Publication
A fotografia como memória e instrumento de investigação histórico-educativa nas ‘Outras Infâncias’ (Primeira metade do Século XX)
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2018-11-15T10:40:26Z | |
dc.date.available | 2018-11-15T10:40:26Z | |
dc.date.issued | 2018-10-25 | |
dc.description | Pesquisa no âmbito do 'giro visual' na investigação em História da Educação (Social) e/ou História Social da Infância | pt_PT |
dc.description.abstract | Os métodos para o uso e tratamento das fontes históricas, especialmente das fontes iconográficas, é uma necessidade, que depende dos objetivos da pesquisa. A problemática e análise das fontes, em particular das visuais, deve ser retomada no âmbito da História da Educação (Social) e História (Social) da Infância. Temos o intuito de mostrar que a fotografia é uma possibilidade aberta para a reconstrução de memórias e histórias e, neste caso específico, sobre as ‘Outras Infâncias’, aquelas infâncias ‘outras’ que não tiveram um percurso social/educativo dito normal. As metodologias desenvolvidas na apreensão das fontes visuais/iconográficas e o aprimoramento de métodos de interpretação da imagem fotográfica, em contexto/tempo histórico, permite compreender a fotografia pela conexão com outras fontes, já que informam o passado e o conhecimento social, político, económico, educativo do período de análise, bem como o quotidiano e a cultura da época. Os propósitos da nossa comunicação são o de aprofundar/interpretar, no âmbito da metodologia qualitativa, a imagem fotográfica, como documento e fonte histórica, na área da História (Social) da Infância e História da Educação (Social), na primeira metade sé. XX, ou seja, pretendemos analisar se a fotografia, como instrumento/documento, ao ser incorporada aos documentos de pesquisa histórica, constitui uma metodologia (qualitativa), com finalidade socioeducativa/cultural e, por isso estabelecemos os seguintes objetivos: • Utilizar as imagens fotográficas como fonte histórica, como documento (visual) submetido a processos de seleção, crítica e análise, incorporados no método histórico. • Incorporar as imagens fotográficas nos estudos histórico-educativos sobre Outras Infâncias, permitindo novas perguntas que ultrapassem a simples descrição/explicação dos cenários (socioeducativos), ampliando os espaços e tempos de estudo. A utilização do elemento fotográfico na investigação histórico-educativa materializa-se no ‘visual movement’, já que ela informa, elucida, documenta, acrescenta valor e sentido ao fenómeno das ‘Outras Infâncias’ e permite a (re)construção da sua memória (coletiva). | pt_PT |
dc.description.sponsorship | CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento e IPCB | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2018) - A fotografia como memória e instrumento de investigação histórico-educativa nas ‘Outras Infâncias’ (Primeira metade do Século XX), (Palestra). In Congresso 'Os Desafios da Investigação: questões de método, dilemas éticos e problemas políticos'. Escola Sociologia do ISCTE-IUL, 25, Lisboa, 25-26 outubro. Lisboa: ISCTE-IUL, p. 1-25. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6264 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISCTE - IUL de Lisboa - Escola de Sociologia | pt_PT |
dc.relation | CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | ISCTE-IUL - Escola de Sociologia | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Imagem fotográfica | pt_PT |
dc.subject | Fontes visuais | pt_PT |
dc.subject | Outras Infâncias | pt_PT |
dc.subject | Investigação histórico-educativa | pt_PT |
dc.subject | Memória histórica | pt_PT |
dc.title | A fotografia como memória e instrumento de investigação histórico-educativa nas ‘Outras Infâncias’ (Primeira metade do Século XX) | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Os Desafios da Investigação: questões de método, dilemas éticos e problemas políticos | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |