Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A pertinência das orquestras no ensino básico de música no desenvolvimento musical, pessoal e social do aluno

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE_CAROLINA_BRITO.pdf2.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório apresentado advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Instrumento - Flauta Transversal e Música de Conjunto, relata a prática pedagógica de uma aluna de Flauta Transversal e de um grupo de Música de Câmara na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, durante o ano letivo de 2022/2023. Além da prática pedagógica, incide também num estudo de natureza investigativa sustentado num projeto delineado no âmbito da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação. No seu conjunto, o Relatório pretende evidenciar as competências adquiridas durante a realização do Mestrado e conduzir a uma reflexão global sobre a formação em Ensino de Música. Na primeira parte do relatório, dão-se provas da prática pedagógica e apresentam se planificações e reflexões apropriadas para o documento elaborado. Na segunda parte, apresenta-se um Estudo de Caso das “Orquestras ARTAVINHOS”, projeto curricular do Curso Profissional de Música do Ensino Básico da ARTAVE. Tomámos como objetivo principal deste estudo compreender a importância da disciplina de Orquestra no Ensino Básico de Música. Desta forma, a questão de partida que norteou a investigação foi a seguinte: “A disciplina de Orquestra contribui para o desenvolvimento dos alunos a nível pessoal, social, instrumental e artístico?”. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, e, para tal, foi utilizada como técnica de recolha de dados a realização de entrevistas semiestruturadas a dois estudantes do 7.º ano do Curso Profissional de Música do Ensino Básico que integram as Orquestras ARTAVINHOS, aos respetivos professores da disciplina, à professora de instrumento dos alunos entrevistados e ao docente responsável pelos primeiros anos deste projeto. A partir das entrevistas, a informação recolhida foi submetida a análise de conteúdo para apurar os resultados e proceder à sua interpretação. Os resultados obtidos na componente empírica deste trabalho permitem concluir que a presença da disciplina Orquestra num currículo de Ensino Básico de Música é fundamental para o desenvolvimento do aluno tanto a nível pessoal, como social e musical.
Abstract: The present report arises from the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the master's degree in Music Education, option Instrument - transverse flute and ensemble music, detailing the pedagogical practice of a transverse flute student and a chamber music group at the Artistic Professional School of Vale do Ave, during the academic year 2022/2023. In addition to the pedagogical practice, it also focuses on a research study supported by a project outlined within the curricular unit of research methodologies. Overall, the report aims to highlight the skills acquired during the master's program, leading to a comprehensive analysis on the training in music education. In the first part of the report, evidence of pedagogical practice is provided, along with the appropriate teaching plans and the analysis of these documents. In the second part, a case study is presented, the "ARTAVINHOS Orchestras", a curricular project of the professional music course in basic Music Education at ARTAVE. The main objective of this study was to understand the importance of the subject Orchestra in the Basic Music Education. Thus, the guiding research question was: "Does Orchestra as a subject contribute to the development of students on a personal, social, instrumental and artistic level?". The conducted study was based on qualitative research and, for this purpose, semi structured interviews were conducted with two 7th-grade students from the professional course in Basic Music Education, who are part of the ARTAVINHOS Orchestras, with the teachers of the subject Orchestra, with their instrument teacher and with the teacher who was responsible for the initial years of this project. The collected information was then subjected to content analysis to ascertain the results and proceed with their interpretation. The results obtained in the empirical component of this work allow us to conclude that the presence of Orchestra as a subject in a basic music education curriculum is essential for the students' development at a personal, social and musical level.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessário à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Ensino de música Música de conjunto Orquestra Ensino Básico ARTAVINHOS Music education Ensemble music Orchestra Basic education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue