Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Iniciação ao estudo do piano : diferentes abordagens

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Miguel Albuquerque(17).pdf3.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio é constituído por duas partes. Na primeira apresentam-se os registos da prática de ensino supervisionada efetuada na Escola de Música do Colégio Moderno. A segunda consiste no projeto de investigação, onde se identificam as diferentes abordagens no início do estudo de piano, com o tema: Iniciação ao estudo do piano - diferentes abordagens. Em Portugal, temos um foco do ensino artístico assente em escolas de ensino especializado, como é o caso dos conservatórios de música. O ensino do piano é uma das disciplinas mais procuradas nesses mesmos estabelecimentos, sendo necessário dar resposta à procura existente. Logo, existe um número elevado de professores de piano com características, ideologias e tradições diferentes, o que resulta em metodologias de ensino diferentes. Não existindo um programa padronizado para todas as escolas de música do país, cabe a estas escolherem o seu programa pedagógico. Assim, pretendeu-se investigar as diferenças existentes nas escolhas dos professores no período da iniciação ao estudo do piano, tanto a nível do material pedagógico utilizado, como aos parâmetros de aprendizagem a que dão mais importância.
Abstract : This thesis consists of two parts. The first presents the records of the supervised teaching practice internship report made at the Escola de Música do Colégio Moderno. The second consists of the research project, which identifies the different approaches at the beginning of the piano study, with the theme: Introduction to the study of the piano - different approaches. In Portugal, we focus on artistic education based on specialized teaching schools, as is the case with music conservatories. The teaching of the piano is one of the most sought-after subjects in these same establishments, and it is necessary to respond to the existing demand. Therefore, there are a high number of piano teachers with different characteristics, ideologies and traditions, which results in different teaching methodologies. As there is no standardized program for all music schools in the country, it is up to schools to choose their pedagogical program. This investigation was intended to check the differences in the choices of teachers in the period of initiation to study the piano, not only in terms of the pedagogical material used, but also the learning parameters to which they give more importance.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Iniciação Aprendizagem Material didático Piano Initiation Learning Teaching material

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue