Publication
Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T14:29:17Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T14:29:17Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | É desejável que a formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico contribua para construir um perfil de profissional capaz de proporcionar aprendizagens significativas, articulando e enriquecendo as várias áreas do currículo. Tomou-se, assim, como pressuposto o valor da interação da escola com contextos não formais que, concretiza em visitas de estudo desenvolvidas intencionalmente durante o período de Prática Supervisionada, proporciona a oportunidade de planificarem, implementarem e avaliarem práticas promotoras de desenvolvimento profissional reflexivo. Assim, concebemos uma estratégia formativa que se enquadra na problemática de como contribuir para a melhoria da formação, criando oportunidade de os futuros professores usarem o património local como recurso educativo, através de estudos de Investigação-Ação. Na senda de que o desenvolvimento profissional envolve competências que vão para além do domínio cognitivo e procedimental do ensinar, o estudo aqui apresentado teve como objetivo analisar as perceções de futuras professoras relativamente à valorização da aprendizagem com recurso aos contextos não formais locais e a sua perspetiva afetiva na ação docente. Em termos metodológicos, recorremos à análise de um corpus constituído por catorze Relatórios de Estágio, com enfoque na análise de conteúdo das reflexões sobre o potencial da interação entre a escola e os contextos não formais locais. Foram previamente estabelecidas duas categorias: C1. Valorização da aprendizagem dos alunos na interação entre contextos formais e não formais, e C2.Perspectivas afetivas na prática. O entusiasmo e envolvimento das futuras professoras foram identificados nos Relatórios, como importante componente motivacional. Destaca-se, como conclusão, o empenho das futuras professoras na concretização de sequências didáticas que representam uma alternativa metodológica no ensino no 1º Ciclo, através de evidências de valorização da Investigação-Ação na Prática e da aprendizagem que o recurso aos contextos não formais locais proporciona, tendo também evidenciado uma elevada afetividade positiva relativamente à estratégia formativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, F.; JORGE, F.; MARTINS, H. (2019) – Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática. In PINHEL. João [et al.],org. – A investigação, a formação, as plíticas e as práticas em educação : 30 anos de AFIRSE em Portugal : actas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa : Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. ISBN 978-989-8272-35-5. p. 1076-1085. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-35-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6385 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Contextos não formais | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Afetividade | pt_PT |
dc.title | Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1085 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1076 | pt_PT |
oaire.citation.title | A investigação, a formação, as plíticas e as práticas em educação : 30 anos de AFIRSE em Portugal : actas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. | pt_PT |
person.familyName | Paixão | |
person.familyName | Jorge | |
person.givenName | Fátima | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |