Repository logo
 
Publication

Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.date.accessioned2019-02-08T14:29:17Z
dc.date.available2019-02-08T14:29:17Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractÉ desejável que a formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico contribua para construir um perfil de profissional capaz de proporcionar aprendizagens significativas, articulando e enriquecendo as várias áreas do currículo. Tomou-se, assim, como pressuposto o valor da interação da escola com contextos não formais que, concretiza em visitas de estudo desenvolvidas intencionalmente durante o período de Prática Supervisionada, proporciona a oportunidade de planificarem, implementarem e avaliarem práticas promotoras de desenvolvimento profissional reflexivo. Assim, concebemos uma estratégia formativa que se enquadra na problemática de como contribuir para a melhoria da formação, criando oportunidade de os futuros professores usarem o património local como recurso educativo, através de estudos de Investigação-Ação. Na senda de que o desenvolvimento profissional envolve competências que vão para além do domínio cognitivo e procedimental do ensinar, o estudo aqui apresentado teve como objetivo analisar as perceções de futuras professoras relativamente à valorização da aprendizagem com recurso aos contextos não formais locais e a sua perspetiva afetiva na ação docente. Em termos metodológicos, recorremos à análise de um corpus constituído por catorze Relatórios de Estágio, com enfoque na análise de conteúdo das reflexões sobre o potencial da interação entre a escola e os contextos não formais locais. Foram previamente estabelecidas duas categorias: C1. Valorização da aprendizagem dos alunos na interação entre contextos formais e não formais, e C2.Perspectivas afetivas na prática. O entusiasmo e envolvimento das futuras professoras foram identificados nos Relatórios, como importante componente motivacional. Destaca-se, como conclusão, o empenho das futuras professoras na concretização de sequências didáticas que representam uma alternativa metodológica no ensino no 1º Ciclo, através de evidências de valorização da Investigação-Ação na Prática e da aprendizagem que o recurso aos contextos não formais locais proporciona, tendo também evidenciado uma elevada afetividade positiva relativamente à estratégia formativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIXÃO, F.; JORGE, F.; MARTINS, H. (2019) – Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática. In PINHEL. João [et al.],org. – A investigação, a formação, as plíticas e as práticas em educação : 30 anos de AFIRSE em Portugal : actas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa : Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. ISBN 978-989-8272-35-5. p. 1076-1085.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-35-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6385
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectContextos não formaispt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectAfetividadept_PT
dc.titleEstratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na práticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1085pt_PT
oaire.citation.startPage1076pt_PT
oaire.citation.titleA investigação, a formação, as plíticas e as práticas em educação : 30 anos de AFIRSE em Portugal : actas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal.pt_PT
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Estratégia_formatica.pdf
Size:
975.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: