Repository logo
 
Publication

Matemática e expressões : diálogos para a promoção da comunicação matemática : relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
dc.contributor.authorLourenço, Helena Isabel Vilela Mateus
dc.date.accessioned2024-04-10T09:18:33Z
dc.date.available2024-04-10T09:18:33Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório de Estágio tem como propósito apresentar o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, apresentamos evidências das atividades realizadas, contextualizando o ambiente em que ambas as práticas pedagógicas ocorreram, incluindo informações sobre as instituições, as salas e os grupos de crianças envolvidos. Fazemos uma breve referência aos documentos orientadores destes dois níveis de educação, apresentamos de modo sintético as planificações construídas e implementadas, bem como as reflexões sobre as práticas desenvolvidas. Apresentamos, ainda, os resultados e principais conclusões de uma investigação desenvolvida no ano letivo 2018/2019, numa turma de 4.º ano de escolaridade de uma escola básica pertence ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, em Castelo Branco. O estudo que desenvolvemos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico foi orientado pela seguinte questão: O estabelecimento de ligações entre as áreas curriculares de matemática e de expressões artísticas favorece a exploração de noções de geometria e medida e a comunicação matemática no 1.º ciclo do ensino básico? Para lhe dar resposta, definimos como objetivos da investigação: Conceber, implementar e avaliar atividades que interliguem conteúdos de Matemática e Expressões Artísticas; analisar o valor das atividades realizadas para a aprendizagem de noções matemáticas e para o desenvolvimento da comunicação matemática. Tendo em conta a natureza da questão e os objetivos do estudo, a investigação inseriu-se num paradigma qualitativo, adotando-se um desenho de investigação – ação. Como instrumentos de recolha de dados, selecionaram-se: observação participante, notas de campo, registo fotográfico, registo áudio, entrevista semiestruturada à professora cooperante e registos produzidos pelos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise de conteúdo. A análise dos resultados mostra que foi possível implementar atividades ligando as áreas curriculares de matemática e expressões artísticas, nomeadamente com recurso à exploração de um quadro de Piet Mondrian, nas quais foi notório o interesse e motivação dos alunos. Em termos de comunicação matemática, releva-se que os alunos usaram linguagem própria da matemática, exploraram diferentes representações de ideias matemáticas, recorrendo a recursos didáticos manipulativos e virtuais, e da organização de informação sob a forma de tabela.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this internship report is to present the work carried out in the Supervised Teaching Practice curricular units of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. To this end, we present evidence of the activities carried out, contextualizing the environment in which both teaching practices took place, including information about the institutions, classrooms and groups of children involved. We make a brief reference to the guiding documents for these two levels of education, present a summary of the planning and implementation, as well as reflections on the practices developed. We also present the results and main conclusions of an investigation carried out in the 2018/2019 school year, in a 4th grade class at an elementary school belonging to the Amato Lusitano School Group, in Castelo Branco. The study we carried out in the Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education was guided by the following question: Does the establishment of links between the curricular areas of mathematics and artistic expressions favor the exploration of notions of geometry and measurement and mathematical communication in the 1st cycle of basic education? In order to answer this question, we set ourselves the following research objectives: to design, implement and evaluate activities that link mathematics and artistic expression content; to analyze the value of the activities carried out for learning mathematical concepts and for developing mathematical communication. Given the nature of the question and the objectives of the study, the research was based on a qualitative paradigm, adopting an action research design. The following data collection tools were selected: participant observation, field notes, photographic record, audio record, semi-structured interview with the cooperating teacher and records produced by the students. The data was analyzed using content analysis. The analysis of the results shows that it was possible to implement activities linking the curricular areas of mathematics and artistic expressions, namely by exploring a painting by Piet Mondrian, in which the students' interest and motivation were notable. Mathematical communication was evident in the use of mathematical language, the use of manipulatives and virtual teaching resources, and the organization of information in tables.pt_PT
dc.identifier.tid203572157pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8963
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectGeometria e medidapt_PT
dc.subjectExpressões artísticaspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectGeometry and measurementpt_PT
dc.subjectArtistic expressionspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.titleMatemática e expressões : diálogos para a promoção da comunicação matemática : relatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_de_Estágio_ Final_HelenaLourenço.pdf
Size:
5.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: