, María Antonia | |
dc.contributor.author | Oliva, José María | |
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.contributor.author | Vázquez, Ángel | |
dc.date.accessioned | 2010-09-15T17:09:07Z | |
dc.date.available | 2010-09-15T17:09:07Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description.abstract | Em certas situações a didáctica das ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este estudo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências: (i) a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a natureza da ciência, e (ii) a crença de que a sua compreensão é um factor chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se através da revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria didáctica das ciências. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada. | por |
dc.description.sponsorship | Publicação financiada Pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Professores | por |
dc.identifier.citation | ACEVEDO, J. A. [et al.] (2004) - Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas. In III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 28-30 Junho - Perspectivas ciência-tecnologia-sociedade na inovação da educação em ciência. Aveiro. p. 23-30. | por |
dc.identifier.isbn | 972-789-126-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/362 | |
dc.language.iso | spa | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa | por |
dc.subject | Didáctica das ciências | por |
dc.subject | Natureza da ciência | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 30 | por |
oaire.citation.startPage | 23 | por |
oaire.citation.title | III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências | por |
person.familyName | Paixão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |