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Abstract(s)
This paper examines the transformative potential of integrating systems thinking in communication design education, highlighting the current shortfall in its application. Using a case report about a course assignment in an undergraduate Graphic Design program in the United States, this paper demonstrates how this approach can foster a deeper understanding of complex, interconnected problems, thereby empowering emerging designers to create more impactful, sustainable solutions with a greater sense of accountability, agency, and empowerment. These projects serve as a testament to the shift from traditional client driven pedagogical models towards a more inclusive, participatory design process where design deliverables are not predetermined, but rather emerge through the design process itself. The discussion argues that such a pedagogical shift in communication design education is essential in preparing designers to effectively contribute to social and environmental impact projects, in alignment with the Sustainable Development Goals of the UN Agenda
2030 and the New European Bauhaus initiatives.
Resumo: Este artigo examina o potencial transformador da integração do pensamento sistémico na educação em design de comunicação, destacando a atual deficiência na sua aplicação. Utilizando um relato de caso sobre um trabalho de curso num programa de licenciatura em Design Gráfico nos Estados Unidos, este artigo demonstra como esta abordagem pode promover uma compreensão mais profunda de problemas complexos e interligados, capacitando assim os designers emergentes para criar soluções mais impactantes e sustentáveis com maior sentido de responsabilidade, agência e empoderamento. Estes projetos servem como testemunho da mudança dos modelos pedagógicos tradicionais orientados para o cliente, para um processo de design mais inclusivo e participativo, onde os resultados do design não são predeterminados, mas emergem através do próprio processo de design. A discussão defende que tal mudança pedagógica na educação em design de comunicação é essencial na preparação dos designers para contribuírem eficazmente para projetos de impacto social e ambiental, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e as iniciativas do Novo Bauhaus Europeu.
Resumo: Este artigo examina o potencial transformador da integração do pensamento sistémico na educação em design de comunicação, destacando a atual deficiência na sua aplicação. Utilizando um relato de caso sobre um trabalho de curso num programa de licenciatura em Design Gráfico nos Estados Unidos, este artigo demonstra como esta abordagem pode promover uma compreensão mais profunda de problemas complexos e interligados, capacitando assim os designers emergentes para criar soluções mais impactantes e sustentáveis com maior sentido de responsabilidade, agência e empoderamento. Estes projetos servem como testemunho da mudança dos modelos pedagógicos tradicionais orientados para o cliente, para um processo de design mais inclusivo e participativo, onde os resultados do design não são predeterminados, mas emergem através do próprio processo de design. A discussão defende que tal mudança pedagógica na educação em design de comunicação é essencial na preparação dos designers para contribuírem eficazmente para projetos de impacto social e ambiental, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e as iniciativas do Novo Bauhaus Europeu.
Description
Keywords
Communication design Systems thinking Design for impact Design education Case report Design de comunicação Pensamento sistêmico Design para impacto Educação em design Relato de caso
Citation
CRUM, L. (2024) - Shaping the future through design: Integrating systems thinking in communication design education. In RAPOSO, D. [et al.] - Research and teaching in design and music. Castelo Branco : IPCB. Vol. IV, p. 51-66. (Convergências Research Books Collection). Editions IPCB. DOI: 10.53681/2024.I03/07
Publisher
IPCB