Repository logo
 
Publication

Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas

dc.contributor.authorAcevedo, José Antonio
dc.contributor.authorAcevedo, Pilar
dc.contributor.authorManassero, María Antonia
dc.contributor.authorOliva, José María
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorVázquez, Ángel
dc.date.accessioned2010-09-15T17:09:07Z
dc.date.available2010-09-15T17:09:07Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractEm certas situações a didáctica das ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este estudo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências: (i) a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a natureza da ciência, e (ii) a crença de que a sua compreensão é um factor chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se através da revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria didáctica das ciências. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.por
dc.description.sponsorshipPublicação financiada Pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Professorespor
dc.identifier.citationACEVEDO, J. A. [et al.] (2004) - Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas. In III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 28-30 Junho - Perspectivas ciência-tecnologia-sociedade na inovação da educação em ciência. Aveiro. p. 23-30.por
dc.identifier.isbn972-789-126-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/362
dc.language.isospapor
dc.publisherUniversidade de Aveiro Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativapor
dc.subjectDidáctica das ciênciaspor
dc.subjectNatureza da ciênciapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleNaturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficaspor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage30por
oaire.citation.startPage23por
oaire.citation.titleIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciênciaspor
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunicação-1.pdf
Size:
3.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: