Repository logo
 
Publication

A fotografia como memória e instrumento de investigação histórico-educativa nas ‘Outras Infâncias’ (Primeira metade do Século XX)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2018-11-15T10:40:26Z
dc.date.available2018-11-15T10:40:26Z
dc.date.issued2018-10-25
dc.descriptionPesquisa no âmbito do 'giro visual' na investigação em História da Educação (Social) e/ou História Social da Infânciapt_PT
dc.description.abstractOs métodos para o uso e tratamento das fontes históricas, especialmente das fontes iconográficas, é uma necessidade, que depende dos objetivos da pesquisa. A problemática e análise das fontes, em particular das visuais, deve ser retomada no âmbito da História da Educação (Social) e História (Social) da Infância. Temos o intuito de mostrar que a fotografia é uma possibilidade aberta para a reconstrução de memórias e histórias e, neste caso específico, sobre as ‘Outras Infâncias’, aquelas infâncias ‘outras’ que não tiveram um percurso social/educativo dito normal. As metodologias desenvolvidas na apreensão das fontes visuais/iconográficas e o aprimoramento de métodos de interpretação da imagem fotográfica, em contexto/tempo histórico, permite compreender a fotografia pela conexão com outras fontes, já que informam o passado e o conhecimento social, político, económico, educativo do período de análise, bem como o quotidiano e a cultura da época. Os propósitos da nossa comunicação são o de aprofundar/interpretar, no âmbito da metodologia qualitativa, a imagem fotográfica, como documento e fonte histórica, na área da História (Social) da Infância e História da Educação (Social), na primeira metade sé. XX, ou seja, pretendemos analisar se a fotografia, como instrumento/documento, ao ser incorporada aos documentos de pesquisa histórica, constitui uma metodologia (qualitativa), com finalidade socioeducativa/cultural e, por isso estabelecemos os seguintes objetivos: • Utilizar as imagens fotográficas como fonte histórica, como documento (visual) submetido a processos de seleção, crítica e análise, incorporados no método histórico. • Incorporar as imagens fotográficas nos estudos histórico-educativos sobre Outras Infâncias, permitindo novas perguntas que ultrapassem a simples descrição/explicação dos cenários (socioeducativos), ampliando os espaços e tempos de estudo. A utilização do elemento fotográfico na investigação histórico-educativa materializa-se no ‘visual movement’, já que ela informa, elucida, documenta, acrescenta valor e sentido ao fenómeno das ‘Outras Infâncias’ e permite a (re)construção da sua memória (coletiva).pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento e IPCBpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2018) - A fotografia como memória e instrumento de investigação histórico-educativa nas ‘Outras Infâncias’ (Primeira metade do Século XX), (Palestra). In Congresso 'Os Desafios da Investigação: questões de método, dilemas éticos e problemas políticos'. Escola Sociologia do ISCTE-IUL, 25, Lisboa, 25-26 outubro. Lisboa: ISCTE-IUL, p. 1-25.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6264
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISCTE - IUL de Lisboa - Escola de Sociologiapt_PT
dc.relationCeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.relation.publisherversionISCTE-IUL - Escola de Sociologiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectImagem fotográficapt_PT
dc.subjectFontes visuaispt_PT
dc.subjectOutras Infânciaspt_PT
dc.subjectInvestigação histórico-educativapt_PT
dc.subjectMemória históricapt_PT
dc.titleA fotografia como memória e instrumento de investigação histórico-educativa nas ‘Outras Infâncias’ (Primeira metade do Século XX)pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleCongresso Os Desafios da Investigação: questões de método, dilemas éticos e problemas políticospt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fotografia&MemoriaEducativa-ISCTE_25out2018.pdf
Size:
4.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: