Repository logo
 
Publication

Iniciação ao estudo do piano : diferentes abordagens

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorAlbuquerque, Miguel Duarte
dc.date.accessioned2021-02-23T16:31:44Z
dc.date.available2021-02-23T16:31:44Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2021
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é constituído por duas partes. Na primeira apresentam-se os registos da prática de ensino supervisionada efetuada na Escola de Música do Colégio Moderno. A segunda consiste no projeto de investigação, onde se identificam as diferentes abordagens no início do estudo de piano, com o tema: Iniciação ao estudo do piano - diferentes abordagens. Em Portugal, temos um foco do ensino artístico assente em escolas de ensino especializado, como é o caso dos conservatórios de música. O ensino do piano é uma das disciplinas mais procuradas nesses mesmos estabelecimentos, sendo necessário dar resposta à procura existente. Logo, existe um número elevado de professores de piano com características, ideologias e tradições diferentes, o que resulta em metodologias de ensino diferentes. Não existindo um programa padronizado para todas as escolas de música do país, cabe a estas escolherem o seu programa pedagógico. Assim, pretendeu-se investigar as diferenças existentes nas escolhas dos professores no período da iniciação ao estudo do piano, tanto a nível do material pedagógico utilizado, como aos parâmetros de aprendizagem a que dão mais importância.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This thesis consists of two parts. The first presents the records of the supervised teaching practice internship report made at the Escola de Música do Colégio Moderno. The second consists of the research project, which identifies the different approaches at the beginning of the piano study, with the theme: Introduction to the study of the piano - different approaches. In Portugal, we focus on artistic education based on specialized teaching schools, as is the case with music conservatories. The teaching of the piano is one of the most sought-after subjects in these same establishments, and it is necessary to respond to the existing demand. Therefore, there are a high number of piano teachers with different characteristics, ideologies and traditions, which results in different teaching methodologies. As there is no standardized program for all music schools in the country, it is up to schools to choose their pedagogical program. This investigation was intended to check the differences in the choices of teachers in the period of initiation to study the piano, not only in terms of the pedagogical material used, but also the learning parameters to which they give more importance.pt_PT
dc.identifier.tid202654907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7463
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIniciaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMaterial didáticopt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectInitiationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTeaching materialpt_PT
dc.titleIniciação ao estudo do piano : diferentes abordagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Miguel Albuquerque(17).pdf
Size:
3.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format