Repository logo
 
Publication

Literatura para a infância e representações de género

dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.advisorMorgado, Maria Margarida Afonso de Passos
dc.contributor.authorSilveiro, Andreia Margarida Mendes
dc.date.accessioned2013-07-23T13:25:03Z
dc.date.available2013-07-23T13:25:03Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco e tem por objetivo refletir sobre a relação entre a literatura para a infância e a construção de identidades de género nas crianças em idade pré-escolar. Utilizando um estudo de caso com um grupo de cinco crianças do pré-escolar, em ambiente escolar, o relatório explora como se pode dialogar com elas sobre as questões de género utilizando a literatura para a infância. As crianças muito pequenas são comparativamente flexíveis na utilização de estereótipos, mas dos três aos cerca de sete ou oito anos de idade, com a sucessiva aquisição de estabilidade de género, dá-se o desenvolvimento das perceções estereotipadas acerca das características dos homens e das mulheres. É nesta faixa etária que a criança não só conhece os estereótipos aplicados, ao nível da cultura, aos homens e mulheres, como acredita na natureza construída destas ideias, isto é, já tem a capacidade de compreender que as atividades e comportamentos estabelecidos pelos estereótipos de género não são essenciais para que o indivíduo possa ser considerado do sexo masculino ou feminino. O estudo considera, por conseguinte, que este será um período na vida das crianças em que a introdução do diálogo sobre género a partir da literatura para a infância pode fazer sentido. O estudo começa por definir estereótipos de género como as representações generalizadas e valorizadas socialmente sobre o que os homens e mulheres devem “ser” (traços de género) e “fazer” (papéis de género), num quadro investigativo da psicologia do desenvolvimento. Em seguida, o estudo aborda o papel da literatura para a infância no pré-escolar, as potencialidades do álbum ilustrado e indica modos de utilização da literatura para a infância constituir uma comunicação emotiva, penetrante, interrogativa e inesperada e possuir, nesse sentido, potencial para redefinição de modos de pensar. Nos contos tradicionais surgem representadas situações de grande diferenciação entre géneros, de escolha de papéis, enredos, desenlaces, de representações visuais e valores, pelo que o estudo se centra num álbum ilustrado subversivo dos papéis de género tradicionais, A Verdadeira História do Capuchinho Vermelho, para os explorar com crianças do pré-escolar. O estudo de caso permite concluir que ao dialogarem sobre um livro infantil que subverte papéis estereotipados de género, as crianças estão abertas à “alteração” das suas ideias sobre o que é “próprio de menino e de menina”; a utilização deste livro permite também compreender o seu potencial para abalar conceções de género instaladas e realçar que a literatura para a infância construir um meio privilegiado de diálogos sobre questões de género no pré-escolar.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2013
dc.language.isoporpor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectIgualdade de génerospor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectÁlbum ilustradopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.titleLiteratura para a infância e representações de géneropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio final-andreia.pdf
Size:
4.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: