Publication
A aquisição motora: formação convencional vs frequência de projetos alternativos de formação de base
| dc.contributor.author | Petrica, João | |
| dc.contributor.author | Martins, Carma | |
| dc.date.accessioned | 2019-10-24T13:11:03Z | |
| dc.date.available | 2019-10-24T13:11:03Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Com o presente estudo pretendeu-se verificar se as crianças que beneficiaram de uma formação básica alternativa, o projeto Belgais, assente numa forte aproximação ao contacto com a arte: música, dança, representação, jogo, movimento, …, apresentavam diferenças significativas em fatores psicomotores como o esquema corporal, a estruturação espaço-temporal e a praxia global, em relação a crianças que tiveram uma formação básica convencional. Aplicando uma bateria de testes psicomotores, aos alunos do projeto e aos de uma escola que usa a formação clássica no ensino básico e dista escassos 5km, ambas de zona rural do interior do País, o estudo coloca em evidência a vantagem de usufruir de uma formação especial. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | SHERU - Sport, Health & Exercise Research Unit - Instituto Politécnico de Castelo Branco e Camara Municipal de Idanha-a-Nova | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | PETRICA, João; MARTINS, Carma (2018) - A aquisição motora: formação convencional vs frequência de projetos alternativos de formação de base. In PETRICA, João [et al], ed. - Motricidade Infantil: Abordagens académicas de investigação. Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-07-3. p.07-16 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8936-07-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6720 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Câmara Municipal de Idanha-a-Nova | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Aquisição motora | pt_PT |
| dc.subject | Psicomotricidade | pt_PT |
| dc.subject | Educação básica | pt_PT |
| dc.title | A aquisição motora: formação convencional vs frequência de projetos alternativos de formação de base | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Idanha-a-Nova | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 16 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
| person.familyName | Petrica | |
| person.givenName | Joao | |
| person.identifier | 0000000069382669 | |
| person.identifier.ciencia-id | 5C10-7709-03DB | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-0752-2093 | |
| person.identifier.rid | G-8650-2011 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55777717400 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e |
