Repository logo
 
Publication

Práticas educativas de futuros professores do Ensino básico em espaços da cidade : reflexos no desenvolvimento profissional e inovação didática

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.date.accessioned2017-05-03T12:03:58Z
dc.date.available2017-05-03T12:03:58Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAssente no pressuposto do valor da interação da escola com o meio local, concretizado em visitas de estudo projetadas para propiciarem aprendizagens curriculares, desenvolvemos uma estratégia formativa potenciadora da oportunidade de as nossas estagiárias se iniciarem no ensino das ciências e da matemática no 1.0 Ciclo do Ensino Básico (1.0 CEB) explorando a interação entre contextos formais e não-formais, através de estudos de Investigação-ação (1-A), desenvolvidos durante o estágio. O estudo aqui apresentado teve como objetivo analisar a perspetiva de futuras professoras sobre o valor atribuído á interação entre os dois contextos na sua formação. Em termos metodológicos, optámos pela análise documental de catorze relatórios de estágio do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.° CEB, com especial enfoque nas reflexões das futuras professoras sobre o recurso aos contextos não-formais nas práticas de ensino. Os resultados permitem concluir que vários espaços da cidade têm vindo a evidenciar um elevado potencial motivacional, de desenvolvimento profissional e de inovação pedagógica e didática dos futuros professorespt_PT
dc.description.abstractBased on the assumption of the value of the interaction of school with the environment concreted in study visits designed in order to propitiate curricular learning we developed a formative strategy potentiating to our trainees (future teachers) the opportunity to engage in the teaching of science and mathematics in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB) exploring the interaction between formal and non-formal contexts through action-research studies. This study aims to analyze the perspective of future teachers on the value attributed to the interaction between both contexts in their formation. ln terms of methodology we opted for the documentary analysis of fourteen reports of Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB, with the focus on the reflections of future teachers about the use of non-formal contexts in teaching practices. The results suggest that the natural and cultural heritage of the environment has been evidencing a high motivational potential, professional development and pedagogical and didactic innovation for the future teacherspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima ; MARTINS, Helena (2016) - Práticas educativas de futuros professores do Ensino básico em espaços da cidade : reflexos no desenvolvimento profissional e inovação didática. In Congresso SPCE, 13, Viseu, 6-8 de outubro – Fronteiras, diálogos e transições na educação : atas. Viseu : ESEV. p. 1072-1081.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5545
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectContextos não formaispt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEducação em matemáticapt_PT
dc.subjectInitial teacher educationpt_PT
dc.subjectNon-formal contextspt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectMathematics educationpt_PT
dc.titlePráticas educativas de futuros professores do Ensino básico em espaços da cidade : reflexos no desenvolvimento profissional e inovação didáticapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage1081pt_PT
oaire.citation.startPage1072pt_PT
oaire.citation.titleAtas XIII Congresso SPCEpt_PT
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Práticas educativas de futuros professores.pdf
Size:
4.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: